sábado, setembro 01, 2007

O empreendedorismo e o sucesso

(artigo publicado no Jornal Frente Oeste em 5/07/2007)

De um inquérito efectuado pelo Eurostat em 15 países da União Europeia a empresários que criaram empresas no ano de 2002 e que ainda existiam em 2005, foram retiradas as seguintes conclusões sobre os motivos que levaram à criação das empresas:

1. Ser o seu próprio patrão
2. Ganhar mais dinheiro
3. Procura de novos desafios
4. Sair do desemprego
5. Combinar o trabalho e a vida privada
6. Satisfação no Trabalho
7. Viver de uma fobia
8. Ideia de novos serviços/produtos
9. Possibilidade de ter a sua própria profissão
10. Idade dos Filhos
11. Tradição familiar

Com estes motivos é normal qualquer pessoa ter um ataque de empreendedorismo., e por isso tenta criar o seu próprio negócio. A partir desse dia a sua vida não vai ser a mesma.

Os espinhos do negócio

Segundo os dados do Eurostat, 78,3% das empresas europeias nascidas em 2001 desapareceram e das empresas criadas em 1998 passados 5 anos só sobreviveram 47,5%

Em Portugal só sobreviveram 71,6% das empresas criadas em 1998 após dois anos de vida.

Nos Estados Unidos todos os anos são criadas mais 1.000.000 de novas pequenas empresas, 40% não sobrevivem um ano, 80% não sobrevivem 5 anos, e destes outros 80% não sobrevivem mais de 5 anos. Isto quer dizer que só 1,6% das empresas sobrevivem mais de 10 anos.

Porque será que tanta gente quer realizar negócios e só uma pequena parte tem sucesso?

Será um mistério porque tanta gente investe o seu tempo, as suas energias, o seu capital, a sua vida para investir num negócio para falhar, ou então para ir sobrevivendo?

Onde é que está o segredo?

O segredo para o sucesso está no processo que desenvolveu o seu negócio, está na sistematização que transforma um pequeno negócio numa organização com um potencial de desenvolvimento de resultados.

Quando alguém quer ser empresário deverá ser “três-pessoas-numa”. O empreendedor, o gestor e o técnico, e o problema é de facto saber qual a faceta que domina.

O negócio inicia-se e as diversas facetas normalmente são conflituosas.

Na primeira fase o empresário aplica 30% o seu tempo como empreendedor, 30% como gestor e 40% como técnico.

Passado alguns anos o empresário perde o espírito empreendedor e passa a ser simplesmente 25% gestor e 75% técnico, começa então a caminhar para o abismo e alimentar as estatísticas de empresas a encerrar.

Para o sucesso empresarial o Business Coach entende que o empresário de sucesso deverá tendencialmente ser uma pessoa que dedique a quase totalidade do seu tempo a ser empreendedor. Por isso treina o empresário para ter objectivos pessoais empresariais e ensina-o a aplicar a formula de seis passos para o sucesso empresarial:

1º Controlo; 2º Nicho; 3º Alavancagem; 4º Equipa; 5º Sinergia; 6º Resultados.

Se uma empresa implementa este processo em toda a sua actividade – controla o seu destino – a empresa fica jovem e próspera.

Quando uma empresa ignora este processo pode acontecer um infortúnio, tem sobressaltos, efectua uma gestão baseada na sorte, estagna, e finalmente falha e podendo acontecer o inevitável, acaba.

Armando Fernandes

O que é um Business Coach (Treinador de Negócios)

(artigo publicado no jornal Frente Oeste em 14-06-2007)

Um treinador (Coach em inglês) é o indivíduo responsável pela coordenação e direcção das actividades de uma equipa ou de apenas um atleta. O treino exige o conhecimento de tácticas e estratégias de jogo e também de competição, normalmente envolvendo a elaboração de esquemas, substituição de jogadores e outras acções dentro e fora do campo.

No mundo dos negócios a competição é muito mais feroz, por isso um Business Coach começa a ser uma necessidade para os empresários que se querem eficazes e competitivos, nesta sociedade deveras competitiva e em mudança.

O Business Coach ajuda o empresário nas vendas, no marketing, na administração, na gestão do tempo, … É como o treinador desportivo vai focalizá-lo no jogo!

O Business Coach estabelece uma relação estreita com o cliente tentando ajudá-lo de forma permanente. Está sempre a seu lado, puxando por ele, dando-lhe as ferramentas para manter o rumo de seu negócio e fornecendo serviços de apoio ao desenvolvimento da vida de empresário e dos seus negócios.

Os serviços de um Business Coach são actividades consequentes de apoio aos empresários nas questões da sua gestão quotidiana, mas também de cooperação e mentalização para o desenvolvimento das suas actividades a médio e longo prazo.

Estas actividades são centradas na figura do empresário, que através de formação contínua:

- o preparam para ser mais eficaz e competitivo;

- transmitem técnicas e fornecem ferramentas, que o ajudam a crescer pessoalmente;

- o Fazem-no adquirir novas competências que se vão reflectir no desenvolvimento dos seus negócios.

A preocupação fundamental do Business Coach é com o empresário, com a sua performance na vida privada e empresarial. O treinador sabe que o seu “atleta” só conseguirá bons resultados se estiver em forma, tiver uma boa qualidade de vida e estiver devidamente preparado para a competição que se avizinha.


Estas acções incidirão sobre 5 áreas chave do desenvolvimento de um negócio:
Vendas, Marketing & Publicidade, Recrutamento e Gestão de Equipa, Desenvolvimento de Sistemas e Negócio e Serviço ao Cliente e demonstrarão não só a forma como vai aumentar seus rendimentos empresariais e lucros, mas também como fazer crescer e desenvolver seu negócio.



Torres Vedras, 1 de Junho de 2007