Crónica semanal de Armando Fernandes
Segundas-feiras nos seguintes Horários
1:55; 4:55;8:55, 11:55, 14:55, 17:55, 21:55 .
segunda-feira, maio 06, 2013
OPORTUNIDADES E DESAFIOS
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Lisboa, Portugal
Caldas da Rainha, Portugal
quarta-feira, abril 24, 2013
O que os Clientes Gostam - Notas de leitura do livro de Harry Beckwith “What clients love"
"Tudo o que você pode fazer, ou
sonhar, comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia. Comece agora. " Goethe
Nota de leitura do livro de Harry Beckwith
“What clients love"
Estou relendo o livro de Harry Beckwith “What clients
love – a field guide to growing your business”
A
reflexão realizada por este autor é tão interessante que resolvi partilhar com
todos os leitores do meus textos.
Vale a pena ler este
livro que começa com a seguinte questão:
- Será o seu negócio possível? Terá o seu negócio
êxito?
- Primeiro tente responder à seguinte pergunta:
- O que é que as pessoas gostam?
Não é importante o que os clientes dizem
que querem. A verdade é que os clientes na maioria das vezes não sabem o que
querem!
O que é importante é que o empresário faça
perceber aos clientes que aquilo que tem para oferecer é exatamente aquilo que
eles querem.
Explica Harry Beckwith que nenhum cliente
pensou que precisava do multibanco e cartões de crédito, da Disneylândia , dos
telemóveis.
Estes produtos e conceitos foram criados
por empresários brilhantes que pensaram que as pessoas adorariam ter estes
produtos ou serviços e criaram-nos para os seus clientes usarem e adorarem.
Transmite também algumas ideias de como devemos
desenhar os nossos projetos empresariais:
·
Pede-nos para ponderarmos sobre a
forma de como faríamos concorrência ao nosso negócio! Depois desta ponderação e
identificarmos uma fraqueza, só temos de ter uma atitude – ELIMINÁ-LA!
·
Pede-nos para fazermos uma pergunta a nós
próprios. “Se eu começar do zero, o que
faria diferente?”
·
Indica-nos que o valor do
planeamento está no processo, porque nos ensina muito sobre os colaboradores, clientes
e mercado!
·
Pede-nos para encontrarmos o “white hot
center”. Existem especialistas, editores de opinião, pessoas com poder e
influência que tem capacidade de criar seguidores e conseguem ditar as escolhas
aos clientes. DEVEMOS USÁ-LOS.
PLANEAMENTO
Apresenta-nos os seguintes 14
Princípios de Planeamento:
1.
Esqueça o futuro. Temos previsões e
profecias, podem não ser verdadeiras! As pessoas pensavam que TV eliminaria a
necessidade de rádio. Não aconteceu! Devemos planear nas nossas previsões e de
acordo com aquilo que entendemos que as pessoas irão adorar.
2.
Pare de ouvir. Os homens não admitem que
choram! As pessoas não se revelam facilmente O público do sexo masculino
nunca vai admitir que derramar lágrimas. Quando fazemos pesquisas ao mercado
devemos olhar para aquilo que não é visível!
3.
Celebre a loucura. Porque é que as pessoas
ficam uma noite inteira sentadas a ver um reality show? A sua ideia pode
parecer tola , por ser tola é que funciona!
4.
Resistir autoridade. Coloque 8 pessoas em
uma sala e veja como a personalidade Alfa se assume. Se você é um Alfa, deverá
aprender a ouvir pois os outros tem também ideias;
5.
Olhe para os especialistas com ceticismo;
6.
Cuidado com as pesquisas científicas de
mercado, elas raramente revelam o que os clientes realmente gostam;
7.
Desconfie da sua experiência e
memória. Às vezes, nós lembramo-nos de coisas que nunca aconteceram. Noventa
por cento das testemunhas oculares de crimes transmitem dados errados;
8.
Confiança e desconfiança. Não permita que
as convicções de outras pessoas fortes o influenciem. Eles usam a confiança
como ferramenta de persuasão;
9.
Evite a perfeição. Busque a
excelência profissional;
10. O senso comum vai mantê-lo longe de problemas, mas romper requer
imaginação.
11. Abrace impaciência. As grandes organizações sofrem de inércia. É necessário
manter o negócio em constante movimento;
12. Procure a água. Nunca sabe onde a água está até a encontrá-la;
13. Gaste menos tempo num determinado plano, e envie equipas pequenas em
diferentes direcções. Nada no negócio está garantido. Sucesso do passado não é
a garantia de futuro. Para aprender e viver é necessário continuar a trabalhar;
14. Procure o investimento que tragam maiores retornos. Cada minuto e cada nota
gasta deverá trazer benefícios maiores que o investimento. Esteja sempre e
sempre atento para conseguir melhores resultados.
