O BNI Referências vai estar em destaque na rádio Mais Oeste
Sábado dia 7 às 11h no programa "Na ponta da língua" da rádio Mais Oeste sobre a Feira de S. Pedro em Torres Vedras irão passar várias entrevistas a membros do BNI Referências.
Armando Fernandes - Business Coach (*)
Francisco Simões - Ideia Continua - Carpintaria, Lda
Maria Virgínia Melicias (*) - Serena Idade, Lda
Victor Martinho - Imobiliária
(*) Colaboradores e colonistas da rádio e jornal Mais Oeste
Para ouvir sintonize o 94,2 FM ou clique
sexta-feira, julho 06, 2012
Dica 6 Julho - Gerir o Tempo como um empreendedor - Planear
Minimize as Actividades Não Planeadas – todos os dias deverão ser planeados em blocos de 30 minutos – desde o início até ao final do dia
quinta-feira, julho 05, 2012
Como transformar uma reclamação de um cliente num processo de fidelização I
Como transformar uma reclamação de um cliente num processo de fidelização
Todos temos dificuldade em aceitar críticas, apesar de afirmarmos muitas vezes que estamos dispostos a ouvi-las com o objectivo de nos corrigirmos.
De facto todos gostamos é de elogios. São o alimento do nosso Ego e com eles dificilmente conseguimos melhorar o que quer que seja.
No entanto é com os erros e a críticas que nós conseguimos crescer e melhorar.
Na nossa vida pessoal e profissional devemos promover processos de analise critica ao nosso desempenho, pois assim podemos promover mudanças para melhorar o nosso desempenho.
As empresas perceberam que o cliente é a razão da sua existência e sobrevivência e por isso criaram os Serviços de Atendimento ao Cliente. No entanto a maioria não está preparada para receber criticas e reclamações.
Por isso é importante que os dirigentes das empresas entendam que o processo de reclamações os ajudará a melhorar os serviços prestados e fidelizar clientes.
As reclamações têm uma grande importância nas relações entre os clientes e empresa, porque só através delas é que se consegue perceber o que há que melhorar.
É através das reclamações que a empresa fica consciente dos erros, e assim pode promover a sua correcção rápida com eficácia.
Por outro lado o cliente quando reclama está a fornecer informação valiosa, dando a chance de melhorar os serviços prestados.
Se esta chance não for desperdiçada, temos de certeza um cliente mais satisfeito e fidelizado. Por outro lado com a lição recebida temos todas as condições para impedir a concretização desse erro.
A realidade é muito dura pois a maioria dos clientes insatisfeitos não reclama, permanecem calados, e procuram outros fornecedores.
Portanto, as reclamações dos clientes devem ser encaradas com naturalidade e sempre bem recebidas, além de investigadas a fundo.
Armando Fernandes
Business Coach
Dica 5 Julho - Gerir o Tempo como um empreendedor - Planear
Bloqueie o seu tempo – Agende por defeito
quarta-feira, julho 04, 2012
Vou estar no stand do BNI Referências na Feira de São Pedro quarta-feira 4 de Julho de 2012
Vou estar no stand do BNI Referências na
Feira de São Pedro quarta-feira 4 de Julho de 2012
Convido todos os meus amigos a passarem no domingo à
noite pelo stand do BNI Referências onde terão a
oportunidade de conhecer como se faz Network de forma estruturada em Torres
Vedras e em todo o Mundo.
Estarei lá com os seguintes membros:
Victor Martinho – Victor Martinho Imobiliária
Francisco Simões - Ideia
Continua - Carpintaria, Lda
A rádio Mais Oeste vai
estar no Stand do BNI
Com stand da suas empresas estarão também na feira os
seguintes membros do BNI Referências:
·
Anacleto Félix, proprietário da
empresa Felixtérmica -
Climatização e Canalização, Lda - Climatização
·
Sempre presente – Carlos Bartolomeu
- Consultor e Analista Informático
Actividade de Referência no Stand da Serena
Idade - Campeonato Serena Idade para Avós e Netos!
Programa Oficial para Quarta-feira 04 de Julho
·
19h00| Stand ATV: Atividade de Xadrez
·
19h00| Stand ATV: Atividades de
Ciência
·
19h00| Stand ATV: Jogo de Orientação
·
21h00| Animação itinerante
·
21h30| Stand ATV: Atividade de
Escalada/Slide
·
22h00| Bares: Cor de Rock
terça-feira, julho 03, 2012
Vou estar no stand do BNI Referências na Feira de São Pedro terça-feira 3 de Julho de 2012 das 21h às 23h
Vou estar no stand do BNI Referências na Feira de São Pedro terça-feira 3 de Julho de 2012 das 21h às 23h
Convido todos os meus amigos a passarem no domingo à noite pelo stand do BNI Referências onde terão a oportunidade de conhecer como se faz Network de forma estruturada em Torres Vedras e em todo o Mundo.
Programa da Feira de São Pedro para segunda-feira 2 de Julho de 2012
No Stand do BNI Referências terá a oportunidade de conhecer como se faz Network de forma estruturada em Torres Vedras e em todo o Mundo
Hoje estão lá os seguintes membros:
César Belisário - Medidas Simbólicas - Construção Civil
Virginia Melicias - Serena Idade
Os seguintes membros do BNI Referências teem stands próprios na Feira de S. Pedro 2012
· Anacleto Félix, proprietário da empresa Felixtérmica - Climatização e Canalização, Lda - Climatização
· Filipe Soares Franco proprietário da empresa Filipe Soares Franco, Lda - Contabilidade
· Joaquim Mota - Chefe de Vendas em Torres Vedras da Empresa SACEL - Representante da Citroen
· Maria Virgínia Melicias proprietária da empresa Serena Idade, Lda - Serviços para Séniores
· Telmo Neves proprietário da empresa Infinite Green - Energias Renováveis
· Sempre presente – Carlos Bartolomeu - Consultor e Analista Informático
Actividade de Referência no Stand da Serena Idade - Campeonato Serena Idade para Avós e Netos!
Programa Oficial da Feira para Terça-feira 03 de Julho
19h00| Stand ATV: Atividade de Xadrez
19h00| Stand ATV: Atividades de Ciência
19h00| Stand ATV: Jogo de Orientação
21h00| Animação
Itinerante
21h30| Stand ATV: Atividade de Escalada/Slide
22h00|
Bares: Nelo Ribeiro
segunda-feira, julho 02, 2012
Vou estar no stand do BNI Referências na Feira de São Pedro Segunda-feira 2 de Julho de 2012 das 21h às 23h
Convido todos os meus amigos a passarem no domingo à noite pelo stand do BNI Referências onde terão a oportunidade de conhecer como se faz Network de forma estruturada em Torres Vedras e em todo o Mundo.
Programa da Feira de São Pedro para segunda-feira 2 de Julho de 2012
No Stand do BNI Referências terá a
oportunidade de conhecer como se faz Network de forma estruturada em Torres
Vedras e em todo o Mundo
Hoje estão lá os seguintes membros:
Fernando Ferreira – Construtintas
Nuno Antunes – Comércio de Sucatas
Os seguintes membros do BNI Referências teem stands
próprios na Feira de S. Pedro 2012
·
Anacleto Félix, proprietário da empresa Felixtérmica - Climatização e Canalização, Lda -
Climatização
·
Filipe Soares Franco proprietário da empresa Filipe Soares Franco, Lda - Contabilidade
·
Joaquim Mota - Chefe de Vendas em Torres Vedras
da Empresa SACEL - Representante
da Citroen
·
Maria Virgínia Melicias proprietária da empresa Serena Idade, Lda - Serviços
para Séniores
·
Telmo Neves proprietário da empresa Infinite Green - Energias
Renováveis
·
Sempre presente – Carlos Bartolomeu - Consultor e
Analista Informático
Actividade de Referência no Stand da Serena Idade - Campeonato Serena Idade para Avós e Netos!
Programa Oficial da feira para o dia
02 de Julho
19h00| Stand ATV: Atividade de Xadrez
19h00| Stand ATV: Atividades de Ciência
19h00| Stand ATV: Jogo de Orientação
21h00| Animação
itinerante
21h30| Stand ATV: Atividade de Escalada/Slide
22h00| Hélio
Moreira 4tet
sábado, junho 30, 2012
Vou estar no stand do BNI Referências na Feira de São Pedro Domingo 1 de Julho de 2012
Convido todos os meus amigos a passarem no domingo à noite pelo stand do BNI Referências onde terão a oportunidade de conhecer como se faz Network de forma estruturada em Torres Vedras e em todo o Mundo.
Estarei lá com os seguintes membros:
- Ricardo Rodrigues VilaGestCondomónios - Gestão Condomínios
- Samuel Silva - Silva & Carvalho, Lda Serralharia Civil
- Nuno Figueiredo - Nuno Figueiredo Paixão Seguros
- Armando Fernandes - Armando Fernandes - Business Coach
Com stand da suas empresas estarão também na feira os seguintes membros do BNI Referências:
- Anacleto Félix, proprietário da empresa Felixtérmica - Climatização e Canalização, Lda - Climatização
- Filipe Soares Franco proprietário da empresa Filipe Soares Franco, Lda - Contabilidade
- Joaquim Mota - Chefe de Vendas em Torres Vedras da Empresa SACEL - Representante da Citroen
- Maria Virgínia Melicias proprietária da empresa Serena Idade, Lda - Serviços para Séniores
- Telmo Neves proprietário da empresa Infinite Green - Energias Renováveis
- Sempre presente – Carlos Bartolomeu - Consultor e Analista Informático
Actividade de Referência no Stand da Serena Idade - Campeonato Serena Idade para Avós e Netos!
Programa oficial da Feira para dia 1
- 17h00| Bares: 1.º Festival de Folclore Feira São Pedro – Ranchos do Varatojo, Campelos e Furadouro
- 19h00|Animação itinerante
- 19h00| Stand ATV: Atividade de Xadrez
- 19h00| Stand ATV: Atividades de Ciência
- 19h00| Stand ATV: Jogo de Orientação
- 21h30| Stand ATV: Atividade de Escalada/Slide
- 22h00| Bares: 2 Ice
"Unidos pela região" junta dois grupos :: Notícias :: Jornal Mais Oeste Online
"Unidos pela região" junta dois grupos :: Notícias :: Jornal Mais Oeste Online
Jornal de Caldas e Rádio Mais Oeste
Tive a honra de testemunhar a assinatura desta parceria e estou plenamente convencido que uma comunicação social forte, independente e empenhada no desenvolvimento regional trará um grande contributo para a vida de todos os "Oestinos"
Armando Fernandes
Business Coach
Jornal de Caldas e Rádio Mais Oeste
Tive a honra de testemunhar a assinatura desta parceria e estou plenamente convencido que uma comunicação social forte, independente e empenhada no desenvolvimento regional trará um grande contributo para a vida de todos os "Oestinos"
Armando Fernandes
Business Coach
quinta-feira, junho 21, 2012
Planear e controlar a empresa com um Orçamento
Planear e
controlar a empresa com um Orçamento
“O senhor poderia dizer-me, por favor, qual o
caminho que devo tomar para sair daqui?”
“Isso depende muito de para
onde você quer ir”, respondeu o Gato.
“Não me importo muito para
onde…”, retrucou Alice.
“Então não importa o caminho
que você escolha”, disse o Gato.
“… contanto que dê em algum
lugar”, Alice completou. (…)
(Diálogo entre o gato Cheshire e Alice – retirado
do livro “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carrol)
Tenho verificado que existem muitas empresas e empresários, que têm um
comportamento parecido com o da Alice. Não sabem para onde querem ir nem o que
caminho de devem tomar.
Poucos são os empresários que organizam um plano de negócios, muitos
dizem “estou muito ocupado para planear…”, e a mensagem que leio é de que está demasiado
ocupado por não planear.
Um Plano de Negócios é um dos instrumentos de trabalho mais importantes
para um empresário que queira controlar o seu destino, por ter o poder de
possuir um documento com as linhas de orientação estratégica que lhe traça o
caminho para onde ele quer ir.
O Plano de Negócios é um documento que congrega a missão, visão,
crenças, resultados, estratégias, objectivos e tácticas das actividades da
empresa e sistematiza a informação necessária para a sua concretização, é
também uma ferramenta de previsão, antecipação e resolução de problemas.
Existem dois tipos de planeamento. O de longo prazo, normalmente com
objectivos estratégicos, e o de curto prazo normalmente com fins táticos.
O plano estratégico é, para a empresa, como um todo, mas o plano
táctico descreve como os sectores irão concretizar os objectivos traçados e as
metas estratégicas.
Todas as pessoas da empresa devem trabalhar como uma verdadeira equipa
convergindo para que se atinja o destino planeado. O papel do empresário é o de
capitão dessa equipa, definindo objectivos e controlando de forma
efectiva os resultados obtidos.
Controlar uma empresa é fundamentalmente medir e testar o seu progresso
face aos planos, e assim analisar de forma comparativa o que vai acontecendo
face ao que foi planeado. Para isso deve controlar:
·
a evolução económica ( custos e proveitos);
·
a tesouraria;
·
o tempo;
·
a produção;
·
a pessoas
·
o marketing
·
as vendas
·
os processo de distribuição.
Estes sistemas de controlo são fundamentais para que haja consistência
no negócio.
