A experiência que tenho no coaching
e consultoria de negócios levou-me a
presente
Reflexão que tenho todo o gosto em
partilhar!
1 – Encontre o seu nicho de
mercado.
Uma empresa
pequena com recursos limitados, nomeadamente pouco capital e reduzido número de colaboradores
devera tentar perceber naquilo que faz de melhor, especializar-se em produzir
ou fornecer algo de muito bom e procurar arranjar
os clientes que
necessitam dos seus produtos e serviços.
2 – A especialização pode ser uma
vantagem comparativa.
As pequenas
empresas tem de pensar na melhor forma de competir com os gigantes.
Elas tem algumas
vantagens competitivas, pois conseguem ter maior flexibilidade para responder rápida e eficazmente aos
pedidos que lhe são feitos, assim
como fornecer serviços devidamente
personalizados!
3 – Crie produtos e serviços
diferentes.
As pequenas
empresas podem personalizar os produtos e serviços que executam realçando esse facto pois podem
apresentar soluções a medida das
necessidades dos clientes.
Por isso se a PME
estudarem a concorrência e conhecerem
efetivamente as necessidades dos seus clientes podem oferecer coisas diferentes
e personalizadas que encantam os clientes.
4 – Impressione os clientes.
Fidelize-os!
Não e normal ter uma segunda
oportunidade por isso
a PME deve
impressionar desde o primeiro momento, porque normalmente não tem uma segunda
oportunidade. Quero com isto dizer que desde o atendimento personalizado
(presencial ou ao telefone), devera ser preciso, coerente, e criar empatia. Por
isso devera melhorar todas as suas competências na arte do atendimento e envolvimento com os clientes.
5 – Cuide da sua reputação
E de facto
imperativo que a sua reputação seja boa, não só como pessoa, mas também da empresa, pois nas PME
a empresa confunde-se com os seus proprietários. Por outro lado a qualidade dos produtos e serviços deve ser elevada para
que cada cliente seja uma máquina de referenciação da sua empresa.
6 – Procure a melhoria constante.
A falta de cuidado
com a qualidade pode levar ao afastamento de clientes, por isso a preocupação de servir bem, com
qualidade no tempo útil (considero o
tempo útil quando o
clientes tem necessidade do produto ou serviço). Junte a esta preocupação a inovação pois assim poderá ir buscar mais clientes e
surpreender os atuais. Por outro lado para os produtos e serviços inovados, há menor concorrência e por isso podemos
conseguir obter maisvalias significativas.
7 – Escute seus clientes com
atenção.
Ouvir os clientes
e a melhor forma de perceber o que eles necessitam. Por outro lado e forma de
criar a empatia necessária para melhorar
as vendas. Os clientes gostam de se sentir importantes e ao serem ouvidos
sentem que nos preocupamos com eles. O facto de nos focalizarmos nos clientes
ajuda-nos no processo de fidelização, e torna-os numa ferramenta de marketing para a nossa empresa
pois recomendam-nos aos seus amigos e parceiros
8 – Planeie e monitorize a
execução do plano
Diz Brain Tracy
no livro ”que em “cada minuto
gasto com planeamento se poupa dez minutos de execução”.
Ora um bom planeamento ajuda a aumentar a eficácia do que e realizado, e permite antecipar os êxitos, controlar os riscos.
Planear e preparar a viagem, monitorizar e acompanha-la com o mapa (hoje com o
GPS), verificando a todo o momento se estamos a aproximarmo-nos do objetivo.
9 – Inove.
Inove a sua loja,
inove no atendimento, inove nos produtos e serviços. A inovação e o trampolim
para a melhoria continua, e pode ser fundamental para melhorar a eficácia da sua produção assim como para a sua reputação.
10 – Trabalhe de forma
inteligente, saiba gerir o seu tempo
Como um empresário, você precisa possuir ego – confiança,
mais um senso interminável de urgência desenvolver suas
ideias. Por isso uma boa administração do tempo e fundamental para ter sucesso.
10,5 – A ideia 10,5 é a aplicação
prática de todas as anteriores
Armando Fernandes
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