A falta de pontualidade é
um dos factores para um decréscimo da produtividade.
Os profissionais do atraso
demonstram que tem um fraco respeito pelos seus parceiros, não estão focados na
eficácia e tem fracas competências na administração de tempo.
Não consegui informações
estatísticas sobre a importância dos atrasos na produtividade nacional, e por
isso decidi efectuar o seguinte exercício.
Imaginemos que temos
marcada uma reunião de trabalho com 5 pessoas.
Cada uma tem um custo por
hora de 20€.
A reunião começa 30
minutos depois, porque 3 pessoas chegaram atrasadas.
Verifica-se pois um
atraso acumulado de 2h30m e por uma perda de 50€.
Imaginemos que este tipo
de situação se verifica 3 vezes por semana, e contando com 47 semanas de
trabalho por ano.
Teríamos atrasos
acumulados de 117,5 (próximo de 3 semanas de trabalho de uma pessoa), e um
custo de 2.350€.
Sr. Empreendedor
sugiro-lhe que faça as suas contas e veja o tempo e os custos dos atrasos na
sua empresa.
Uma pessoa que chega
atrasada a um compromisso, reuniões ou trabalho demonstra uma falta de respeito
pelo tempo das outras pessoas, mas também pelo seu próprio tempo.
Este problema é dramático
e tem grande influência na eficácia das empresas.
Sr. Empreendedor deixo aqui algumas sugestões algumas sugestões para seja e
torne a sua empresa mais pontual:
1.Decida ser pontual. Pense e organize-se para
estar a horas nos compromissos;
2. Registe os seus compromissos na sua agenda, com
a previsão do tempo de deslocação;
3. Organize-se para chegar um pouco mais cedo;
4. Quando tiver de efectuar uma deslocação mais
longa, programe algum do tempo considerando o imprevisto;
5. Quando tem reuniões com os seus colaboradores
seja o primeiro a chegar e lidere a reunião;
6. Faça perceber aos seus colaboradores o custo de
um atraso;
7.Faça perceber que alguém que não pode manter
compromissos na hora certa e não está habituado a manter esses compromissos
está a prejudicar a empresa como colectivo.
8. Implemente uma política visível de pontualidade;
Implementar uma politica de pontualidade é um esforço grande, pois passa
por uma mudança de hábitos. Esta mudança de hábitos é difícil e só se consegue
implementando rotinas de pontualidade, que devem ser repetidas até se tornarem
num novo hábito “SER PONTUAL”.
Para realizar e desenvolver bons negócios é necessário estabelecer
relacionamentos, criar compromissos, comparecer em reuniões (presenciais,
telefónicas, etc.), se os fizermos na hora certa e formos pontuais seremos de
certeza mais consistentes e teremos melhores resultados.
Armando Fernandes
Sem comentários:
Enviar um comentário