“Estou muito preocupado como futuro da minha empresa, não sei que fazer para sobreviver?”
Respondi-lhe que não havia nenhuma “receita” milagrosa, que a solução estava nas suas próprias mãos.De seguida efectuei 6 perguntas sobre a sua actividade nos últimos seis meses:
1.· Melhorou ou aperfeiçoou as suas comunicações de marketing?
2.· Criou ou adaptou os seus produtos e serviços de forma a torná-los mais competitivos?
3.· Melhorou a sua proximidade com os seus clientes actuais?
4.· Arranjou novas estratégias para arranjar mais clientes?
5.· Tem presença na Web e é actualizada regularmente?
6.· Que tipo de politica de parcerias tem implementado com outros empresários?
Este cliente teve dificuldade em dar-me respostas positivas a estas 6 questões, pois estava à espera que a crise passasse.
Concordei com ele, que há uma grande crise nos mercados imobiliários, de combustíveis, produtos alimentares, etc., mas retorqui-lhe dizendo que existem empresas onde não há crise.
Porquê é que existem empresas onde não há crise?
- Porque estas empresas não esperam, avançam com estratégias de inovação e marketing:
- adaptando-se às necessidades dos clientes, depois de avaliarem as mensagens que estes lhes transmitem;
- melhorando de forma continuada as suas mensagens de comercialização;-· aumentando a comunicação com os actuais clientes, para saber e fornecer novos produtos e serviços, ajudando a fidelizá-los (é mais barato vender aos clientes actuais do que a novos clientes);
- · desenvolvendo novos produtos e serviços mais competitivos (muitas vezes é possível criar novos produtos e serviços sem grandes investimentos, e com alguma criatividade) ;
- profissionalizando e sistematizando cada vez mais a actividade e por isso conseguindo maior produtividade;-· tentando encontrar novas formas de se conectar com potenciais novos clientes;
-· desenvolvendo e melhorando a sua Internet e presença na WEB;
-· efectuando parcerias com outros empresários…
Concluí com a seguinte frase: Nos negócios estar quieto é pairar e caminhar para o abismo.
É impossível competir na actual situação económica ficando à espera que a crise passe. Como estamos há demasiados anos em crise, e ninguém consegue adivinhar quando acaba, há que agir, porque se ficar à espera que a economia melhore, bem pode ir esperando por uma decepção.
O apoio externo de um especialista em crescimento de negócios poderá ser uma alavanca do processo de transformação pessoal e profissional do empresário, ajudando-o a ter atitudes criativas em vez de atitudes reactivas.
O primeiro passo é ensiná-lo a preparar uma lista dinâmica de actividades de inovação e marketing, conceber um plano de acção suportado em sistemas de medição e testes dos resultados obtidos.
Armando Fernandes
Business Coach
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