Harry Beckwith manda-nos esquecer a
"declaração de missão / visão", que está afixada na parede do
escritório, à qual ninguém presta verdadeiramente atenção. Pois é uma simples
declaração de propósitos.
Sugere que se renomeie missão e que a
apresentemos como uma “paixão”, ou “ nosso motivo de trabalharmos todos
os dias”. Indica também que não deverá ser só sobre ganhar dinheiro! Deverá
também apresentar uma indicação poderosa e ambiciosa para atrair clientes e
inspirar funcionários e que por si própria coloque a empresa a produzir
resultados.
Sugere também que se comunique melhor a
visão e que seja transmitida uma ideia
forte e firme, como JFK o fez quando afirmou “A América vai colocar o homem
na Lua”.
Se toda gente se sentir confortável com
esta ideia de visão, o êxito não está garantido. A ideia tem que criar algum
desconforto para obrigar pessoas a reagirem.
Constata o autor que as pessoas são mais
honestas quando falam ao telefone, porque nós não estamos a vê-la. Compara a
situação como se a pessoa estivesse num confessionário. Por isso sugere que
falemos com os clientes ao telefone pois conseguimos obter uma visão melhor
sobre os nossos serviços.
Sugere também que façamos leituras de clássicos e das suas obras pois elas dão-nos
indicações muito fortes sobre a natureza humana e assim conseguimos entender
melhor os nossos negócios.
Explica também que a Internet para a
maioria dos negócios é simplesmente uma ajuda, não é a resposta. Dizendo que se
a empresa não foi concebida para realizar negócios na Internet não deve esperar
daí grandes resultados directos. Completa dizendo que para nove em cada dez
empresas, a Internet é um cliente!
A comunicação eletrónica nunca irá substituir o contacto direto, e o
que interessa são as pessoas!
A Internet leva-nos a negligenciar os
relacionamentos, e os negócios fazem-se de relações!
A ERA DA INFORMAÇÃO
Diz-nos também que
estamos na era da informação e com uma sobrecarga de opções.
Nos anos
setenta tínhamos poucas opções de escolha. Hoje em dia, simplesmente com um
telefone e suas funções infinitas como pesquisa, chamadas em espera,
reencaminhamento de chamadas, identificador de chamadas, correio eletrónico,
etc. e porque a mente das pessoas está cheia de informações e opções a mensagem
que temos de transmitir tem de ser clara simples e visual. E rápida:
·
Que imagem usa para transmitir a sua
mensagem?
·
Consegue criar a expectativa de que é
confiável e qualificado?
·
A publicidade que produz distingue-o dos
outros?
·
Os seus materiais são feitos com a melhor
qualidade?
·
Consegue dominar a arte de criar uma
grande primeira impressão?
·
Não crie estereótipos negativos?
·
Simplifique tudo. Crie mensagens simples e
claras. Coloque as pessoas confortáveis com clareza e simplicidade
·
Faça chamadas a frio (cold calls).
·
Coloque os jornais a rádio ou na TV a
falar de si.
·
Faça publicidade.
·
Um artigo pode levar a um longo caminho.
Editores dos jornais locais estão sempre à procura de material para preencher o
espaço.
·
Seja um escritor profissional, numa
revista, ou num blog digo eu! É um ´serio investimento no seu público e de
relações públicas!
·
Obtenha depoimentos, mas cuidado com eles.
Só funcionam se a pessoa tem testemunho credível e autoridade.
·
Evite o uso de palavras como de classe
mundial, certificada ISO, qualidade superior. Em vez disso, substituí-as com
provas.
·
Evite superlativos. Evite clichés,
utilize o discurso direto.
·
Seja específico. A chave é ser breve. As
pessoas querem a sua informação rápida e direta.
·
Deve descrever o que o faz diferente e
excelente, em 25 palavras ou menos.
·
Prepare uma mensagem que todos percebam,
edite-a e reescreva-a até o conseguir
·
Verifique se o seu modelo de campanha é o
da vodka Absolut. Simples, visual, implícita, diferente, e obsessivo. “Absolut
brilliance”.
Armando Fernandes
Business Coach
sexta-feira, abril 19, 2013
Como gerir o tempo – algumas sugestões
1º Coloque as suas coisas em ordem.
Arrume convenientemente a sua secretária
- Organize-a em função das suas prioridades
- Importante;
- Urgente;
- Passível de delegação
- Sem importância
Sugiro que guarde numa cesta o que não vai ler, responder ou usar imediatamente.
