domingo, outubro 16, 2011

Saber comunicar é fundamental para efectuar uma boa gestão


Tenho efectuado muitos Seminários e Consultoria sobre diversos temas organização empresarial, nomeadamente sobre a gestão do tempo, reuniões, liderança, gestão de equipas, verifico que a maioria dos empreendedores tem dificuldades de comunicação e não tem implementadas estratégia de comunicação com os seus clientes nem com a organização que lideram.
Por isso criei um Questionário para os meus clientes, e decidi disponibilizá-lo na Internet de forma a prestar um contributo para  melhoria da vossa comunicação. (pode fazer download do questionário em http://www.personal-business-coach.pt/downloads/ .
Sugiro que tente responder a estas perguntas, efectue uma análise da sua política de comunicação pessoal e empresarial.
Se entender aprofundar algum destes temas entre em contacto comigo, pois terei todo o gosto em apoiá-lo a melhorar a sua comunicação.
A essência do trabalho do Gerente de uma empresa é comunicação e os resultados da actividade dependem sempre da eficácia da comunicação.
Níveis de comunicação elevados facilitam:
  • a partilha de objectivos e de responsabilidades
  • o reforço de processos de trabalho em equipa (com as consequentes sinergias)
A comunicação facilita a organização e melhora a cultura organizacional. Pois contribui para:
  • Alinhamento da organização
  • Focalização da organização
  • Eficiência
  • Motivação Pessoal
  • Trabalho em equipa
  • Clima organizacional
  • Contribuição Individual
  • Melhoria Continua
Porque a melhoria da comunicação aumenta a influência individual do Gerente e melhora a eficácia organizacional. No entanto esta melhoria exige um esforço grande, muito treino para que se torne sensível às mensagens que vêem do interior e do exterior da sua organização.
Existem muitas barreiras a uma verdadeira comunicação:
  • Ignorância
  • Cultura
  • Falta de tempo
  • Trabalho envolvido
  • Custos da Comunicação
  • Outras prioridades
  • Jogos de Poder
  • Técnicas deficientes
Por isso a comunicação deverá ser, consistente, credível, continua, criativa e cooperativa.
Espero que trabalhe com o questionário que facilito.
Sr. Empresário: trabalhe estes conselhos, se tiver necessidade de falar e esclarecer algum conceito inscreva-se numa sessão de coaching, numa das próximas quintas-feiras. Terei muito gosto em esclarecê-lo e ajudá-lo!
Armando Fernandes
Business Coach / Consultor de Negócios
armando.fernandes@net.novis.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário