.” Não é curto o tempo que temos,
mas dele muito perdemos. A vida é suficientemente longa e com generosidade nos foi dada, para a
realização das maiores coisas, se a empregamos bem. Mas, quando ela se esvai no luxo e na indiferença,
quando não a empregamos em nada de bom, então, finalmente constrangidos
pela
fatalidade, sentimos que ela já passou...” (Séneca - “Sobre a brevidade da
vida”)
O tempo não é elástico, não estica: quando se puxa de um lado, encolhe
do outro. Assim, quanto mais tempo estivermos a trabalhar, menos tempo temos
para nós, para a família e para os amigos. O tempo é uma entidade fixa: 24
horas serão sempre 24 horas!
Em suma:
- O tempo é o nosso recurso mais
importante: não é inesgotável nem irreversível;
- Mais horas de trabalho não equivalem a
maior produtividade;
- O tempo não estica, não é elástico:
“puxando” de um lado, “encolhe” de outro.
Quando, no nosso dia-a-dia, tomamos atitudes que valorizem o nosso
tempo, começaremos a ter maior qualidade de vida.
Tomar a consciência que gestão do nosso tempo é de vital importância para
a nossa felicidade e dos que nos acompanham é fundamental.
Por isso devemos preparar-nos para por em prática técnicas para
poupança de tempo, cumprir as nossas tarefas, reduzindo o stress e assim termos
mais qualidade de vida.
Costumo realizar muitos seminários sobre Gestão do Tempo e o que tento
ensinar são uma série de “truques” que nos podem ajudar a melhorar a sua
gestão.
Por isso vou transcrever alguns dos “truques” ensino para melhorar a
Administração do tempo.
1.
Análise
da carga de trabalho:
- Depois de ter estabelecido os seus objectivos pessoais,
departamentais e da Empresa, pode organizar o seu trabalho. Efectue um registo
diário do tempo que despende em cada tarefa (em períodos de 15 a 30 minutos),
de seguida analise e prepare um plano de melhoria, se possível com o apoio de
um Business Coach
2.
Organização
das tarefas:
- Defina prioridades. Faça uma lista de tarefas Urgente e de tarefas
Importantes. Depois crie regras e cumpra-as.
3.
Organização
pessoal:
- Quando tiver
de fazer um trabalho, deve preparar-se mentalmente para as tarefas que tem de
realizar. Deve tentar descobrir forma de encurtar as tarefas, eliminar etapas
quando possível. Assim o trabalho será mais fácil e rápido.
- Depois comece pela tarefa mais difícil e importante (evite a
tentação de realizar as tarefas mais simples e fáceis, conseguirá uma melhor
gestão do tempo e evitará a tendência para procrastinar).
- Dedique duas horas do seu tempo semanal para se reorganizar. Por
exemplo nas duas últimas horas da próxima sexta-feira, organize-se como se
fosse de férias.
4.
Saiba dizer não:
- Nunca diga que "sim" a nenhuma tarefa ou
actividade sem considerar o investimento do tempo. É necessário ter coragem
para dizer que "não" a solicitações desnecessárias.
5.
Melhore
a forma com que lida com papéis;
6.
Aprenda
a fazer Reuniões;
7.
Tenha
uma atitude militante, leve a mal desperdiçar o seu tempo e seja intransigente
para aqueles que subestimam o seu tempo;
8.
Disfrute do seu tempo livre.
Armando Fernandes
Business Coach
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