Continuando as notas de leitura ao livro de Harry Beckwith
“What clients love – a field guide to growing your business”
O autor fala-nos de blocos de construção de relação,
baseados em Comunicações Claras.
Diz-nos que estamos na era da informação e com uma
sobrecarga de opções.
Nos anos setenta tínhamos poucas opções de escolha. Hoje em
dia, simplesmente com um telefone e suas funções infinitas como pesquisa,
chamadas em espera, reencaminhamento de chamadas, identificador de chamadas,
correio eletrónico, etc. e porque a mente das pessoas está cheia de informações
e opções a mensagem que temos de transmitir tem de ser clara simples e visual.
Informação rápida:
- Que imagem usa para transmitir a sua mensagem?
- Consegue criar a expectativa de que é confiável e qualificado?
- A publicidade que produz distingue-o dos outros?
- Os seus materiais são feitos com a melhor qualidade?
- Consegue dominar a arte de criar uma grande primeira impressão?
- Não crie estereótipos negativo?
- Simplifique tudo. Crie mensagens simples e claras. Coloque as pessoas confortáveis com clareza e simplicidade
- Faça chamadas a frio (cold calls).
- Coloque os jornais a rádio ou na TV a falar de si.
- Faça publicidade.
- Um artigo pode levar a um longo caminho. Editores dos jornais locais estão sempre à procura de material para preencher o espaço.
- Seja um escritor profissional, numa revista, ou num blog digo eu! É um ´serio investimento no seu público e de relações públicas!
- Obtenha depoimentos, mas cuidado com eles. Só funcionam se a pessoa tem testemunho credível e autoridade.
- Evite o uso de palavras como de classe mundial, certificada ISO, qualidade superior. Em vez disso, substituí-as com provas.
- Evite superlativos. Evite clichés, utilize o discurso direto.
- Seja específico. A chave é ser breve. As pessoas querem a sua informação rápida e direta.
- Deve descrever o que o faz diferente e excelente, em 25 palavras ou menos.
- Prepare uma mensagem que todos percebam, edite-a e reescreva-a até o conseguir
- Verifique se o seu modelo de campanha é o da vodka Absolut. Simples, visual, implícita, diferente, e obsessivo. “Absolut brilliance”.
Armando Fernandes
Business Coach
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