"Tudo o que você pode fazer, ou sonhar, comece. Ousadia
tem genialidade, poder e magia. Comece agora. " Goethe
Nota de leitura do livro de Harry Beckwith “What clients love" - (1)
Estou lendo
o livro de Harry Beckwith “What clients love – a field guide to growing your
business”
Caro empreendedor vale a pena ler este livro que começa com
a seguinte questão:
- Será o seu negócio possível? Terá o seu negócio êxito?
- Primeiro tente responder à seguinte pergunta: - O que é que as pessoas gostam?
Não é importante o que os clientes dizem que querem. A verdade é que os clientes na maioria das vezes não sabem o que querem!
O que é importante é que o empresário faça perceber aos clientes que aquilo que tem para oferecer é exactamente aquilo que eles querem.
Explica Harry Beckwith que nenhum cliente pensou que precisava do multibanco e cartões de crédito, da Disneylândia , dos telemóveis. Estes produtos e conceitos foram criados por empresários brilhantes que pensaram que as pessoas adorariam ter estes produtos ou serviços e criaram-nos para os clientes os usarem e adrorarem.
Transmite também algumas ideias de como devemos desenhar os nossos projectos empresariais:
- Manda-nos ponderar sobre a forma de como faríamos concorrência ao nosso negócio, depois desta ponderação conseguiu identificar uma fraqueza. Se quizer melhorar o seu negócio elimine essa fraqueza!
- Manda-nos fazer esta pergunta a nós próprios. “Se eu começar do zero, o que é que faria diferente?”
- Mostra-nos que o valor de planear está no processo de planeamento pois ele ensina-nos muito sobre os colaboradores, clientes e mercado!
- Manda-nos encontrar o “white hot center”. Existem especialistas, editores de opinião, pessoas com poder e influência que tem capacidade de criar seguidores e conseguem ditar as escolhas aos clientes. Use-os.
Depois apresenta-nos os seguintes 14 Princípios de Planeamento:
1. Esqueça o futuro. Temos previsões e profecias,
podem não ser verdadeiras! As pessoas pensavam TV eliminaria a necessidade de
rádio. Não aconteceu! Devemos planear nas nossas previsões e de acordo com
aquilo que entendemos que as pessoas irão adorar.
2. Pare de ouvir. Os homens não admitem que choram!
As pessoas não se revelam facilmente O
público do sexo masculino nunca vai admitir que derramar lágrimas. Quando fazemos
pesquisas ao mercado devemos olhar para aquilo que não é visível!
3. Celebre a loucura. Porque é que as pessoas ficam
uma noite inteira sentadas a ver um reality show? A sua ideia pode parecer tola
, por ser tola é que funciona!
4. Resistir autoridade. Coloque 8 pessoas em uma sala
e veja como a personalidade Alfa se assume. Se você é um Alfa, deverá aprender
a ouvir pois os outros tem também ideias;
5. Olhe para os especialistas com cepticismo;
6. Cuidado com as pesquisas científicas de mercado,
elas raramente revelam o que os clientes realmente gostam;
7. Desconfie da sua experiência e memória. Às vezes, nós
lembramo-nos de coisas que nunca aconteceram. Noventa por cento das testemunhas
oculares de crimes transmitem dados errados;
8. Confiança e desconfiança. Não permita que as
convicções de outras pessoas fortes o influenciem. Eles usam a confiança como
ferramenta de persuasão;
9. Evite a
perfeição. Busque a excelência profissional;
10.
O senso comum vai mantê-lo longe de problemas,
mas romper requer imaginação.
11.
Abrace impaciência. As grandes organizações
sofrem de inércia. É necessário manter o negócio em constante movimento;
12.
Procure a água. Nunca sabe onde a água está até
a encontrá-la;
13.
Gaste menos tempo num determinado plano, e envie
equipas pequenas em diferentes direcções. Nada no negócio está garantido.
Sucesso do passado não é a garantia de futuro. Para aprender e viver é
necessário continuar a trabalhar;
14.
Procure o investimento que tragam maiores
retornos. Cada minuto e cada nota gasta deverá trazer benefícios maiores que o
investimento. Esteja sempre e sempre atento para conseguir melhores resultados.
Armando Fernandes
Business Coach
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