terça-feira, setembro 24, 2019
quinta-feira, abril 11, 2019
Importância da Pontualidade
A falta de pontualidade é um dos factores para um decréscimo da produtividade.
Os profissionais do atraso demonstram que tem um fraco respeito pelos seus parceiros, não estão focados na eficácia e tem fracas competências na administração de tempo.
Não consegui informações estatísticas sobre a importância dos atrasos na produtividade nacional, e por isso decidi efectuar o seguinte exercício:
- Imaginemos que temos marcada uma reunião de trabalho com 5 pessoas.
- Cada uma tem um custo por hora de 20€.
- A reunião começa 30 minutos depois, porque 3 pessoas chegaram atrasadas.
- Verifica-se pois um atraso acumulado de 2h30m e por uma perda de 50€.
Imaginemos que este tipo de situação se verifica 3 vezes por semana, e contando com 47 semanas de trabalho por ano.
Teríamos atrasos acumulados de 117,5 (próximo de 3 semanas de trabalho de uma pessoa), e um custo de 2.350€.
Sr. Empreendedor sugiro-lhe que faça as suas contas e veja o tempo e os custos dos atrasos na sua empresa.
Uma pessoa que chega atrasada a um compromisso, reuniões ou trabalho demonstra uma falta de respeito pelo tempo das outras pessoas, mas também pelo seu próprio tempo.
Este problema é dramático e tem grande influência na eficácia das empresas.
Sr. Empreendedor deixo aqui algumas sugestões algumas sugestões para seja e torne a sua empresa mais pontual:
- Decida ser pontual. Pense e organize-se para estar a horas nos compromissos;
- Registe os seus compromissos na sua agenda, com a previsão do tempo de deslocação;
- Organize-se para chegar um pouco mais cedo;
- Quando tiver de efectuar uma deslocação mais longa, programe algum do tempo considerando o imprevisto;
- Quando tem reuniões com os seus colaboradores seja o primeiro a chegar e lidere a reunião;
- Faça perceber aos seus colaboradores o custo de um atraso;
- Faça perceber que alguém que não pode manter compromissos na hora certa e não está habituado a manter esses compromissos está a prejudicar a empresa como colectivo.
- Implemente uma política visível de pontualidade;
Implementar uma politica de pontualidade é um esforço grande, pois passa por uma mudança de hábitos. Esta mudança de hábitos é difícil e só se consegue implementando rotinas de pontualidade, que devem ser repetidas até se tornarem num novo hábito “SER PONTUAL”.
Para realizar e desenvolver bons negócios é necessário estabelecer relacionamentos, criar compromissos, comparecer em reuniões (presenciais, telefónicas, etc.), se os fizermos na hora certa e formos pontuais seremos de certeza mais consistentes e teremos melhores resultados.
Armando Fernandes
Business Coach / Consultor de Negócios
quinta-feira, abril 04, 2019
AUTOEMPREGO OU EMPREENDEDORISMO
http://www.estufa.pt/torresinov-e/agendaver/pt/404/ |
Armando Fernandes irá dinamizar a Workshop a 9 de ABRIL - terça-feira | das 18h às 19h30 Local: Agência Investir Torres Vedras [Edifício CAERO | Rua António Leal Da Ascensão, Torres Vedras] Muitas pessoas sonham com um novo projeto de vida profissional, outras são empurradas para criarem o seu próprio projeto! Qual a solução: - Criar o seu próprio emprego! - Ou, tornarem-se empreendedores! É neste quadro que o workshop "Autoemprego ou Empreendedorismo" será uma breve reflexão sobre os desafios para as decisões que iremos tomar! Na sessão serão abordados os seguintes temas: - Procuro ou crio o meu próprio emprego! - Quero um trabalho ou um negócio? - Como criar o seu próprio negócio? - A armadilha do empreendedorismo! - O segredo está na atitude! - Como criar um negócio rentável? Destina-se a: - Pessoas que querem criar o seu negócio; - Estudantes em fase final de ciclo escolar, antes de procurar trabalho; - Pessoas que queiram refletir sobre o seu futuro profissional; - Desempregados que queiram iniciar um negócio. Esta temática será desenvolvida por Armando Fernandes, Business Coach/Consultor de Negócios. Participação gratuita, sujeita a inscrição. INSCREVA-SE AQUI! +INFO: 925 204 267 ou pelo e-mail torres.inov-e@estufa.pt |
terça-feira, março 19, 2019
Gestão do tempo e qualidade de vida
” Não é curto o tempo que temos, mas dele muito perdemos.