Um orçamento é o instrumento de gestão que está subjacente ao processo
de planeamento e controlo no âmbito do negócio, porque com um orçamento
prevemos onde queremos aplicar o dinheiro, tendo como base as expectativas de
rendimentos futuros.
O orçamento empresarial fornece o mecanismo para assegurar a correcta
medição dos custos e controle das actividades da empresa. Ao mesmo tempo, ele
expressa, em termos financeiros, as estratégias e tácticas da empresa, ajudando
a medir os resultados.
Prever o futuro geralmente é uma tarefa difícil e desagradável. O
futuro, é um alvo móvel e um adequado planeamento e controle orçamental devem
reflectir incerteza e risco. Um controlo de execução do que foi planeado permite
ao empresário e à sua equipa saber quais os resultados que estão a atingir, e
ajudar a modificar, melhorar e adaptar as tácticas que estão a aplicar.
Não devemos esquecer que uma empresa deverá ser uma máquina sofisticada
de fazer dinheiro, e que tem imensas responsabilidades sociais, para os
proprietários, empregados e fornecedores.
Concluo esta crónica com a célebre frase de (John L. Beckley “A maioria
das pessoas não planeia fracassar, fracassa por não planear.”
Armando Fernandes
Business Coach / Consultor de Negócios
quinta-feira, junho 14, 2012
BNI Referências - Torres Vedras
BNI Referências - Torres Vedras
O BNI REFERÊNCIAS é um grupo de dirigentes de empresas da região de Torres Vedras com sensibilidades idênticas que se reúne uma vez por semana num período de duas horas num ambiente estruturado para descobrir novas ferramentas, estratégias e ideias para o desenvolvimento do seu negócio.
O objectivo deste Grupo de Empresários da região de Torres Vedras:
É simplemente a maior Rede Empresarial, e a de maior sucesso a nível mundial.
Esta rede de negócios também se destina à formação de empreendedores, e visa interacção entre pares e a criação de alianças estratégicas.
É também um lugar onde, de forma continuada, os seus membros melhorarão e afinarão as suas competências de organização e gestão.
O QUE OBTEMOS NAS REUNiÕES DO BNI:
http://bnireferencias.blogspot.pt/
Armando Fernandes
O BNI REFERÊNCIAS é um grupo de dirigentes de empresas da região de Torres Vedras com sensibilidades idênticas que se reúne uma vez por semana num período de duas horas num ambiente estruturado para descobrir novas ferramentas, estratégias e ideias para o desenvolvimento do seu negócio.
O objectivo deste Grupo de Empresários da região de Torres Vedras:
- 1º Fazer Crescer os seus negócios;
- 2º Participar na filosofia do BNI "Givers Gain"
- 3º Desenvolver as suas competências como empreendedores e de Network
- 4º Tornarem-se mais activos no desenovlvimento regional
É simplemente a maior Rede Empresarial, e a de maior sucesso a nível mundial.
Esta rede de negócios também se destina à formação de empreendedores, e visa interacção entre pares e a criação de alianças estratégicas.
É também um lugar onde, de forma continuada, os seus membros melhorarão e afinarão as suas competências de organização e gestão.
O QUE OBTEMOS NAS REUNiÕES DO BNI:
- Maior visibilidade do negócio ...
- Melhores Conhecimento ...
- Maior Interactividade do negócio ...
- Mais Dinamismo...
- Usufruir da melhor ferramenta de marketing de boca ao ouvido ...
http://bnireferencias.blogspot.pt/
Armando Fernandes
Marcadores:
Empreendorismo,
Marketing,
Negócios,
Network
Lisboa, Portugal
R. Dr. Teresa de Jesus Pereira, 2560 Torres Vedras, Portugal
quarta-feira, junho 06, 2012
Palavras importantes para melhorar a liderança e produtividade no trabalho
Palavras importantes para melhorar a liderança e produtividade no trabalho
Mais de 60% dos trabalhadores não estão concentrados no
trabalho.
A sua mente está noutro lugar.
A maioria das vezes a culpa desta situação não é do
trabalhador!
O principal culpado é o dirigente que não sabe Liderar nem
Governar.
Por isso entendo que a liderança depende da atitude do líder
e no envolvimento e na capacidade de conduzir a equipa.
Um líder deve ser alguém que:
- conhece a equipa;
- sabe os valores individuais;
- sabe fazer-se respeitar;
- conhece e define e controla as regras do jogo;
- sabe como utilizar o tempo e orienta a equipa para os resultados desejados.
