Confidenciava-me
um amigo empreendedor:
- “ … gostaria de compreender as necessidades
dos consumidores dos seus produtos!”
Respondi-lhe
da seguinte maneira:
- Um bom
empreendedor tem o dever constatar e de tentar compreender as necessidades do
consumidor, avaliar as tendências de consumo e antecipar-se em relação à
concorrência nas apresentação do s produtos e serviços que satisfaçam essas
necessidades.
Acrescentei
que, por vezes o empreendedor tem de arriscar mais e tomar a iniciativa de
criar essas mesmas necessidades ao consumidor.
Baseado
em experiências que fiz junto de clientes sugeri-lhe um dos métodos que tenho utilizado:
Coloca-te no
“papel” do consumidor e tenta realizar o processo de compra como ele o faz. Deves representar o “papel” de consumidor junto de alguns dos teus concorrentes, para conhecer-mos as suas
praticas e deverás acompanhar alguns clientes teus nos processos de venda realizados pela tua empresa.
Consegues
assim perceber atitudes do Consumidor e recolher informações e aprendizagens que
te iro ajudar a preparar e melhorar a Tua oferta.
Aconselho quase sempre os meus
clientes a tomarem este tipo de atitude, sugiro também que acompanhem todo
processo de compra para terem oportunidade de utilizar os 5 sentidos, porque se
efetuarem a simples observação e/ou
audição só usam dois!
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