A vida é suficientemente longa e com generosidade nos foi dada, para a realização das maiores coisas, se a empregamos bem.
Mas, quando ela se esvai no luxo e na indiferença, quando não a empregamos em nada de bom, então, finalmente constrangidos pela fatalidade,sentimos que ela já passou...” (Séneca - “Sobre a brevidade da vida”)
.
O tempo não é elástico, não estica: quando se puxa de um lado, encolhe do outro. Assim, quanto mais tempo estivermos a trabalhar, menos tempo temos para nós, para a família e para os amigos. O tempo é uma entidade fixa: 24 horas serão sempre 24 horas!
Em suma:
- O tempo é o nosso recurso mais importante: não é inesgotável nem irreversível;
- Mais horas de trabalho não equivalem a maior produtividade;
- O tempo não estica, não é elástico: “puxando” de um lado, “encolhe” de outro.
Quando, no nosso dia-a-dia, tomamos atitudes que valorizem o nosso tempo, começaremos a ter maior qualidade de vida.
Tomar a consciência que gestão do nosso tempo é de vital importância para a nossa felicidade e dos que nos acompanham é fundamental.
Por isso devemos preparar-nos para por em prática técnicas para poupança de tempo, cumprir as nossas tarefas, reduzindo o stress e assim termos mais qualidade de vida.
Costumo realizar muitos seminários sobre Gestão do Tempo e o que tento ensinar são uma série de “truques” que nos podem ajudar a melhorar a sua gestão.
Por isso vou transcrever alguns dos “truques” ensino para melhorar a Administração do tempo:
1. Análise da carga de trabalho:
- Depois de ter estabelecido os seus objectivos pessoais, departamentais e da Empresa, pode organizar o seu trabalho. Efectue um registo diário do tempo que despende em cada tarefa (em períodos de 15 a 30 minutos), de seguida analise e prepare um plano de melhoria, se possível com o apoio de um Business Coach
2. Organização das tarefas:
- Defina prioridades. Faça uma lista de tarefas Urgente e de tarefas Importantes. Depois crie regras e cumpra-as.
3. Organização pessoal:
- Quando tiver de fazer um trabalho, deve preparar-se mentalmente para as tarefas que tem de realizar. Deve tentar descobrir forma de encurtar as tarefas, eliminar etapas quando possível. Assim o trabalho será mais fácil e rápido.
- Depois comece pela tarefa mais difícil e importante (evite a tentação de realizar as tarefas mais simples e fáceis, conseguirá uma melhor gestão do tempo e evitará a tendência para procrastinar).
- Dedique duas horas do seu tempo semanal para se reorganizar. Por exemplo nas duas últimas horas da próxima sexta-feira, organize-se como se fosse de férias.
4. Saiba dizer não:
- Nunca diga que "sim" a nenhuma tarefa ou actividade sem considerar o investimento do tempo. É necessário ter coragem para dizer que "não" a solicitações desnecessárias.
5. Melhore a forma com que lida com papéis;
6. Aprenda a fazer Reuniões;
7. Tenha uma atitude militante, leve a mal desperdiçar o seu tempo e seja intransigente para aqueles que subestimam o seu tempo;
8. Disfrute do seu tempo livre.
Armando Fernandes
Business Coach
terça-feira, março 05, 2019
A armadilha do empreendedorismo
A armadilha do empreendedorismo
1. Ser o seu próprio patrão
2. Ganhar mais dinheiro
3. Procura de novos desafios
4. Sair do desemprego
5. Combinar o trabalho e a vida privada
6. Satisfação no Trabalho
7. Viver de uma fobia
8. Ideia de novos serviços/produtos
9. Possibilidade de ter a sua própria profissão
10. Idade dos Filhos
11. Tradição familiar
Com estes motivos é normal qualquer pessoa ter um ataque de empreendedorismo., e por isso tenta criar o seu próprio negócio. A partir desse dia a sua vida não vai ser a mesma.
Os espinhos do negócio
Segundo os dados do Eurostat, 78,3% das empresas europeias nascidas em 2001 desapareceram e das empresas criadas em 1998 passados 5 anos só sobreviveram 47,5%
Em Portugal só sobreviveram 71,6% das empresas criadas em 1998 após dois anos de vida.
Nos Estados Unidos todos os anos são criadas mais 1.000.000 de novas pequenas empresas, 40% não sobrevivem um ano, 80% não sobrevivem 5 anos, e destes outros 80% não sobrevivem mais de 5 anos. Isto quer dizer que só 1,6% das empresas sobrevivem mais de 10 anos.
Porque será que tanta gente quer realizar negócios e só uma pequena parte tem sucesso?
Será um mistério porque tanta gente investe o seu tempo, as suas energias, o seu capital, a sua vida para investir num negócio para falhar, ou então para ir sobrevivendo?
Onde é que está o segredo?
O segredo para o sucesso está no processo que desenvolveu o seu negócio, está na sistematização que transforma um pequeno negócio numa organização com um potencial de desenvolvimento de resultados.Quando alguém toma a iniciativa de ser empresário assume o papel de 3 personagens:
1ª Empreendedor,
2ª Gestor;
3ª Técnico.
O problema é de facto saber qual a personagem que domina.
O negócio inicia-se e as diversas facetas normalmente são conflituosas.
Na primeira fase o empresário aplica 30% do seu tempo como empreendedor, 30% como gestor e 40% como técnico.
Passado alguns anos o empresário perde o espírito empreendedor e passa a ser simplesmente 25% gestor e 75% técnico, começa então a caminhar para o abismo e alimentar as estatísticas de empresas a encerrar.
Para ter sucesso e expandir o negócio o empresário tem de dar preponderância à sua personalidade como empreendedor, e procurar novos clientes, novos negócios, novos mercados e melhorar a sua produtividade.
A maioria dos empresários tem dificuldade em conseguir assumir novamente a personalidade de empreendedor, pois tem que sair da sua zona de conforto. Por isso o apoio e treino prestado por um profissional especializado em ajudá-lo poderá ser a forma mais rápida e eficaz para conseguir obter mais e melhores resultados
Sr. Empresário: trabalhe estes conselhos, se tiver necessidade de falar e esclarecer algum conceito inscreva-se numa sessão de coaching, numa das próximas quintas-feiras. Terei muito gosto em esclarecê-lo e ajudá-lo!
Armando Fernandes
Business Coach / Consultor de Negócios
terça-feira, fevereiro 05, 2019
Frases que me inspiram
"A esperança não é um sonho, mas uma forma de tornar os sonhos realidade". - L.J. Cardina Suenens
"O sucesso é de 10 por cento de inspiração e 90 por cento transpiração". - Thomas Edison
"As asas dão maior ascensão contra o vento, não com ele." - Winston Churchill
"Os sonhos são apenas tolices para aqueles que não os possuem." - Peter Reese.
"As grandes coisas não são feitas por impulso, mas por uma série de pequenas coisas, todas juntas. "- Vincent van Gogh
"Um passo - escolher um objectivo e cumpri-lo - muda tudo." - Scott Reed
"Não meço o sucesso de um homem por quão alto ele sobe, mas quão alto ele salta quando está no fundo. "- George Patton
"A diferença entre uma pessoa de sucesso e os outros, não é falta de força, nem de conhecimento, mas falta de vontade."- Vince Lombardi
"Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que vimos quando retiramos os olhos do nosso objectivo. "- Henry Ford
"O sucesso é atingido por aqueles que se atrevem a agir. Raramente atinge os que estão sempre com medo das consequências."- Jawaharlal Nehru
terça-feira, agosto 14, 2018
Gestão de Carteira de Clientes - Principio de Pareto
Em sessões de coaching com um cliente apresentei-lhe o principio 80-20, criado por Joseph Juran e que deu o nome de lei de Pareto em homenagem a Vilfredo Pareto economista italiano, que afirma que para muitos fenómenos, 80% das consequências advêm de 20% das causas.
Esta apresentação foi utilizada
para análise de uma carteira de clientes e onde se concluiu que 20% dos
clientes representavam 80% dos rendimentos da empresa.
Também se concluiu que estavam
concentrados nestes 20% de clientes 80% dos problemas do negócios, pois estão
concentrados nestes clientes aqueles que são mais exigentes, também é neles que
devemos concentrar muito do esforço.
