domingo, setembro 02, 2007

Treino empresarial

(Artigo Publicado na revista Info CAERO nº 13 de Junho de 2007)
És proprietário de um negócio?
Se a tua resposta é sim, posso fazer-te uma pergunta provocatória.
Amanhã telefonas para a empresa e dizes que tomaste a decisão de tirar 6 meses de férias?
Não consegues efectuar este telefonema.
Estão não és um proprietário de um negócio, simplesmente és o proprietário do teu emprego.
O sonho que tiveste quando criaste o teu negócio é quase um pesadelo.
A definição de negócio da actionCOACH é:
Uma empresa comercial rentável que trabalha sem si
O início de um negócio provém de um sonho e um motivo: Ser dono de si, isto é SER LIVRE.
Com a passagem do tempo o sonho converte-se em pesadelo, são os problemas financeiros, é a falta de uma equipa, são muitas horas de trabalho, é a falta de tempo para aquilo que se gosta e para a família.
Até que um dia pergunta a si próprio. Como cheguei aqui?
A resposta está no seu próprio percurso. Era um bom técnico, que trabalhava por conta de outro e decidiu que se trabalhasse para si ganharia mais e teria mais tempo livre.
Ele sabia trabalhar e conseguia produzir com qualidade um produto ou serviço vendável. No entanto não tinha a preparação para desenvolver o negócio.
O tempo foi passando e a empresa foi-se desenvolvendo, admitiu empregados, pediu empréstimos, assumiu novas responsabilidades, no entanto ele trabalhava, produzia, mas estava desorientado não sabia como dirigir e controlar o negócio. Pensou então admitir técnicos para a gestão e para a produção e pensou que poderia ter mais tempo para si pois tinha o problema resolvido.
Os técnicos admitidos começam a ajudá-lo a gerir a empresa à sua própria imagem, pois desconhecem o negócio assim como as ansiedades do dono da empresa. O dono da empresa começa então a ver que não controla nada nem o seu negócio segue em frente em conformidade com os seus desígnios.
Surge-lhe então o seguinte dilema! Vou crescer? Ou regredir no negócio e ter tudo controlado por mim? Pode dar-se então a catástrofe.
Poderia ter evitado esta situação? Sim se de facto soubesse para onde ir.
A fábula infantil “Alice no País das maravilhas” de Lewis Carroll tem um diálogo entre o gato Cheshire e Alice que traduz a situação do empresário:
"O senhor poderia dizer-me, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?"
"Isso depende muito de para onde você quer ir", respondeu o Gato.
"Não me importo muito para onde...", retrucou Alice.
"Então não importa o caminho que você escolha", disse o Gato.
"... contanto que dê em algum lugar", Alice completou.
Não seja como Alice, se não sabe para onde vai e que caminhos escolher.
Na ActionCOACH ajudamos a estabelecer suas metas e a cumprir os seus objectivos empresariais através das nossas estratégias de venda, marketing e sistematização de negócios provadas pelos 1000 Business Coaches (treinadores empresariais) em todo o mundo.
Recorde: A LOUCURA É FAZER O MESMO DE SEMPRE E ESPERAR RESULTADOS DISTINTOS.
(adaptado de texto de Vicória Garcia - Business Coach)




sábado, setembro 01, 2007

O empreendedorismo e o sucesso

(artigo publicado no Jornal Frente Oeste em 5/07/2007)

De um inquérito efectuado pelo Eurostat em 15 países da União Europeia a empresários que criaram empresas no ano de 2002 e que ainda existiam em 2005, foram retiradas as seguintes conclusões sobre os motivos que levaram à criação das empresas:

1. Ser o seu próprio patrão
2. Ganhar mais dinheiro
3. Procura de novos desafios
4. Sair do desemprego
5. Combinar o trabalho e a vida privada
6. Satisfação no Trabalho
7. Viver de uma fobia
8. Ideia de novos serviços/produtos
9. Possibilidade de ter a sua própria profissão
10. Idade dos Filhos
11. Tradição familiar

Com estes motivos é normal qualquer pessoa ter um ataque de empreendedorismo., e por isso tenta criar o seu próprio negócio. A partir desse dia a sua vida não vai ser a mesma.

Os espinhos do negócio

Segundo os dados do Eurostat, 78,3% das empresas europeias nascidas em 2001 desapareceram e das empresas criadas em 1998 passados 5 anos só sobreviveram 47,5%

Em Portugal só sobreviveram 71,6% das empresas criadas em 1998 após dois anos de vida.