Os documentos que durante o período de 90 dias não foram usados podem ir para arquivo ou então para o lixo, pois não são relevantes.
Passados 90 dias e ainda sente pena desta papelada?
Por isso é que a maioria dos escritórios estão cheios de papel.
Guarde os documentos, guarde toda a papelada, acumule durante vários anos e convide uns ratos para o festim.
O facto é que mais de 99% daquilo que arquivamos com mais de um ano, nunca mais vai ser utilizado.
Arranje duas cestas para os papeis que recebe e um caixote do lixo:
- Para documentos não lidos;
- Para documentos lidos;
- Caixote do lixo – para reciclagem.
2º faça 3 coisas antes de sair do escritório:
- Limpe sua secretária;
- Planeie as actividades para o dia seguinte
- Registe o seu planeamento na sua agenda De seguida vá-se embora, é uma pessoa mais livre e com uma melhor gestão do tempo.
3º Organização - Dedique duas horas do seu tempo para se reorganizar.
Nas duas ultimas horas da próxima sexta-feira, organize-se como se fosse de férias.
Olhe para as suas tarefas e tente descobrir como pode melhorar.
Procure as áreas onde pode matar os "vampiros do Tempo", e organize o trabalho para que seja executado à primeira, com qualidade, eficácia e eficiência.
Depois desta experiência crie um espaço de Tempo para Planeamento.
Coloque uma placa "DO NOT DISTURB" na porta do gabinete, e só atenda emergências. Coloque na sua agenda horas para atendimento de colaboradores e clientes.
4º Prioridades diárias
Estabeleça prioridades diárias.
- Crie diariamente um lista de coisas a fazer
- Defina prioridades
- Tente terminar diariamente a sua lista
- Não procrastinize. Execute aquilo que é importante e se possível delegue o que é urgente.
- Aprenda a delegar. Sistematize o seu trabalho de forma a que possa facilmente transmiti-lo a terceiros para o executarem.
No trabalho transmitimos ordens para a execução de tarefas.
Na sua maioria são verbais.
Quando as transmitir deverá ter o cuidado de se aperceber se o seu interlucotor a compreendeu. Por isso transmita a ordem com clareza e certifique-se que é bem compreendida. Se este processo foi bem feito haverá de certeza um bom aproveitamento do tempo para os dois.
Se for uma tarefa para ser repetida, então a ordem deverá ser apresentada por escrito.
6º Aprenda a dizer NÃO
Nunca diga que "sim" a nenhuma tarefa ou actividade sem considerar o investimento do tempo. É necessário ter coragem para dizer que "não" a solicitações desnecessárias. Analisar o tempo que temos de nos dedicar à realização de uma tarefa é uma ferramenta de administração de tempo muito forte!
Estude as funções de cada departamento em sua empresa.
O tempo investido nesta actividade será compensado pois terá
oportunidade de pensar em com melhorar a gestão deste departamento e a
comunicação interdepartamental. Depois entre em acção.
NOTA: A digitalização pode ajudar a retirar papel, no entanto é uma perda de tempo digitalizar aquilo que não é necessário.
7º Bloco Notas
Use um caderno onde anote por data as suas notas e informações que possam ser utilizadas para referências futuras. Não use papeis soltos. Leia atentamente os manuais das agendas electrónicas e dos notbooks, pois têm imensas funcionalidades que podem ajudá-lo na gestão do seu tempo.
8º Agendas
NOTA: A digitalização pode ajudar a retirar papel, no entanto é uma perda de tempo digitalizar aquilo que não é necessário.
7º Bloco Notas
Use um caderno onde anote por data as suas notas e informações que possam ser utilizadas para referências futuras. Não use papeis soltos. Leia atentamente os manuais das agendas electrónicas e dos notbooks, pois têm imensas funcionalidades que podem ajudá-lo na gestão do seu tempo.
8º Agendas
Use só um sistema como auxiliar da gestão do Tempo. Papel ou Electrónico.
Aprenda a ler rapidamente. Tire um curso de leitura rápida.
9º Pense e escreva - Prioridades
Ao escrever o que pensa minimiza a confusão e tensão.
Escreva as suas metas, faça listas das tarefas e problemas.
Será mais fácil classificar e ordenar as actividades, e assim efectuar uma melhor gestão do Tempo.
A situação fica mais clara, porque quando não escrevemos e confiamos na nossa memória corremos 2 riscos:
1º Dificuldade em avaliar a tarefa;
2º Esquecimento.
10º Classifique o que tem de fazer, crie diversas categorias, por exemplo:
Prioridade A - Prioridade crítica para o sucesso;
Prioridade B - Prioridade Importante mas não critica;
Prioridade C - Prioridade agradável de fazer se sobrar tempo.