- Por isso deve usar algumas palavras chave para melhorar a comunicação com os colaboradores e ensinar a equipa essas palavras:
- As seis palavras mais importantes: ADMITO QUE VOCÊ COMETEU UM ERRO!
- As cinco palavras mais importantes: VOCÊ FEZ UM BOM TRABALHO!
- As quatro palavras mais importantes: QUAL A SUA OPINIÃO?
- As três palavras mais importantes: DO BOM GRADO!
- As duas palavras mais importante palavras: - MUITO OBRIGADO
- A palavra mais importante: NÓS
- A palavra menos importante: EU
Armando Fernandes
segunda-feira, junho 04, 2012
A minha organização dos papeis - para melhorar a produtividade!
Sou desorganizado por natureza, nomeadamente no que diz respeito a papeis!
Hoje vou arrumar os meus papeis e por isso decidi pensar durante uns minutos e para sistematizar e assim facilitar o meu trabalho e organização futura
Por isso vou começar pela minha secretária!
Hoje vou arrumar os meus papeis e por isso decidi pensar durante uns minutos e para sistematizar e assim facilitar o meu trabalho e organização futura
Por isso vou começar pela minha secretária!
Vou Organizá-la em função das minhas prioridades (IUPS):
- - Coisas Importante;
- - Coisas Urgentes;
- - Coisas Passíveis de delegação
- - Coisas Sem importância
Todos os documentos que vão chegar à minha secretária vão ser objecto de registo
de uma data, assim no futuro será mais fácil decidir quando se devo arquivar ou
mandar para o lixo o documento.
Vou guardar numa cesta o que não vou ter tempo para ler,
responder ou usar imediatamente.
Sempre gostei de papeis de papeis , livros, jornais e
revistas. Tenho muita pena da papelada, gosto de guardar tudo.
O facto é que se
não tiver cuidado para um dos próximos anos terei de fazer um grande festim
para os ratos!
Por isso vou criar uma nova regra!
Os documentos que durante o período de 90 dias não usei ou
li vou arquivá-los ou então vou
mandá-los para o lixo, pois não são relevantes.
O facto é que mais de 95% daquilo que tenho arquivado com
mais de um ano, não tive necessidade de consultar nem li.
Vou arranjar duas cestas, além do caixote de lixo (para
reciclagem de papel)
- Uma para documentos não lidos;
- Para documentos lidos, classificados e prontos a enviar para arquivo;
- Caixote do lixo – para reciclagem.
Institui que irei fazer sempre 3 coisas antes de sair do
escritório:
- Limpar a secretária;
- Planear as minhas actividades para o dia seguinte
- Registar o meu planeamento na agenda
De seguida vá-se embora, espero tornar-me n uma pessoa mais
livre da ditadura dos papeis!
Depois de ter escrito este texto imprimi-o, coloquei-o no painel frente à minha secretária e comecei a arrumá-la.
Torres Vedras, 4 de Junho de 2012
Armando Fernandes
Business Coach
terça-feira, maio 29, 2012
Os desafios do comércio tradicional Noticia no jornal "Badaladas"
Os desafios do comércio tradicional Noticia no jornal "Badaladas"
"Ciclo de debates “Mais Vida no Centro Histórico”
"Ciclo de debates “Mais Vida no Centro Histórico”
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Gestão do Tempo,
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orçamento,
Planeamento,
Proprietário,
Reuniões
sábado, maio 19, 2012
Diabetes - Retinopatia diabética pode levar à cegueira e pode ser evitada
Diabetes - Retinopatia diabética pode levar à cegueira e pode ser evitada
Junto artigo do Dr. José Henriques – Quem me operou e recuperou a minha visão. Pois estive efectivamente cego do Olho direito . Operação realizada em 8 de Março de 2011. Actualmente tenho a minha visão normal e um controlo eficaz da Glicémia!
Junto artigo do Dr. José Henriques – Quem me operou e recuperou a minha visão. Pois estive efectivamente cego do Olho direito . Operação realizada em 8 de Março de 2011. Actualmente tenho a minha visão normal e um controlo eficaz da Glicémia!
Publicado no Jornal do Centro de Saúde – Fevereiro de 2011
Retinopatia diabética pode ser evitada
Dr, José Henriques
sábado, maio 12, 2012
MAIS VIDA NO CENTRO HISTÓRICO - Economia e inovação social
Economia e inovação social
Por Armando Fernandes
Business Coach
MAIS VIDA NO CENTRO HISTÓRICO - Último debate
Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras
quarta-feira, maio 09, 2012
Como aumentar as vendas no Comércio Tradicional :: Notícias :: Jornal Mais Oeste Online
Tenho falado com alguns proprietários e quase todos estão apreensivos sobre o presente e o futuro dos seus negócios, e culpam a actual situação ao Mercado, ao Estado, às Grandes Superfícies, às Autarquias, às opções de compra das novas gerações,...
