Os momentos de visibilidade Positiva
Todas as
empresas têm de mostrar visibilidade para conseguirem vender seus produtos e
serviços!
Algumas
investem quantias elevadas em publicidade!
Muitas
esquecem-se de criar processos simples que podem propiciar visibilidade
Positiva!
Este
processos por vezes são gratuitos ou de custos relativamente baixos, mas de
imensa produtividade comercial!
Os contatos
com clientes ou possíveis clientes não se devem limitar à publicidade, ao envio
de correspondência, a reuniões de trabalho ou vendas ou à distribuição ou
entrega do produto ou serviço, devem ser consistentes noutras áreas tão simples
e por vezes esquecidas, como as atitudes dos colaboradores!
Normalmente aconselho
os meus clientes a criarem momentos de Visibilidade
Positiva dos quais apresento 13 exemplos:
- 1. Quando o cliente está exposto à publicidade da empresa:· Mensagens devem traduzir benefícios e resultados para o clientes!2. Quando lhe solicitamos uma reunião;· È necessário mostrar profissionalismo no processo de marcação e organização da reunião!3. Quando o vendedor exibe as amostras promocionais ao cliente:· Devem se fácil leitura e conter imagens atractivas!4. Quando o cliente vê o produto nalgum ponto de venda:· O mesmo deverá ter boa apresentação e qualidade na exposição!5. Quando o cliente telefona ou visita a empresa para solicitar informações ou para fazer uma encomenda:· Deverá ser respeitado, devemos efectuar escuta activa e anotar os pedidos!6. Quando um Cliente vê um veículo de distribuição da empresa na rua.· Deverá ser fácil a leitura do nº de telefone e deverá haver uma explicação sucinta da catividade ou benefício! (conselho idêntico no cartão de visita)7. Quando o cliente recebe a mercadoria:· Cuidado com prazos! As embalagens devem ser atrativas e devem ser cumpridas as normas legais e garantias;8. Quando o cliente vê a embalagem do produto:· A embalagem deverá ajudá-lo a sentir o desejo e orgulho de comprar mais!9. Quando utiliza o produto:· O mesmo deverá transmitir de forma positivamente o nome da empresa que lhe forneceu o produto ou serviço!10. Quando alguém lhe faz um comentário sobre o produto:· Devemos responder agradecendo o contributo pois vamos tomá-lo em conta no futuro!11. Quando se apresenta uma reclamação à empresa:· Um processo de reclamação poderá levar à fidelização de um Cliente. Pois a maioria dos clientes insatisfeitos não reclamam!12. Quando recorre ao serviço pós-venda:· É o momento em que podemos perceber se satisfizemos as espectativas do cliente!13. Quando recorre aos serviços técnicos ou de manutenção:· É mais uma oportunidade comunicar com o cliente e dar continuidade ao processo de fidelização!
Armando
Fernandes
(Business
Coach)