Comece com as prioridades A, depois de concluídas dedique-se às B e posteriormente às C
11º Dez dicas
1. Domestique o telefone, fax & email
2. Minimize as reuniões
3. Pratique a pontualidade absoluta
4. Faça e utilize listas – horários, lista com coisas a fazer, listas de pessoas a contactar, planeador de conferências
5. Tente interligar tudo para que vá ao encontro aos seus objectivos
6. Bloqueie o seu tempo – Agendamento por defeito;
7. Minimize as Actividades Não Planeadas – todos os dias deverão ser planeados em blocos de 30 minutos – desde o início até ao final do dia;
8. Evite as Horas de Ponta – evite ir ao banco às Sextas-Feiras especialmente depois das 11h, evite ir ao hipermercado aos feriados;
9. Focalize-se nas tarefas mais difíceis e complicadas e concluas rapidamente. O maior desafio é começar, dar o primeiro passo.
10. Diariamente algo inesperado vai acontecer. Conte com isto!
11,5 Entre em acção
Por isso quando planear o seu dia deixe algum "tempo Oops". Não deixe que estas emergências atrapalhar a execução das suas tarefas. Depois de responder às emergências volte trabalhar no que planeou. Se não houver emergências, desfrute desse tempo com uma actividade que o faça feliz.
Prioridade B - Prioridade Importante mas não critica;
Prioridade C - Prioridade agradável de fazer se sobrar tempo.
Comece com as prioridades A, depois de concluídas dedique-se às B e posteriormente às C
11º Dez dicas
1. Domestique o telefone, fax & email
2. Minimize as reuniões
3. Pratique a pontualidade absoluta
4. Faça e utilize listas – horários, lista com coisas a fazer, listas de pessoas a contactar, planeador de conferências
5. Tente interligar tudo para que vá ao encontro aos seus objectivos
6. Bloqueie o seu tempo – Agendamento por defeito;
7. Minimize as Actividades Não Planeadas – todos os dias deverão ser planeados em blocos de 30 minutos – desde o início até ao final do dia;
8. Evite as Horas de Ponta – evite ir ao banco às Sextas-Feiras especialmente depois das 11h, evite ir ao hipermercado aos feriados;
9. Focalize-se nas tarefas mais difíceis e complicadas e concluas rapidamente. O maior desafio é começar, dar o primeiro passo.
10. Diariamente algo inesperado vai acontecer. Conte com isto!
11,5 Entre em acção
Por isso quando planear o seu dia deixe algum "tempo Oops". Não deixe que estas emergências atrapalhar a execução das suas tarefas. Depois de responder às emergências volte trabalhar no que planeou. Se não houver emergências, desfrute desse tempo com uma actividade que o faça feliz.
Armando Fernandes
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Lisboa, Portugal
Bairro Vila Morena 21, 2560 Torres Vedras, Portugal
segunda-feira, abril 08, 2013
Gestão do tempo e qualidade de vida
.” Não é curto o tempo que temos,
mas dele muito perdemos. A vida é suficientemente longa e com generosidade nos foi dada, para a
realização das maiores coisas, se a empregamos bem. Mas, quando ela se esvai no luxo e na indiferença,
quando não a empregamos em nada de bom, então, finalmente constrangidos
pela
fatalidade, sentimos que ela já passou...” (Séneca - “Sobre a brevidade da
vida”)
O tempo não é elástico, não estica: quando se puxa de um lado, encolhe
do outro. Assim, quanto mais tempo estivermos a trabalhar, menos tempo temos
para nós, para a família e para os amigos. O tempo é uma entidade fixa: 24
horas serão sempre 24 horas!
Em suma:
- O tempo é o nosso recurso mais
importante: não é inesgotável nem irreversível;
- Mais horas de trabalho não equivalem a
maior produtividade;
- O tempo não estica, não é elástico:
“puxando” de um lado, “encolhe” de outro.
Quando, no nosso dia-a-dia, tomamos atitudes que valorizem o nosso
tempo, começaremos a ter maior qualidade de vida.
Tomar a consciência que gestão do nosso tempo é de vital importância para
a nossa felicidade e dos que nos acompanham é fundamental.
Por isso devemos preparar-nos para por em prática técnicas para
poupança de tempo, cumprir as nossas tarefas, reduzindo o stress e assim termos
mais qualidade de vida.
Costumo realizar muitos seminários sobre Gestão do Tempo e o que tento
ensinar são uma série de “truques” que nos podem ajudar a melhorar a sua
gestão.
Por isso vou transcrever alguns dos “truques” ensino para melhorar a
Administração do tempo.