Quando lhes pergunto como exercem a sua influência através da participação cívica, quase todos me dizem que não têm tempo. Falam destas instituições com sendo Eles (Pronome pessoal – 3ª pessoa, plural) em vez de eu ou nós (Pronomes pessoais – 1ª pessoa).
Entendo que há qualquer coisa que tem de ser feito para viabilizar estes negócios, e acredito que cada proprietário deverá usar a sua inteligência e energia para se concentrar efectivamente no que é importante e estratégico para o seu negócio em vez de apresentarem razões para abdicação.
Não é novidade para ninguém que o Comércio Tradicional vive uma profunda crise.
As grandes superfícies estão em todo o País e cada vez mais próximas de nós.
Existem novos conceitos de comércio associados ao processo de Globalização e uso da Internet.
Isto são factos conhecidos por todos nós.
É também verdade que a politica comercial agressiva e o poder dos proprietários das Grandes Superfícies tem imposto uma quantidade de hipermercados e centros comerciais que ultrapassa em algumas localidades a capacidade da procura. Existindo superfícies comerciais perfeitamente desajustadas em relação aos habitantes e respectivo rendimento.
Há no entanto um facto evidente. Estas grandes superfícies e supermercados são estruturas altamente preparadas para o comércio, as vendas e são geridas de forma economicista, mas percebendo que os seus patrões são os consumidores e clientes em geral. Por isso há um enorme profissionalismo.
Ora contra factos estes factos o que deve fazer o Comércio Tradicional? Há que criar argumentos!
Por isso devemos pensar em colectivo e deixar o “muro das lamentações” ocasionados pelos infortúnios, e perceber estes grandes espaços comercias são agradáveis, e que tem um conjunto enorme de vantagens para as pessoas, por terem ofertas de produtos, espaços para estacionamento e locais de diversão.
Juntando ainda o facto é que as suas vendas serem feitas em enorme escala, mas a guerra comercial fá-los neste momento deixarem de vender produtos e serviços para venderem DESCON TOS.
O Comércio Tradicional não tem as mesmas armas que estes gigantes, no entanto têm de modernizar a sua gestão, a sua organização, tornar a sua actividade mais profissional e fazer aquilo que é fundamental. Estar ao junto das pessoas, para encontrar as suas necessidades e satisfazê-las.
Também as autarquias têm um papel muito importante pois podem promover:
· Processos de reabilitação urbana;
· Criação de espaços pedonais;
· Criação de estacionamentos;
· Politicas de alojamento de pessoas nos centros históricos e comercias;
· Animação;
· Impedir a saída de serviços da Administração pública e Serviços Públicos das zonas centrais e históricas.
Mas também existem algumas coisas relativamente simples, que não necessitam de grandes investimentos que de forma definitiva podem gerar mais negócios no comércio tradicional, nomeadamente tudo o que tem a ver com a personalização da relação com o cliente.
Por isso, Sr. Comerciante proponho que trabalhe nestes 12 pontos para ter mais e melhores clientes:
1) Identifique os clientes correctamente:
Saiba que são os seus melhores clientes, que percentagem da facturação é gerada. Por outro lado, crie uma base de dados a informação necessária de forma que qualquer dos seus colaboradores, possam identificar imediatamente esse cliente.
2) Comunique permanentemente com os seus clientes:
Informe-os sobre as novidades que tem assim como da variedade de produtos e serviços. De vez em quando, mantenha uma conversa informal com ele, para conhecer melhor as suas necessidades e assim com mais facilidade podem propor-lhe outros produtos e serviços.
3) A oferta que faz ao cliente deverá ser útil e apropriada:
Os seus horários de funcionamento, o processo de entrega e distribuição deverão ser ajustado ao interesse e particularidades do cliente.
4) Pense nos interesses do cliente:
Tente perceber os interesses dos clientes e ajuste a sua oferta de bens e serviços às suas necessidades. Com esta percepção poderá criar alguns “mimos” e surpreender o cliente. Desta forma poderá alcançar uma relação sustentável e durável.
