sexta-feira, maio 13, 2016

A armadilha dos descontos!


Nº 1    de 12 de maio de 2016

A armadilha dos descontos!
Vou apresentar-vos um caso para reflexão que usei nalguns workshops:
Exemplo 1 - Venda normal
·         Imaginemos um caso de uma venda de um produto por 100,00 €;
·         Tivemos um custo com esse produto de 70,00 €;
·         Com estas venda obtivemos um rendimento liquido (lucro) de 30,00 €.

Exemplo 2 - Venda com desconto de 10%
·         Imaginemos um caso em que tínhamos um produto para venda e pelo valor de 100,00 €, no entanto fizemos um desconto de 10%. Por isso vendemo-lo por 90,00 €
·         Tivemos um custo com esse produto de 70,00 €.
·         Com estas venda obtivemos um rendimento líquido (lucro) de 20,00 €
·         Tivemos uma redução do nosso rendimento líquido em 33% em relação ao exemplo 1. 

Exemplo 3 - Venda com desconto de 20%
·         Imaginemos um caso em que tínhamos um produto para venda e pelo valor de 100,00 €, no entanto fizemos um desconto de 10%. Por isso vendemo-lo por 80,00 €
·         Tivemos um custo com esse produto de 70,00 €.
·         Com estas venda obtivemos um rendimento líquido (lucro) de 10,00 €
·         Tivemos uma redução do nosso rendimento líquido em 66% em relação ao exemplo 1.
·         Para termos o mesmo rendimento líquido do exemplo 1 teremos de vendar 3 exemplares do produto! 

Por isso cuidado com os descontos pois se fizer um desconto de 30%, não ganha nada!


Necessidade de aumento das vendas perante descontos

Margem - lucro

20%
25%
30%
35%
40%
45%
50%
55%
60%
Descontos
NECESSIDADE DE AUMENTO DAS VENDAS
2%
11,11%
8,70%
7,14%
6,06%
5,26%
4,65%
4,17%
3,77%
3,45%
4%
25,00%
19,05%
15,38%
12,90%
11,11%
9,76%
8,70%
7,84%
7,14%
6%
42,86%
31,58%
25,00%
20,69%
17,65%
15,38%
13,64%
12,24%
11,11%
8%
66,67%
47,06%
36,36%
29,63%
25,00%
21,62%
19,05%
17,02%
15,38%
10%
100,00%
66,67%
50,00%
40,00%
33,33%
28,57%
25,00%
22,22%
20,00%
12%
150,00%
92,31%
66,67%
52,17%
42,86%
36,36%
31,58%
27,91%
25,00%
14%
233,33%
127,27%
87,50%
66,67%
53,85%
45,16%
38,89%
34,15%
30,43%
16%
400,00%
177,78%
114,29%
84,21%
66,67%
55,17%
47,06%
41,03%
36,36%
18%
900,00%
257,14%
150,00%
105,88%
81,82%
66,67%
56,25%
48,65%
42,86%
20%

400,00%
200,00%
133,33%
100,00%
80,00%
66,67%
57,14%
50,00%
22%

733,33%
275,00%
169,23%
122,22%
95,65%
78,57%
66,67%
57,89%
24%


400,00%
218,18%
150,00%
114,29%
92,31%
77,42%
66,67%
26%


650,00%
288,89%
185,71%
136,84%
108,33%
89,66%
76,47%
28%



400,00%
233,33%
164,71%
127,27%
103,70%
87,50%
30%



600,00%
300,00%
200,00%
150,00%
120,00%
100,00%

 ~
ArArmando Fernandes
 BBusiness Coach


quinta-feira, abril 21, 2016

Os momentos de visibilidade Positiva - Estratégia de Marketing



Os momentos de visibilidade Positiva  
Todas as empresas têm de mostrar visibilidade para conseguirem vender seus produtos e serviços!
Algumas investem quantias elevadas em publicidade!
Muitas esquecem-se de criar processos simples que podem propiciar visibilidade Positiva!
Este processos por vezes são gratuitos ou de custos relativamente baixos, mas de imensa produtividade comercial!
Os contatos com clientes ou possíveis clientes não se devem limitar à publicidade, ao envio de correspondência, a reuniões de trabalho ou vendas ou à distribuição ou entrega do produto ou serviço, devem ser consistentes noutras áreas tão simples e por vezes esquecidas, como as atitudes dos colaboradores!
Normalmente aconselho os meus clientes a criarem momentos de Visibilidade Positiva dos quais apresento 13 exemplos:
  1. 1.     Quando o cliente está exposto à publicidade da empresa:
    ·         Mensagens devem traduzir benefícios e resultados para o clientes!
    2.     Quando lhe solicitamos uma reunião;
    ·         È necessário mostrar profissionalismo no processo de marcação e organização da reunião!
    3.     Quando o vendedor exibe as amostras promocionais ao cliente:
    ·         Devem se fácil leitura e conter imagens atractivas!
    4.     Quando o cliente vê o produto nalgum ponto de venda:
    ·         O mesmo deverá ter boa apresentação e qualidade na exposição!
    5.     Quando o cliente telefona ou visita a empresa para solicitar informações ou para fazer uma encomenda:
    ·         Deverá ser respeitado, devemos efectuar  escuta activa e anotar os pedidos! 
    6.     Quando um Cliente vê um veículo de distribuição da empresa na rua.
    ·         Deverá ser fácil a leitura do nº de telefone e deverá haver uma explicação sucinta da catividade ou benefício! (conselho idêntico no cartão de visita)
    7.     Quando o cliente recebe a mercadoria:
    ·         Cuidado com prazos! As embalagens devem ser atrativas e devem ser cumpridas as normas legais e garantias;
    8.     Quando o cliente vê a embalagem do produto:
    ·         A embalagem deverá ajudá-lo a sentir o desejo e orgulho de comprar mais!
    9.     Quando utiliza o produto:
    ·         O mesmo deverá transmitir de forma positivamente o nome da empresa que lhe forneceu o produto ou serviço!
    10. Quando alguém lhe faz um comentário sobre o produto:
    ·         Devemos responder agradecendo o contributo pois vamos tomá-lo em conta no futuro!
    11. Quando se apresenta uma reclamação à empresa:
    ·         Um processo de reclamação poderá levar à fidelização de um Cliente. Pois a maioria dos clientes insatisfeitos não reclamam!
    12. Quando recorre ao serviço pós-venda:
    ·         É o momento em que podemos perceber se satisfizemos as espectativas do cliente!
    13. Quando recorre aos serviços técnicos ou de manutenção:
    ·         É mais uma oportunidade comunicar com o cliente e dar continuidade ao processo de fidelização!
Armando Fernandes

(Business Coach)