1.
Análise
da carga de trabalho:
- Depois de ter estabelecido os seus objectivos pessoais,
departamentais e da Empresa, pode organizar o seu trabalho. Efectue um registo
diário do tempo que despende em cada tarefa (em períodos de 15 a 30 minutos),
de seguida analise e prepare um plano de melhoria, se possível com o apoio de
um Business Coach
2.
Organização
das tarefas:
- Defina prioridades. Faça uma lista de tarefas Urgente e de tarefas
Importantes. Depois crie regras e cumpra-as.
3.
Organização
pessoal:
- Quando tiver
de fazer um trabalho, deve preparar-se mentalmente para as tarefas que tem de
realizar. Deve tentar descobrir forma de encurtar as tarefas, eliminar etapas
quando possível. Assim o trabalho será mais fácil e rápido.
- Depois comece pela tarefa mais difícil e importante (evite a
tentação de realizar as tarefas mais simples e fáceis, conseguirá uma melhor
gestão do tempo e evitará a tendência para procrastinar).
- Dedique duas horas do seu tempo semanal para se reorganizar. Por
exemplo nas duas últimas horas da próxima sexta-feira, organize-se como se
fosse de férias.
4.
Saiba dizer não:
- Nunca diga que "sim" a nenhuma tarefa ou
actividade sem considerar o investimento do tempo. É necessário ter coragem
para dizer que "não" a solicitações desnecessárias.
5.
Melhore
a forma com que lida com papéis;
6.
Aprenda
a fazer Reuniões;
7.
Tenha
uma atitude militante, leve a mal desperdiçar o seu tempo e seja intransigente
para aqueles que subestimam o seu tempo;
8.
Disfrute do seu tempo livre.
Armando Fernandes
Business Coach
terça-feira, março 05, 2013
Os empresários também precisam de treino para conduzir as suas equipas
Os empresários e as empresas são como
atletas e equipas, devem estar focalizados na metas que querem atingir.
Quanto melhor estiverem preparados e treinados mais
facilmente lutam pelos títulos e pela subida de divisão nos campeonatos onde
participam.
Em qualquer equipa as pessoas têm papéis diferentes
e os seus perfis devem estar ajustados à medida das
funções que lhes são atribuídas.
O papel do TREINADOR é o de alguém
que:
·
ajuda a seleccionar e desenvolve as pessoas
antes de lhes atribuir funções;
·
olha para organização analisa o perfil de cada
colaborador e sugere que tipo de funções lhe devem ser atribuídas;
·
depois de conhecer o perfil do colaborador e as
necessidades da organização vai ajudando os diversos colaboradores a
desenvolverem competências para novas funções ou novos desafios;
·
apoia a equipa e a faz trabalhar em função de
paradigmas;
·
ajuda a criar as lideranças internas;
·
ajuda o proprietário ou gerente a tornar-se num
CONDUTOR, que conduz a sua equipa como um MAESTRO.
O MAESTRO por tem conhecimento da melodia, dos
instrumentos e das vozes, sabe como combinar os saberes e habilidades dos seus
músicos conduzindo-os à criação musical de acordo com as regras constantes nas
partituras, criando uma cadência, uma comunhão coerente e harmoniosa em suma a
música.
O trabalho do TREINADOR junto das
lideranças é ajudá-las a ter um comportamento de MAESTRO E CONDUTOR, isto
é como alguém que conhece a equipa, que sabe os valores individuais, sabe
fazer-se respeitar, conhece e define e controla as regras do jogo, sabe como
utilizar o tempo e orienta a equipa para os resultados.
Armando Fernandes
quarta-feira, fevereiro 13, 2013
Inquérito - A sua avaliação do seu negócio
Inquérito - A sua avaliação do seu negócio
Através deste inquérito terei a oportunidade de conhecer melhor como interpreta o seu negócio, e assim ficar a conhecer as suas ansiedades e desafios.
Responda a cada questão com os números de 1 a 7, Sendo 1 a classificação de que não se verifica e 7 há uma verificação absoluta, Os números intermédios correspondem ao grau de apreciação que faz.
Escolha aquela que melhor se adapta à situação da sua empresa ou negócio. Depois de responder enviar-lhe-ei o resultado num período de 48 horas.
Para responder clique aqui
terça-feira, fevereiro 12, 2013
17,5 Ideias para fazer crescer um negócio
17,5 Ideias para fazer crescer um
negócio
A
experiência que tenho no coaching e consultoria de negócios levou-me à presente
reflexão que tenho todo o gosto em partilhar!
1. Encontre o seu nicho de
mercado.