Nos Estados Unidos todos os anos são criadas mais 1.000.000 de novas pequenas empresas, 40% não sobrevivem um ano, 80% não sobrevivem 5 anos, e destes outros 80% não sobrevivem mais de 5 anos. Isto quer dizer que só 1,6% das empresas sobrevivem mais de 10 anos.

Porque será que tanta gente quer realizar negócios e só uma pequena parte tem sucesso?

Será um mistério porque tanta gente investe o seu tempo, as suas energias, o seu capital, a sua vida para investir num negócio para falhar, ou então para ir sobrevivendo?

Onde é que está o segredo?

O segredo para o sucesso está no processo que desenvolveu o seu negócio, está na sistematização que transforma um pequeno negócio numa organização com um potencial de desenvolvimento de resultados.

Quando alguém quer ser empresário deverá ser “três-pessoas-numa”. O empreendedor, o gestor e o técnico, e o problema é de facto saber qual a faceta que domina.

O negócio inicia-se e as diversas facetas normalmente são conflituosas.

Na primeira fase o empresário aplica 30% o seu tempo como empreendedor, 30% como gestor e 40% como técnico.

Passado alguns anos o empresário perde o espírito empreendedor e passa a ser simplesmente 25% gestor e 75% técnico, começa então a caminhar para o abismo e alimentar as estatísticas de empresas a encerrar.

Para o sucesso empresarial o Business Coach entende que o empresário de sucesso deverá tendencialmente ser uma pessoa que dedique a quase totalidade do seu tempo a ser empreendedor. Por isso treina o empresário para ter objectivos pessoais empresariais e ensina-o a aplicar a formula de seis passos para o sucesso empresarial:

1º Controlo; 2º Nicho; 3º Alavancagem; 4º Equipa; 5º Sinergia; 6º Resultados.

Se uma empresa implementa este processo em toda a sua actividade – controla o seu destino – a empresa fica jovem e próspera.

Quando uma empresa ignora este processo pode acontecer um infortúnio, tem sobressaltos, efectua uma gestão baseada na sorte, estagna, e finalmente falha e podendo acontecer o inevitável, acaba.

Armando Fernandes

O que é um Business Coach (Treinador de Negócios)

(artigo publicado no jornal Frente Oeste em 14-06-2007)

Um treinador (Coach em inglês) é o indivíduo responsável pela coordenação e direcção das actividades de uma equipa ou de apenas um atleta. O treino exige o conhecimento de tácticas e estratégias de jogo e também de competição, normalmente envolvendo a elaboração de esquemas, substituição de jogadores e outras acções dentro e fora do campo.

No mundo dos negócios a competição é muito mais feroz, por isso um Business Coach começa a ser uma necessidade para os empresários que se querem eficazes e competitivos, nesta sociedade deveras competitiva e em mudança.

O Business Coach ajuda o empresário nas vendas, no marketing, na administração, na gestão do tempo, … É como o treinador desportivo vai focalizá-lo no jogo!

O Business Coach estabelece uma relação estreita com o cliente tentando ajudá-lo de forma permanente. Está sempre a seu lado, puxando por ele, dando-lhe as ferramentas para manter o rumo de seu negócio e fornecendo serviços de apoio ao desenvolvimento da vida de empresário e dos seus negócios.

Os serviços de um Business Coach são actividades consequentes de apoio aos empresários nas questões da sua gestão quotidiana, mas também de cooperação e mentalização para o desenvolvimento das suas actividades a médio e longo prazo.

Estas actividades são centradas na figura do empresário, que através de formação contínua:

- o preparam para ser mais eficaz e competitivo;

- transmitem técnicas e fornecem ferramentas, que o ajudam a crescer pessoalmente;

- o Fazem-no adquirir novas competências que se vão reflectir no desenvolvimento dos seus negócios.

A preocupação fundamental do Business Coach é com o empresário, com a sua performance na vida privada e empresarial. O treinador sabe que o seu “atleta” só conseguirá bons resultados se estiver em forma, tiver uma boa qualidade de vida e estiver devidamente preparado para a competição que se avizinha.


Estas acções incidirão sobre 5 áreas chave do desenvolvimento de um negócio:
Vendas, Marketing & Publicidade, Recrutamento e Gestão de Equipa, Desenvolvimento de Sistemas e Negócio e Serviço ao Cliente e demonstrarão não só a forma como vai aumentar seus rendimentos empresariais e lucros, mas também como fazer crescer e desenvolver seu negócio.



Torres Vedras, 1 de Junho de 2007