17,5 Ideias para fazer crescer um
negócio
A
experiência que tenho no coaching e consultoria de negócios levou-me à presente
reflexão que tenho todo o gosto em partilhar!
1. Encontre o seu nicho de
mercado.
Uma
empresa pequena com recursos limitados, nomeadamente pouco capital e reduzido
número de colaboradores deverá tentar perceber naquilo que faz de melhor,
especializar-se em produzir ou fornecer algo de muito bom e procurar arranjar
os clientes que necessitam dos seus produtos e serviços.
2. A especialização pode ser
uma vantagem comparativa.
As
pequenas empresas têm de pensar na melhor forma de competir com os gigantes.
Elas têm algumas vantagens competitivas, pois conseguem ter maior flexibilidade
para responder rápida e eficazmente aos pedidos que lhe são feitos, assim como
fornecer serviços devidamente personalizados!
3. Crie produtos e serviços
diferentes.
As
pequenas empresas podem personalizar os produtos e serviços que executam
realçando esse facto pois podem apresentar soluções à medida das necessidades
dos clientes. Por isso se a PME estudarem a concorrência e conhecerem
efectivamente as necessidades dos seus clientes podem oferecer coisas
diferentes e personalizadas que encantam os clientes.
4. Impressione os clientes.
Fidelize-os!
Não
é normal ter uma segunda oportunidade por isso a PME deve impressionar desde o
primeiro momento, porque normalmente não tem uma segunda oportunidade.
Quero
com isto dizer que desde o atendimento personalizado (presencial ou ao
telefone), deverá ser preciso, coerente, e criar empatia. Por isso deverá
melhorar todas as suas competências na arte do atendimento e envolvimento com
os clientes.
5. Cuide da sua reputação
É
de facto imperativo que a sua reputação seja boa, não só como pessoa, mas
também da empresa, pois nas PME a empresa confunde-se com os seus
proprietários. Por outro lado a qualidade dos produtos e serviços deve ser
elevada para que cada cliente seja uma máquina de referenciação da sua empresa.
6. Procure a melhoria
constante.
A
falta de cuidado com a qualidade pode levar ao afastamento de clientes, por
isso a preocupação de servir bem, com qualidade no tempo útil (considero o
tempo útil quando o clientes tem necessidade do produto ou serviço). Junte a
esta preocupação a inovação pois assim poderá ir buscar mais clientes e
surpreender os actuais. Por outro lado para os produtos e serviços inovados, há
menor concorrência e por isso podemos conseguir obter mais-valias
significativas.
7. Escute seus clientes com
atenção.
Ouvir
os clientes é a melhor forma de perceber o que eles necessitam. Por outro lado
é forma de criar a empatia necessária para melhorar as vendas. Os clientes
gostam de se sentir importantes e ao serem ouvidos sentem que nos preocupamos
com eles.
O
facto de nos focalizarmos nos clientes ajuda-nos no processo de fidelização, e
torna-os numa ferramenta de marketing para a nossa empresa pois recomendam-nos
aos seus amigos e parceiros
8. Planeie e monitorize a
execução do plano
Diz
Brain Tracy no livro ”que em “cada minuto gasto com planeamento se poupa
dez minutos de execução”.
Ora
um bom planeamento ajuda a aumentar a eficácia do que é realizado, e permite
antecipar os êxitos, controlar os riscos.
Planear
é preparar a viagem, monitorizar é acompanhá-la com o mapa (hoje com o GPS),
verificando a todo o momento se estamos a aproximarmo-nos do objectivo.
9. Inove.
Inove
a sua loja, inove no atendimento, inove nos produtos e serviços. A inovação é o
trampolim para a melhoria continua, e pode ser fundamental para melhorar a
eficácia da sua produção assim como para a sua reputação.
10. Trabalhe de forma
inteligente, saiba gerir o seu tempo
Como
um empresário, você precisa possuir ego – confiança, mais um senso interminável
de urgência desenvolver suas ideias. Por isso uma boa administração do tempo é
fundamental para ter sucesso.
11. Saiba efectivamente qual
o seu ponto de equilíbrio e diminua os seus custos fixos
É
fundamental perceber quais são os seus custos fixo, arranjar forma de ajustar
às necessidades de produção e venda de forma a conseguir melhorar a sua
rentabilidade.
12. Controle financeiramente
a empresa
Controle
as necessidades de tesouraria e programe os seus pagamentos e seja mais
exigente no que respeita aos recebimentos.
13. Faça uma boa gestão do tempo
Agende, reagende e
planeie o seu dia de trabalho. Não consegue realizar tudo o que planeou. É
verdade 99% dos empresários não o conseguem fazer. Mas aqueles que planeiam e
controlam a execução do que planearam tem muito mais sucesso.
14. Recrute bem, integre e
motive os colaboradores
É
fundamental ir buscar os colaboradores que necessitamos, para fazerem aquilo
que queremos que façam, no momento em que é necessário. Criar uma cultura de
envolvimento dos colaboradores, nos resultados e desígnios da empresa.
15. Estabeleça uma política
de parcerias
Não
está sozinho no mundo por isso procure outros empresários como você e
estabeleça parcerias, onde possam partilhar serviços e produtos, assim como
fornecer serviços e produtos complementares.
16. Faça Network
Uma
“Network” é uma rede de contactos pessoais e profissionais organizada, e
estruturada para criar ligações de pessoas, com a finalidade de promover o
intercâmbio de informações, formação e ajuda ao desenvolvimento de negócios.
Uma
rede de contactos é uma das formas mais eficientes de relacionamento
profissional, pois permite conhecer pessoas, cimentar relações e criar
mecanismos de confiança favoráveis ao desenvolvimento de negócios e promoção do
mercado de trabalho.
17. Obtenha Lucros
Como
dizia Samual Gompers, em 1908, “o pior crime para os trabalhadores é o
empresário falhar na obtenção de lucro”.
17,5 A ideia 17,5 é a aplicação prática de todas as
anteriores
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