Uma
empresa pequena com recursos limitados, nomeadamente pouco capital e reduzido
número de colaboradores deverá tentar perceber naquilo que faz de melhor,
especializar-se em produzir ou fornecer algo de muito bom e procurar arranjar
os clientes que necessitam dos seus produtos e serviços.
2. A especialização pode ser
uma vantagem comparativa.
As
pequenas empresas têm de pensar na melhor forma de competir com os gigantes.
Elas têm algumas vantagens competitivas, pois conseguem ter maior flexibilidade
para responder rápida e eficazmente aos pedidos que lhe são feitos, assim como
fornecer serviços devidamente personalizados!
3. Crie produtos e serviços
diferentes.
As
pequenas empresas podem personalizar os produtos e serviços que executam
realçando esse facto pois podem apresentar soluções à medida das necessidades
dos clientes. Por isso se a PME estudarem a concorrência e conhecerem
efectivamente as necessidades dos seus clientes podem oferecer coisas
diferentes e personalizadas que encantam os clientes.
4. Impressione os clientes.
Fidelize-os!
Não
é normal ter uma segunda oportunidade por isso a PME deve impressionar desde o
primeiro momento, porque normalmente não tem uma segunda oportunidade.
Quero
com isto dizer que desde o atendimento personalizado (presencial ou ao
telefone), deverá ser preciso, coerente, e criar empatia. Por isso deverá
melhorar todas as suas competências na arte do atendimento e envolvimento com
os clientes.
5. Cuide da sua reputação
É
de facto imperativo que a sua reputação seja boa, não só como pessoa, mas
também da empresa, pois nas PME a empresa confunde-se com os seus
proprietários. Por outro lado a qualidade dos produtos e serviços deve ser
elevada para que cada cliente seja uma máquina de referenciação da sua empresa.
6. Procure a melhoria
constante.
A
falta de cuidado com a qualidade pode levar ao afastamento de clientes, por
isso a preocupação de servir bem, com qualidade no tempo útil (considero o
tempo útil quando o clientes tem necessidade do produto ou serviço). Junte a
esta preocupação a inovação pois assim poderá ir buscar mais clientes e
surpreender os actuais. Por outro lado para os produtos e serviços inovados, há
menor concorrência e por isso podemos conseguir obter mais-valias
significativas.
7. Escute seus clientes com
atenção.
Ouvir
os clientes é a melhor forma de perceber o que eles necessitam. Por outro lado
é forma de criar a empatia necessária para melhorar as vendas. Os clientes
gostam de se sentir importantes e ao serem ouvidos sentem que nos preocupamos
com eles.
O
facto de nos focalizarmos nos clientes ajuda-nos no processo de fidelização, e
torna-os numa ferramenta de marketing para a nossa empresa pois recomendam-nos
aos seus amigos e parceiros
8. Planeie e monitorize a
execução do plano
Diz
Brain Tracy no livro ”que em “cada minuto gasto com planeamento se poupa
dez minutos de execução”.
Ora
um bom planeamento ajuda a aumentar a eficácia do que é realizado, e permite
antecipar os êxitos, controlar os riscos.
Planear
é preparar a viagem, monitorizar é acompanhá-la com o mapa (hoje com o GPS),
verificando a todo o momento se estamos a aproximarmo-nos do objectivo.
9. Inove.
Inove
a sua loja, inove no atendimento, inove nos produtos e serviços. A inovação é o
trampolim para a melhoria continua, e pode ser fundamental para melhorar a
eficácia da sua produção assim como para a sua reputação.
10. Trabalhe de forma
inteligente, saiba gerir o seu tempo
Como
um empresário, você precisa possuir ego – confiança, mais um senso interminável
de urgência desenvolver suas ideias. Por isso uma boa administração do tempo é
fundamental para ter sucesso.
11. Saiba efectivamente qual
o seu ponto de equilíbrio e diminua os seus custos fixos
É
fundamental perceber quais são os seus custos fixo, arranjar forma de ajustar
às necessidades de produção e venda de forma a conseguir melhorar a sua
rentabilidade.
12. Controle financeiramente
a empresa
Controle
as necessidades de tesouraria e programe os seus pagamentos e seja mais
exigente no que respeita aos recebimentos.
13. Faça uma boa gestão do tempo
Agende, reagende e
planeie o seu dia de trabalho. Não consegue realizar tudo o que planeou. É
verdade 99% dos empresários não o conseguem fazer. Mas aqueles que planeiam e
controlam a execução do que planearam tem muito mais sucesso.
14. Recrute bem, integre e
motive os colaboradores
É
fundamental ir buscar os colaboradores que necessitamos, para fazerem aquilo
que queremos que façam, no momento em que é necessário. Criar uma cultura de
envolvimento dos colaboradores, nos resultados e desígnios da empresa.
