Num artigo que coloquei neste blog sobre o tema “Vender –
Procuro um conceito!” escrevi que “… vender hoje é um processo,
altamente profissional, rigoroso, estruturado, e apoiado por um colectivo
dotado de conhecimentos multidisciplinares e científicos, que os usam para
ajudar outros a comprar!”
Também apresentei noutros
artigos algumas ideias sobre Clientes,
Hoje vou falar um pouco de Vendedores.
Há uma ideia de que “vender é um dom natural” e que é inato, e que não se
aprende a vender.
Outras pessoas dizem que organização e métodos de venda se destinam a
preparar aqueles que não estão predestinados a serem vendedores.
Tenho realizado muitos processos de selecção de vendedores e já fiz
mais de 500 entrevistas a candidatos a vendedores em 14 processos de
recrutamento e só consegui encontrar 5 pessoas com elevadas capacidades para
vender, e 28 com capacidades suficientes.
Acompanhei o processo de
integração de alguns destes vendedores nas empresas e por isso alterei o meu
ponto de vista relativamente a vendedores eficazes e com resultados.
Pois ajudei a implementar métodos de vendas eficazes que estas pessoas
ajudaram a edificar e integrei-as. Os resultado forma muito positivos pois mais
de 60% melhoraram as suas capacidades comerciais e realização mais em melhores
vendas.
Quando estou a dar formação costumo perguntar ao auditório que características
mais importantes deverá ter uma pessoa para ser bom vendedor?
Quase todos me indicam a facilidade de expressão com característica fundamental
para comunicação.
Acredito que é uma característica a tomar em conta, no entanto o que
normalmente acontece às pessoas com este tipo de características é que têm dificuldade
em ouvir. E quem não ouve o seu interlocutor não pode ser um bom vendedor!
Também costumam afirmar que a arte de vender é um dom inato! Será?
Não me parece e por isso costumo lançar um debate entre os formando
para conseguirmos em primeiro lugar descobrir quais as qualidades de um
vendedor.
Numa das últimas workshops concluímos que um vendedor deveria ter as
seguintes qualidades;
·
Saber ouvir;
·
Compreender;
·
Empenho em ajudar o cliente a comprar;
·
Envolvimento com o cliente e com a empresa;
·
Dedicação;
·
Regularidade;
·
Fiabilidade;
·
Honestidade
·
Coerência
·
Consistência
·
…
Estas qualidades
ultrapassam a facilidade de expressão e argumentação e não são inatas!
Considerando o conceito de venda com que iniciei este artigo um bom
vendedor é aquele que consegue interagir e criar empatia com o cliente, e para
isso qualquer pessoa desde que esteja interessada em sociabilizar pode ser um
bom vendedor, e para se tornar num bom vendedor com formação e treino pode
melhorar as suas competências, aperfeiçoar a sua experiência e mudar os seus
paradigmas para realizar a transformação pessoal que o torne idêntico aos 5
vendedores que encontrei nos processos de recrutamento.
Por acreditar, e prestar formação e treino em metodologias para
melhorar as competências das pessoas que querem ser vendedores entendo que um
bom vendedor não é inato!
Armando
Fernandes
Business
Coach
Sem comentários:
Enviar um comentário