Gosto muito desta frase que encontrei num folheto em inglês dos AA (Alcoólicos Anónimos),
e utilizo-a muitas vezes nas minhas apresentações, seminários, workshops e formação.
“Loucura é fazer o mesmo de sempre esperar resultados distintos.”
Numa conjuntura como a actual, onde é muito difícil arranjar clientes é necessário ser mais pró-activo e por isso para conseguirmos melhores resultados temos de ir à luta. Isto é arranjar mais negócios, mais clientes e novos mercados.
A atitude normal no domínio do marketing e vendas de muitos empresários era, abrir a porta, publicar cartões-de-visita em jornais, páginas amarelas, directórios telefónicos baseados em papel e mais recentemente nos equivalentes serviços Web.
Este tipo de promoção era feita sem grandes preocupações nos resultados, e raramente era efectuada a análise do custo / benefício das diversas acções de propaganda.
Este tipo de atitude associada a um conjunto de maus hábitos de gestão levou-me a criar uma lista de maus hábitos e erros no marketing das PME:
- Não tem plano de marketing;
- As actividades de marketing e vendas são fortuitas;
- São realizadas acções pro impulso e por sugestão de outros;
- O plano de marketing não está escrito, nem programado;
- Não tem definido o tipo de clientes que necessita de comunicar
- Tem pouca informação sobre os clientes que necessita;
- Quer fazer tudo muito depressa, cometendo erros;
- Não analisa o custo e o benefício das acções;
- É facilmente influenciado por alguém que lhe vende sonhos;
- As mensagens que lança para o mercado são confusas;
- Não pensa no marketing como um processo de continuidade de negócio;
- Esquece os clientes actuais;
- Não tem política de fidelização de clientes;
- Não está preparado para dar continuidade Às mensagens que passa;
- Pensa que fazer marketing é muito complicado;
- Pensa que fazer marketing é muito caro;
- Só utiliza uma ou poucas ferramentas de marketing;
- Investe todo o seu orçamento em uma ou duas companhas;
- Não é claro nas mensagens que lança para o mercado;
- É incapaz de mostrar a sua preposição única de venda;
- Não utiliza a base de dados de clientes que possui;
- Não criou base de dados de clientes;
- Sonha, e Sonha mas não faz nada para tornar o sonho realidade;
- Não tem marca nem identidade;
- …, e muitos mais.
É demasiado evidente que é necessário ir à luta, mas esta luta deverá ser preparada da mesma forma que um General prepara uma batalha.
Por isso olhe para o que já fez com o marketing e vendas na sua empresa, faça uma análise dos resultados, depois olhe para as armas que tem (produtos e serviços e sua preposição única de venda), olhe para o território (mercado, clientes, gostos, hábitos, necessidades, …), e prepare as estratégias, treine a si próprio e a sua equipa e depois de um plano estruturado onde tenha uma projecção dos custos benefícios vá à luta, pois tem todas as condições de vencer a batalha.
Depois desta primeira vitória trabalhe novamente para as outras batalhas, pois no estado actual do Mundo só sobrevivem aqueles que têm a audácia de mudar!
Sr. Empresário: trabalhe estes conselhos, se tiver necessidade de falar e esclarecer algum conceito inscreva-se numa sessão de coaching, numa das próximas quintas-feiras. Terei muito gosto em esclarecê-lo e ajudá-lo!
Armando Fernandes
Business Coach / Consultor de Negócios
934515241
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