15. Estabeleça uma política
de parcerias
Não
está sozinho no mundo por isso procure outros empresários como você e
estabeleça parcerias, onde possam partilhar serviços e produtos, assim como
fornecer serviços e produtos complementares.
16. Faça Network
Uma
“Network” é uma rede de contactos pessoais e profissionais organizada, e
estruturada para criar ligações de pessoas, com a finalidade de promover o
intercâmbio de informações, formação e ajuda ao desenvolvimento de negócios.
Uma
rede de contactos é uma das formas mais eficientes de relacionamento
profissional, pois permite conhecer pessoas, cimentar relações e criar
mecanismos de confiança favoráveis ao desenvolvimento de negócios e promoção do
mercado de trabalho.
17. Obtenha Lucros
Como
dizia Samual Gompers, em 1908, “o pior crime para os trabalhadores é o
empresário falhar na obtenção de lucro”.
17,5 A ideia 17,5 é a aplicação prática de todas as
anteriores
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orçamento,
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terça-feira, fevereiro 05, 2013
A influência nos negócios - Constrói-se (Pequenas e Médias Empresas)
A influência nos negócios - Constrói-se (Pequenas e Médias Empresas)
Os resultados de um negócio não estão só dependentes da qualidade
dos produtos ou serviços mas também de outros factores, nomeadamente nas habilidades de persuasão
da parte das pessoas que estão em contacto com os clientes.
Considero que o factor mais importante tem a
ver com a ética nos negócios, por isso não irei falar dos factores que assentam na falta de ética, como a
corrupção, o factor C (cunha), etc.
Mas vou falar nas habilidades persuasivas que deverão ter o empreendedor,
os gestores e todos os colaboradores para ajudar o cliente a comprar.
Deverão:
· perceber o tipo de pessoa que tem como interlocutor e adaptar o
seus comportamentos para criar melhor relação;
· ter confiança no trabalho e nos produtos ou serviços que vendem;
· ter conhecimentos e informações especificas sobre os produtos e
serviços;
· estar determinados e
confiantes para comunicar com outras pessoas;
· saber gerir o tempo;
· perceber quais os objectivos e necessidades dos clientes para os
ajudarem a comprar;
· investir em relações pessoais a médio e longo prazo;
· cultivar as relações com pessoas que se cruzam com eles em
instituições, trabalhos anteriores, redes sociais, etc.;
· dar importância a toda a cadeia hierárquica do cliente, e
identificar dos decisores chave e os influenciadores;
·
estabelecer relações com fontes de poder;
·
criar reputação e notoriedades excelentes;
·
desenvolver capacidades de relacionamento e network;
·
saber apresentar as expectativas sobre os resultados;
· ser coerentes e consistentes nas informações que dão e nos
compromissos que assumem;
·
prepararem-se para cada processo de comunicação ou venda;
·
actualizar as suas competências;
·
tornar-se um verdadeiro profissional.
As grandes empresas investem uma parte significativa dos seus
orçamentos de marketing e vendas na formação dos seus colaboradores.
As pequenas empresas, não têm a mesma capacidade financeira, mas
têm as mesmas funções internas que as grandes.
Nas pequenas e médias empresas há flexibilidade na execução de
tarefas e consequentemente uma maior diversidade de actividades realizados por
cada trabalhador. Há uma menor especialização. Esta situação deverá ser
transformada de desvantagem em VANTAGEM, pois há uma maior proximidade entre o
empreendedor, a gestão e os colaboradores que deve ser aproveitada para uma interacção
mais eficiente e eficaz com os clientes.
Por isso melhorar as competências de toda a equipa é a melhor
forma de a preparar para exercer a sua influência, conforme os itens escritos
neste artigo.
Armando Fernandes
Business Coach
sexta-feira, fevereiro 01, 2013
"O desafio do Empreendedorismo" - Notícia no Jornal Badaladas
Moderador -
Jaime Montez da Silva -Jornalista Mais Oeste Rádio
Convidados:
Dr. Casimiro Ramos - Diretor do ISPO
A Educação e o Empreendedorismo
Dr. Raquel Luz - Gabinete de Apoio às Empresas da CMTV
As Autarquias e o Empreendedorismo
Armando Fernandes - Business Coach
Empreendedorismo e Resiliência
Dr. Simão Jorge - ECU 92
Apoios Financeiros ao Empreendedorismo
José Gonçalves - Chief Operation Officer da Vistapura
Empreendedorismo na “Primeira Pessoa”
No Instituto Superior Politécnico do Oeste
No Instituto Superior Politécnico do Oeste
Empreendedorismo foi tema de debate
Reportagem
do Jornalista Joaquim Ribeiro – Jornal Badaladas
O auditório do ISPO (Instituto Superior Politécnico do Oeste), em Torres Vedras, foi palco do debate "O desafio do empreendedorismo", que teve lugar no dia 25 de janeiro, numa organização do consultor de negócios Armando Fernandes. O evento foi moderado pelo jornalista Jaime Montez da Silva, da Mais Oeste Rádio, que transmitiu o encontro em direto.