5) Prepare-se e prepare os seus colaboradores para conseguirem retirar mais resultados:
Lembre-se que um cliente insatisfeito comentará a situação dela com amigos, razão por que uma má imagem esparramar-se-á para além do que você imagina. Por outro lado, se estiver preparado juntamente com os seus colaboradores para vender é será mais provável que o cliente se identifique convosco, e assim comprar mais produtos ou serviços. Faça surpresas aos clientes expondo aprazivelmente os produtos e serviços, e apresentando de forma eficaz os benefícios e o prazer que o cliente obterá com eles.
6) Fale pouco e escute bem os clientes, faça perguntas:
A coisa mais importante porque um vendedor deve fazer é aproximar-se do cliente e conhecê-lo correctamente, e gerir esta aproximação de modo subtil, com perguntas abertas, onde facilmente se consegue perceber o que ele deseja e depois perceber qual o momento em que o cliinte se dispõe a comprar nosso produto ou serviço.
7) Tente perceber e entender as objecções do cliente, pois elas são a principal fonte de aproximação e a forma mais eficaz de conduzir à venda:
Quando alguém responder algo, quer no fundo apresentar uma convicção. Por vezes esta convicção é uma fuga. Por isso é necessário ouvir um pouco mais, dessa audição o vendedor ficará a saber muito mais e terá mais facilidade e ajudar o cliente a comprar.
8) Promova a empatia. Aproxime-se emocionalmente do cliente:
Sincronize a sua forma de proceder com a do cliente pois um clima de aproximação e diálogo corrente gera mais facilmente a compra.
9) Nunca, mas nunca, critique a concorrência:
Respeito e ética, junto com a honestidade ao fazer negócios, eles constituem a base de toda a relação sólida e durável.
10) Não discuta com o cliente:
Tente chegar a um acordo. A discussão só produz anticorpos, que cada um mantém sua postura e a aproximação é cada vez mais difícil.
11) Nunca minta. Seja honesto:
Para o curto espaço de tempo a mentira pode resultar mas a longo prazo o cliente ficará decepcionado, e quando isto acontece, adeus para a credibilidade.
12) O depois da venda:
A venda nunca termina quando um contrato for assinado. Continua com serviços de pós venda e/ou com o marketing. Deste modo não faz só uma venda, mas transforma-a em clientes duráveis e relações produtivas. Isto é muitas vendas!
Mais importante …. Seja Positivo ... e mantenha-se optimista!
Sorria!
Quando lhes pergunto como exercem a sua influência através da participação cívica, quase todos me dizem que não têm tempo. Falam destas instituições com sendo Eles (Pronome pessoal – 3ª pessoa, plural) em vez de eu ou nós (Pronomes pessoais – 1ª pessoa).
Entendo que há qualquer coisa que tem de ser feito para viabilizar estes negócios, e acredito que cada proprietário deverá usar a sua inteligência e energia para se concentrar efectivamente no que é importante e estratégico para o seu negócio em vez de apresentarem razões para abdicação.
Não é novidade para ninguém que o Comércio Tradicional vive uma profunda crise.
As grandes superfícies estão em todo o País e cada vez mais próximas de nós.
Existem novos conceitos de comércio associados ao processo de Globalização e uso da Internet.
Isto são factos conhecidos por todos nós.
É também verdade que a politica comercial agressiva e o poder dos proprietários das Grandes Superfícies tem imposto uma quantidade de hipermercados e centros comerciais que ultrapassa em algumas localidades a capacidade da procura. Existindo superfícies comerciais perfeitamente desajustadas em relação aos habitantes e respectivo rendimento.
Há no entanto um facto evidente. Estas grandes superfícies e supermercados são estruturas altamente preparadas para o comércio, as vendas e são geridas de forma economicista, mas percebendo que os seus patrões são os consumidores e clientes em geral. Por isso há um enorme profissionalismo.
Ora contra factos estes factos o que deve fazer o Comércio Tradicional? Há que criar argumentos!
Por isso devemos pensar em colectivo e deixar o “muro das lamentações” ocasionados pelos infortúnios, e perceber estes grandes espaços comercias são agradáveis, e que tem um conjunto enorme de vantagens para as pessoas, por terem ofertas de produtos, espaços para estacionamento e locais de diversão.
Juntando ainda o facto é que as suas vendas serem feitas em enorme escala, mas a guerra comercial fá-los neste momento deixarem de vender produtos e serviços para venderem DESCON TOS.
O Comércio Tradicional não tem as mesmas armas que estes gigantes, no entanto têm de modernizar a sua gestão, a sua organização, tornar a sua actividade mais profissional e fazer aquilo que é fundamental. Estar ao junto das pessoas, para encontrar as suas necessidades e satisfazê-las.