Decidimos efetuar uma recolha de
informação estatística da faturação e obtivemos os seguintes dados:
Verificamos que estávamos perante
um caso tipo de aplicação da regra de Pareto, sugeri então a realização
da análise A, B, C ou D(*) , por tipo ou categoria de cliente para o
negócio, e concluiu então o meu cliente que os clientes tipo D estavam mortos,
ainda que alguns poderiam ser ressuscitados pois tinham sido ignorados
constantemente.
Que os clientes do Tipo A
deveriam ser tratados com rigor, e que as relações deveriam ser ampliadas pois
a perca de um cliente destes representa em média 1,52% das vendas da empresa.
Os clientes do Tipo A e B
deveriam ser ajudados nos processos de compra pois havia ainda um potencial que
não estava a ser usado. Foi estabelecida um objetivo de aumento de vendas em
20% para os primeiros 6 meses de 2013, sendo estabelecidas estratégias para
aumento do número de clientes e para que aumentasse também o volume de
negócios. Foram também estabelecida umas politica de descontos em função de
prazos de pagamentos.
Estamos a meio de junho e da
análise da informação da faturação de Maio verificamos um aumento de 22,62% nas
vendas desde o inicio do ano.
Houve um pequeno aumento do
número de clientes tipo A e B e a venda média
Para os clientes do tipo A e B
foram preparadas estratégias personalizadas que levaram a um aumento da
eficácia do processo de distribuição e entrega. O fato é que o valor da venda
média teve um aumento em cerca de 8%!
Armando Fernandes
Business Coach
quinta-feira, julho 26, 2018
Check list de um bom vendedor
Depois de ministrar algumas workshop
"Como criar e dirigir uma Equipa de Vendas" decidi criar um check
list de um vendedor. Consegui caraterizar 28 situações que coloquei na lista.
PARA O CONTATO INICIAL COM O CLIENTE /
ORGANIZAÇÃO E PREPARAÇÃO DA PRIMEIRA ABORDAGEM
1. Preparação: - Antes do contato direto com
o cliente, investiga pelo menos algo sobre a empresa, a pessoa e a atividade;
2. Preparação: - Observa o escritório,
instalações ou fabrica, decoração, diplomas, para encontrar algo coisas que
tenha em comum, para servir de quebra-gelo;
3. Preparação: -Tenta conhecer algo sobre os
interesses pessoais, passatempos ou família do cliente (interlocutor);
4. Preparação: - Prepara-se para escutar em 80% do tempo e falar só 20%;
5. . Preparação: - Organiza-se para fazer uma
abordagem simples e adequada dos negócios;
6. Preparação: - Elabora perguntas sobre as
metas, desafios, e a forma de estar do teu cliente e da sua empresa;
ANTES DA NEGOCIAÇÃO - PERGUNTAS
7. Pergunta: - Se existe alguém além dele que
possa estar incluído no processo de tomada de decisão?
8. Pergunta: - Que requisito deverá ter um
fornecedor para seja possível efetuar um fornecimento?
9. Pergunta: - Se puder mudar qualquer cosa
sobre o produto ou serviço do seu atual fornecedor o que mudaria?
CONVERSA COM O CLIENTES
10. Conversa: - Faz perguntas abertas para perceber melhor o
que o cliente realmente deseja?
11. Conversa: - Primeiro
devem ser feitas perguntas gerais, para de seguida desencadear outras mais
específicas que ajudem a descobrir as necessidades do cliente?
12. Conversa: - Perceber
quem, onde, para quê quando como haverá necessidade do cliente ter qualquer
necessidade?
13. Conversa: - Prepara
algumas perguntas simples para efetuar ao cliente.
Ex: “Fale-me sobre …
“, “Descreva-me …”, “Explique-me …”
14. Conversa: - Percebe
quais as principais motivações de compra do Cliente?
LIDAR COM OBJEÇÕES
15. Objeções: -Escutar
as objeções com muita atenção.
16. Objeções: - Organizar
as respostas e transformá-las perguntas positivas. Devem ser efetuadas
pausadamente de para que o cliente as compreenda.
17. Objeções: - Tenta perceber se é de fato uma objeção ou é um pretexto. Tenta
saber as razões específicas das objeções pois na sua maioria são pretextos!
18. Objeções: -Tenta
reformular a razão da compra mantendo atitudes positivas.
