sexta-feira, fevereiro 01, 2013

"O desafio do Empreendedorismo" - Notícia no Jornal Badaladas


Moderador - 
Jaime Montez da Silva -Jornalista Mais Oeste Rádio

Convidados:
Dr. Casimiro Ramos - Diretor do ISPO
        A Educação e o Empreendedorismo
Dr. Raquel Luz - Gabinete de Apoio às Empresas da CMTV
        As Autarquias e o Empreendedorismo
Armando Fernandes - Business Coach
        Empreendedorismo e Resiliência
Dr. Simão Jorge - ECU 92
       Apoios Financeiros ao Empreendedorismo
José Gonçalves - Chief Operation Officer da Vistapura
       Empreendedorismo na “Primeira Pessoa”
















No Instituto Superior Politécnico do Oeste
Empreendedorismo foi tema de debate


Reportagem do Jornalista Joaquim Ribeiro – Jornal Badaladas

        O  auditório do ISPO (Instituto Superior Poli­técnico do Oeste), em Torres Vedras, foi palco do debate "O desafio do empreendedorismo", que teve lugar no dia 25 de janeiro, numa or­ganização do consultor de negócios Armando Fernandes. O evento foi moderado pelo jorna­lista Jaime Montez da Silva, da Mais Oeste Rádio, que transmitiu o encontro em direto.

       Casimiro Ramos, diretor do ISPO, foi opiri­meiro a intervir para dizer que empreendedor é aquele que cria empresas mas também aquele que é trabalhador por conta de outrém e tem ideias inovadoras para ajudar a empresa a crescer.

       Focado essencialmente no mundo acadé­mico, Casimiro Ramos afirmou que a universidade fornece ferramentas aos seus alunos para que possam adquirir formação, inclusivamente em empresas. "Temos de mudar mentalidades e perceber que temos de fazer coisas em par­ceria. Os bancos e os fundos públicos são ape­nas uma aluda, precisamos de ter parceiros para investir no nosso negócio", disse.

      A opinião geral dos convidados foi que, de facto, o que se pretende é criar uma empresa rentável e para isso é necessário ter urna ideia inovadora e com viabilidade. A melhor estraté­ gia não é apenas pedir um empréstimo bancá­rio ou um subsídio público, que hoje estão ca­da vez mais difíceis de conseguir. A solução mais desejável passa por convencer parceiros com dinheiro para investir em bons projetos. 
     Simão.Jorge, consultor da ECU92, que aju­da pequenas e médias empresas, referiu que o bom projeto é aquele que é viável, avaliado através de um bom plano de negócio. Desde que as condições estejam reunidas para o sucesso, as fontes de financiamento são várias e passam pelo empréstimo de familiares, pelo pedido de adiantamento de todo o subsídio de desemprego ou candidaturas a programas co­munitários, passando ainda por investidores privados ou fundos públicos dirigidos a deter­minados setores. As opções são muitas, mas tudo começa por uma boa ideia com fortes pro­babilidades de rentabilidade. 
      A Câmara Municipal de Torres Vedras pres­ ta um serviço semelhante, através do Gabinete de Apoio às Empresas, criado em 2007, con­forme explicou Raquel Luz. Dois anos depois abriu o Portal de Negócios da autarquia, com cerca de 2.500 empresas registadas. Existe ain­da a rede Oeste Empreendedor, que liga os municípios da região, para além do concurso de ideias e outras iniciativas, como ações de formação. 
      Armando Fernandes, cujo trabalho é precisamente ajudar as pessoas a desenvolver o seu negócio, referiu-se à resiliência necessária aos empreendedores e sublinhou que um negócio passa essencialmente por estabelecer objetivos e metas. A gestão assenta na análise dos resul­tados do passado para planificar o futuro, disse o consultor, que considera que um empresário tem de "vestir três fatos: empreendedor, gestor e técnico". 
        O último convidado a intervir foi José Gon­çalves, da empresa Vistapura, localizada no Parque Tencológico de Óbidos e fundada em 2010, que falou da sua experiência pessoal. Declarou que, no contexto económico atual, é bastante complicado criar uma empresa e exi­ge muito trabalho, mas se for desenvolvido um bom projeto ficam criadas as condições para o êxito. No seu caso, assumiu que desde a ideia até ao sucesso da empresa vai um longo cami­nho, mas é importante não desistir.


Fotos de Inês Honorato -  Rádio Mais Oeste







 Casimiro Ramos
Raquel Luz

Jaime Montez
Simão Jorge
Armando Fernandes
José Gonçalves




Sem comentários:

Enviar um comentário