Casimiro Ramos, diretor do ISPO, foi opirimeiro a intervir para dizer que empreendedor é aquele que cria empresas mas também aquele que é trabalhador por conta de outrém e tem ideias inovadoras para ajudar a empresa a crescer.
Focado essencialmente no mundo académico, Casimiro Ramos afirmou que a universidade fornece ferramentas aos seus alunos para que possam adquirir formação, inclusivamente em empresas. "Temos de mudar mentalidades e perceber que temos de fazer coisas em parceria. Os bancos e os fundos públicos são apenas uma aluda, precisamos de ter parceiros para investir no nosso negócio", disse.
A opinião geral dos convidados foi que, de facto, o que se pretende é criar uma empresa rentável e para isso é necessário ter urna ideia inovadora e com viabilidade. A melhor estraté gia não é apenas pedir um empréstimo bancário ou um subsídio público, que hoje estão cada vez mais difíceis de conseguir. A solução mais desejável passa por convencer parceiros com dinheiro para investir em bons projetos.
Casimiro Ramos, diretor do ISPO, foi opirimeiro a intervir para dizer que empreendedor é aquele que cria empresas mas também aquele que é trabalhador por conta de outrém e tem ideias inovadoras para ajudar a empresa a crescer.
Focado essencialmente no mundo académico, Casimiro Ramos afirmou que a universidade fornece ferramentas aos seus alunos para que possam adquirir formação, inclusivamente em empresas. "Temos de mudar mentalidades e perceber que temos de fazer coisas em parceria. Os bancos e os fundos públicos são apenas uma aluda, precisamos de ter parceiros para investir no nosso negócio", disse.
A opinião geral dos convidados foi que, de facto, o que se pretende é criar uma empresa rentável e para isso é necessário ter urna ideia inovadora e com viabilidade. A melhor estraté gia não é apenas pedir um empréstimo bancário ou um subsídio público, que hoje estão cada vez mais difíceis de conseguir. A solução mais desejável passa por convencer parceiros com dinheiro para investir em bons projetos.
Simão.Jorge, consultor da ECU92, que ajuda pequenas e médias empresas, referiu que o bom projeto é aquele que é viável, avaliado através de um bom plano de negócio. Desde que as condições estejam reunidas para o sucesso, as fontes de financiamento são várias e passam pelo empréstimo de familiares, pelo pedido de adiantamento de todo o subsídio de desemprego ou candidaturas a programas comunitários, passando ainda por investidores privados ou fundos públicos dirigidos a determinados setores. As opções são muitas, mas tudo começa por uma boa ideia com fortes probabilidades de rentabilidade.
A Câmara Municipal de Torres Vedras pres ta um serviço semelhante, através do Gabinete de Apoio às Empresas, criado em 2007, conforme explicou Raquel Luz. Dois anos depois abriu o Portal de Negócios da autarquia, com cerca de 2.500 empresas registadas. Existe ainda a rede Oeste Empreendedor, que liga os municípios da região, para além do concurso de ideias e outras iniciativas, como ações de formação.
Armando Fernandes, cujo trabalho é precisamente ajudar as pessoas a desenvolver o seu negócio, referiu-se à resiliência necessária aos empreendedores e sublinhou que um negócio passa essencialmente por estabelecer objetivos e metas. A gestão assenta na análise dos resultados do passado para planificar o futuro, disse o consultor, que considera que um empresário tem de "vestir três fatos: empreendedor, gestor e técnico".
O último convidado a intervir foi José Gonçalves, da empresa Vistapura, localizada no Parque Tencológico de Óbidos e fundada em 2010, que falou da sua experiência pessoal. Declarou que, no contexto económico atual, é bastante complicado criar uma empresa e exige muito trabalho, mas se for desenvolvido um bom projeto ficam criadas as condições para o êxito. No seu caso, assumiu que desde a ideia até ao sucesso da empresa vai um longo caminho, mas é importante não desistir.
Fotos de Inês Honorato - Rádio Mais Oeste
Casimiro Ramos
Raquel Luz
Jaime Montez
Simão Jorge
Armando Fernandes
José Gonçalves
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