19. Objeções: - Se perceberes a objeção deves preparar e
responder de forma detalhada à objeção.
APRESENTAÇÃO – DEMONSTRAÇÃO
20. Apresentação: - Fundamenta nas
apresentações as ventagens do teu produto ou serviço para o cliente?
21. Apresentação: - Enfatiza os
benefícios! Muito mais que as características! Relaciona os benefícios com as
necessidades do cliente?
22. Apresentação: - Certifica-te
que o cliente compreendeu os benefícios que apresentas-te!
FECHO DA VENDA
23. Fecho: - Conseguiste que
o cliente percebe-se os benefícios das soluções que apresentas-te, e que os
mesmos foram bem identificados?
24. Fecho: - Assume
que a venda está feita e pede-lhe que faça a encomenda.
25. Fecho: - Provocaste
o fecho da venda com as seguintes perguntas:
a. Como e a quem devo entregar o produto?
b. Vamos iniciar o serviço no dia ….
c. Devo passar a fatura em nome de …
PÓS VENDA e ACOMPANHAMENTO
26. Acompanhamento:- Agradecer a encomenda
e acompanhar o processo de entrega
27. Acompanhamento:- Se fizeste um bom
trabalho, tenta obter cartas de referência, ou indicações para novos negócios
ou clientes
28. Acompanhamento:- Tenta
deixar uma porta aberta para contatos no futuro. Com a sugestão de visitas ou
chamadas periódicas. Nota: nestas visitas ou chamadas tenta arranjar informação
relevante que possa dar mais benefícios ao cliente, pois assim conseguirás mais
vendas e fidelização.
Armando Fernandes
10,5 Ideias para fazer crescer um negócio
A experiência que tenho no coaching
e consultoria de negócios levou-me a
presente
Reflexão que tenho todo o gosto em
partilhar!
1 – Encontre o seu nicho de
mercado.
Uma empresa
pequena com recursos limitados, nomeadamente pouco capital e reduzido número de colaboradores
devera tentar perceber naquilo que faz de melhor, especializar-se em produzir
ou fornecer algo de muito bom e procurar arranjar
os clientes que
necessitam dos seus produtos e serviços.
2 – A especialização pode ser uma
vantagem comparativa.
As pequenas
empresas tem de pensar na melhor forma de competir com os gigantes.
Elas tem algumas
vantagens competitivas, pois conseguem ter maior flexibilidade para responder rápida e eficazmente aos
pedidos que lhe são feitos, assim
como fornecer serviços devidamente
personalizados!
3 – Crie produtos e serviços
diferentes.
As pequenas
empresas podem personalizar os produtos e serviços que executam realçando esse facto pois podem
apresentar soluções a medida das
necessidades dos clientes.
Por isso se a PME
estudarem a concorrência e conhecerem
efetivamente as necessidades dos seus clientes podem oferecer coisas diferentes
e personalizadas que encantam os clientes.
4 – Impressione os clientes.
Fidelize-os!
Não e normal ter uma segunda
oportunidade por isso
a PME deve
impressionar desde o primeiro momento, porque normalmente não tem uma segunda
oportunidade. Quero com isto dizer que desde o atendimento personalizado
(presencial ou ao telefone), devera ser preciso, coerente, e criar empatia. Por
isso devera melhorar todas as suas competências na arte do atendimento e envolvimento com os clientes.
5 – Cuide da sua reputação
E de facto
imperativo que a sua reputação seja boa, não só como pessoa, mas também da empresa, pois nas PME
a empresa confunde-se com os seus proprietários. Por outro lado a qualidade dos produtos e serviços deve ser elevada para
que cada cliente seja uma máquina de referenciação da sua empresa.
6 – Procure a melhoria constante.
A falta de cuidado
com a qualidade pode levar ao afastamento de clientes, por isso a preocupação de servir bem, com
qualidade no tempo útil (considero o
tempo útil quando o
clientes tem necessidade do produto ou serviço). Junte a esta preocupação a inovação pois assim poderá ir buscar mais clientes e
surpreender os atuais. Por outro lado para os produtos e serviços inovados, há menor concorrência e por isso podemos
conseguir obter maisvalias significativas.
7 – Escute seus clientes com
atenção.