Também as autarquias têm um papel muito importante pois podem promover:
· Processos de reabilitação urbana;
· Criação de espaços pedonais;
· Criação de estacionamentos;
· Politicas de alojamento de pessoas nos centros históricos e comercias;
· Animação;
· Impedir a saída de serviços da Administração pública e Serviços Públicos das zonas centrais e históricas.
Mas também existem algumas coisas relativamente simples, que não necessitam de grandes investimentos que de forma definitiva podem gerar mais negócios no comércio tradicional, nomeadamente tudo o que tem a ver com a personalização da relação com o cliente.
Por isso, Sr. Comerciante proponho que trabalhe nestes 12 pontos para ter mais e melhores clientes:
1) Identifique os clientes correctamente:
Saiba que são os seus melhores clientes, que percentagem da facturação é gerada. Por outro lado, crie uma base de dados a informação necessária de forma que qualquer dos seus colaboradores, possam identificar imediatamente esse cliente.
2) Comunique permanentemente com os seus clientes:
Informe-os sobre as novidades que tem assim como da variedade de produtos e serviços. De vez em quando, mantenha uma conversa informal com ele, para conhecer melhor as suas necessidades e assim com mais facilidade podem propor-lhe outros produtos e serviços.
3) A oferta que faz ao cliente deverá ser útil e apropriada:
Os seus horários de funcionamento, o processo de entrega e distribuição deverão ser ajustado ao interesse e particularidades do cliente.
4) Pense nos interesses do cliente:
Tente perceber os interesses dos clientes e ajuste a sua oferta de bens e serviços às suas necessidades. Com esta percepção poderá criar alguns “mimos” e surpreender o cliente. Desta forma poderá alcançar uma relação sustentável e durável.
5) Prepare-se e prepare os seus colaboradores para conseguirem retirar mais resultados:
Lembre-se que um cliente insatisfeito comentará a situação dela com amigos, razão por que uma má imagem esparramar-se-á para além do que você imagina. Por outro lado, se estiver preparado juntamente com os seus colaboradores para vender é será mais provável que o cliente se identifique convosco, e assim comprar mais produtos ou serviços. Faça surpresas aos clientes expondo aprazivelmente os produtos e serviços, e apresentando de forma eficaz os benefícios e o prazer que o cliente obterá com eles.
6) Fale pouco e escute bem os clientes, faça perguntas:
A coisa mais importante porque um vendedor deve fazer é aproximar-se do cliente e conhecê-lo correctamente, e gerir esta aproximação de modo subtil, com perguntas abertas, onde facilmente se consegue perceber o que ele deseja e depois perceber qual o momento em que o cliinte se dispõe a comprar nosso produto ou serviço.
7) Tente perceber e entender as objecções do cliente, pois elas são a principal fonte de aproximação e a forma mais eficaz de conduzir à venda:
Quando alguém responder algo, quer no fundo apresentar uma convicção. Por vezes esta convicção é uma fuga. Por isso é necessário ouvir um pouco mais, dessa audição o vendedor ficará a saber muito mais e terá mais facilidade e ajudar o cliente a comprar.
8) Promova a empatia. Aproxime-se emocionalmente do cliente:
Sincronize a sua forma de proceder com a do cliente pois um clima de aproximação e diálogo corrente gera mais facilmente a compra.
9) Nunca, mas nunca, critique a concorrência:
Respeito e ética, junto com a honestidade ao fazer negócios, eles constituem a base de toda a relação sólida e durável.
10) Não discuta com o cliente:
Tente chegar a um acordo. A discussão só produz anticorpos, que cada um mantém sua postura e a aproximação é cada vez mais difícil.
11) Nunca minta. Seja honesto:
Para o curto espaço de tempo a mentira pode resultar mas a longo prazo o cliente ficará decepcionado, e quando isto acontece, adeus para a credibilidade.
12) O depois da venda:
A venda nunca termina quando um contrato for assinado. Continua com serviços de pós venda e/ou com o marketing. Deste modo não faz só uma venda, mas transforma-a em clientes duráveis e relações produtivas. Isto é muitas vendas!
Mais importante …. Seja Positivo ... e mantenha-se optimista!
Sorria!
quarta-feira, maio 02, 2012
Apresentação de Armando Fernandes - Business Coach ao BNI Referências em Torres Vedras
Apresentação de Armando Fernandes - Business Coach ao BNI Referências em Torres Vedras em 2 de Maio de 2012
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