Ouvir os clientes
e a melhor forma de perceber o que eles necessitam. Por outro lado e forma de
criar a empatia necessária para melhorar
as vendas. Os clientes gostam de se sentir importantes e ao serem ouvidos
sentem que nos preocupamos com eles. O facto de nos focalizarmos nos clientes
ajuda-nos no processo de fidelização, e torna-os numa ferramenta de marketing para a nossa empresa
pois recomendam-nos aos seus amigos e parceiros
8 – Planeie e monitorize a
execução do plano
Diz Brain Tracy
no livro ”que em “cada minuto
gasto com planeamento se poupa dez minutos de execução”.
Ora um bom planeamento ajuda a aumentar a eficácia do que e realizado, e permite antecipar os êxitos, controlar os riscos.
Planear e preparar a viagem, monitorizar e acompanha-la com o mapa (hoje com o
GPS), verificando a todo o momento se estamos a aproximarmo-nos do objetivo.
9 – Inove.
Inove a sua loja,
inove no atendimento, inove nos produtos e serviços. A inovação e o trampolim
para a melhoria continua, e pode ser fundamental para melhorar a eficácia da sua produção assim como para a sua reputação.
10 – Trabalhe de forma
inteligente, saiba gerir o seu tempo
Como um empresário, você precisa possuir ego – confiança,
mais um senso interminável de urgência desenvolver suas
ideias. Por isso uma boa administração do tempo e fundamental para ter sucesso.
10,5 – A ideia 10,5 é a aplicação
prática de todas as anteriores
Armando Fernandes
quarta-feira, julho 25, 2018
A pontualidade aumenta a produtividade!
A falta de pontualidade é
um dos factores para um decréscimo da produtividade.
Os profissionais do atraso
demonstram que tem um fraco respeito pelos seus parceiros, não estão focados na
eficácia e tem fracas competências na administração de tempo.
Não consegui informações
estatísticas sobre a importância dos atrasos na produtividade nacional, e por
isso decidi efectuar o seguinte exercício.
Imaginemos que temos
marcada uma reunião de trabalho com 5 pessoas.
Cada uma tem um custo por
hora de 20€.
A reunião começa 30
minutos depois, porque 3 pessoas chegaram atrasadas.
Verifica-se pois um
atraso acumulado de 2h30m e por uma perda de 50€.
Imaginemos que este tipo
de situação se verifica 3 vezes por semana, e contando com 47 semanas de
trabalho por ano.
Teríamos atrasos
acumulados de 117,5 (próximo de 3 semanas de trabalho de uma pessoa), e um
custo de 2.350€.
Sr. Empreendedor
sugiro-lhe que faça as suas contas e veja o tempo e os custos dos atrasos na
sua empresa.
Uma pessoa que chega
atrasada a um compromisso, reuniões ou trabalho demonstra uma falta de respeito
pelo tempo das outras pessoas, mas também pelo seu próprio tempo.
Este problema é dramático
e tem grande influência na eficácia das empresas.
Sr. Empreendedor deixo aqui algumas sugestões algumas sugestões para seja e
torne a sua empresa mais pontual:
1.Decida ser pontual. Pense e organize-se para
estar a horas nos compromissos;
2. Registe os seus compromissos na sua agenda, com
a previsão do tempo de deslocação;
3. Organize-se para chegar um pouco mais cedo;
4. Quando tiver de efectuar uma deslocação mais
longa, programe algum do tempo considerando o imprevisto;
5. Quando tem reuniões com os seus colaboradores
seja o primeiro a chegar e lidere a reunião;
6. Faça perceber aos seus colaboradores o custo de
um atraso;
7.Faça perceber que alguém que não pode manter
compromissos na hora certa e não está habituado a manter esses compromissos
está a prejudicar a empresa como colectivo.
8. Implemente uma política visível de pontualidade;
Implementar uma politica de pontualidade é um esforço grande, pois passa
por uma mudança de hábitos. Esta mudança de hábitos é difícil e só se consegue
implementando rotinas de pontualidade, que devem ser repetidas até se tornarem
num novo hábito “SER PONTUAL”.
Para realizar e desenvolver bons negócios é necessário estabelecer
relacionamentos, criar compromissos, comparecer em reuniões (presenciais,
telefónicas, etc.), se os fizermos na hora certa e formos pontuais seremos de
certeza mais consistentes e teremos melhores resultados.
Armando Fernandes
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