quarta-feira, julho 04, 2012

Vou estar no stand do BNI Referências na Feira de São Pedro quarta-feira 4 de Julho de 2012


Vou estar no stand do BNI Referências na Feira de São Pedro quarta-feira 4 de Julho de 2012

Convido todos os meus amigos a passarem no domingo à noite pelo stand do BNI Referências onde terão a oportunidade de conhecer como se faz Network de forma estruturada em Torres Vedras e em todo o Mundo.


Estarei lá com os seguintes membros:
Victor Martinho – Victor Martinho Imobiliária
Francisco Simões - Ideia Continua - Carpintaria, Lda

A rádio Mais Oeste vai estar no Stand do BNI

Com stand da suas empresas estarão também na feira os seguintes membros do BNI Referências:
·                     Anacleto Félix, proprietário da empresa  Felixtérmica - Climatização e Canalização, Lda - Climatização
·                     Filipe Soares Franco proprietário da empresa Filipe Soares Franco, Lda - Contabilidade
·                     Joaquim Mota  - Chefe de Vendas em Torres Vedras da Empresa SACEL - Representante da Citroen
·                     Maria Virgínia Melicias proprietária da empresa Serena Idade, Lda - Serviços para Séniores
·                     Telmo Neves proprietário da empresa  Infinite Green - Energias Renováveis
·                     Sempre presente – Carlos Bartolomeu - Consultor e Analista Informático

Actividade de Referência no Stand da  Serena Idade -  Campeonato Serena Idade para Avós e Netos!

Programa Oficial  para Quarta-feira 04 de Julho
·                     19h00| Stand ATV: Atividade de Xadrez
·                     19h00| Stand ATV: Atividades de Ciência
·                     19h00| Stand ATV: Jogo de Orientação
·                     21h00| Animação itinerante
·                     21h30| Stand ATV: Atividade de Escalada/Slide
·                     22h00| Bares: Cor de Rock


terça-feira, julho 03, 2012

Vou estar no stand do BNI Referências na Feira de São Pedro terça-feira 3 de Julho de 2012 das 21h às 23h


Vou estar no stand do BNI Referências na Feira de São Pedro terça-feira 3 de Julho de 2012 das 21h às 23h


Convido todos os meus amigos a passarem no domingo à noite pelo stand do BNI Referências onde terão a oportunidade de conhecer como se faz Network de forma estruturada em Torres Vedras e em todo o Mundo.


Programa da Feira de São Pedro para segunda-feira 2 de Julho de 2012

No Stand do BNI Referências terá a oportunidade de conhecer como se faz Network de forma estruturada em Torres Vedras e em todo o Mundo

Hoje estão lá os seguintes membros:

César Belisário - Medidas Simbólicas - Construção Civil
Virginia Melicias - Serena Idade

Os seguintes membros do BNI Referências teem stands próprios na Feira de S. Pedro 2012
·                     Anacleto Félix, proprietário da empresa  Felixtérmica - Climatização e Canalização, Lda - Climatização
·                     Filipe Soares Franco proprietário da empresa Filipe Soares Franco, Lda - Contabilidade
·                     Joaquim Mota  - Chefe de Vendas em Torres Vedras da Empresa SACEL - Representante da Citroen
·                     Maria Virgínia Melicias proprietária da empresa Serena Idade, Lda - Serviços para Séniores
·                     Telmo Neves proprietário da empresa  Infinite Green - Energias Renováveis
·                     Sempre presente – Carlos Bartolomeu - Consultor e Analista Informático


Actividade de Referência no Stand da  Serena Idade -  Campeonato Serena Idade para Avós e Netos!

Programa Oficial da Feira para Terça-feira 03 de Julho

19h00| Stand ATV: Atividade de Xadrez
19h00| Stand ATV: Atividades de Ciência
19h00| Stand ATV: Jogo de Orientação
21h00| Animação Itinerante
21h30| Stand ATV: Atividade de Escalada/Slide
22h00| Bares: Nelo Ribeiro

segunda-feira, julho 02, 2012


Vou estar no stand do BNI Referências na Feira de São Pedro Segunda-feira 2 de Julho de 2012 das 21h às 23h


Convido todos os meus amigos a passarem no domingo à noite pelo stand do BNI Referências onde terão a oportunidade de conhecer como se faz Network de forma estruturada em Torres Vedras e em todo o Mundo.


Programa da Feira de São Pedro para segunda-feira 2 de Julho de 2012

No Stand do BNI Referências terá a oportunidade de conhecer como se faz Network de forma estruturada em Torres Vedras e em todo o Mundo

Hoje estão lá os seguintes membros:

Fernando Ferreira – Construtintas
Nuno Antunes – Comércio de Sucatas

Os seguintes membros do BNI Referências teem stands próprios na Feira de S. Pedro 2012
·                     Anacleto Félix, proprietário da empresa  Felixtérmica - Climatização e Canalização, Lda - Climatização
·                     Filipe Soares Franco proprietário da empresa Filipe Soares Franco, Lda - Contabilidade
·                     Joaquim Mota  - Chefe de Vendas em Torres Vedras da Empresa SACEL - Representante da Citroen
·                     Maria Virgínia Melicias proprietária da empresa Serena Idade, Lda - Serviços para Séniores
·                     Telmo Neves proprietário da empresa  Infinite Green - Energias Renováveis
·                     Sempre presente – Carlos Bartolomeu - Consultor e Analista Informático


Actividade de Referência no Stand da  Serena Idade -  Campeonato Serena Idade para Avós e Netos!

Programa Oficial da feira para o dia 02 de Julho
19h00| Stand ATV: Atividade de Xadrez
19h00| Stand ATV: Atividades de Ciência
19h00| Stand ATV: Jogo de Orientação
21h00| Animação itinerante
21h30| Stand ATV: Atividade de Escalada/Slide
22h00| Hélio Moreira 4tet

sábado, junho 30, 2012

Vou estar no stand do BNI Referências na Feira de São Pedro Domingo 1 de Julho de 2012


Convido todos os meus amigos a passarem no domingo à noite pelo stand do BNI Referências onde terão a oportunidade de conhecer como se faz Network de forma estruturada em Torres Vedras e em todo o Mundo.


Estarei lá com os seguintes membros:
  • Ricardo Rodrigues  VilaGestCondomónios - Gestão Condomínios
  • Samuel Silva - Silva & Carvalho, Lda  Serralharia Civil
  • Nuno Figueiredo - Nuno Figueiredo          Paixão Seguros
  • Armando Fernandes - Armando Fernandes - Business Coach


Com stand da suas empresas estarão também na feira os seguintes membros do BNI Referências:


Actividade de Referência no Stand da  Serena Idade -  Campeonato Serena Idade para Avós e Netos!

Programa oficial da Feira para dia 1
  • 17h00| Bares: 1.º Festival de Folclore Feira São Pedro – Ranchos do Varatojo, Campelos e Furadouro
  • 19h00|Animação itinerante
  • 19h00| Stand ATV: Atividade de Xadrez
  • 19h00| Stand ATV: Atividades de Ciência
  • 19h00| Stand ATV: Jogo de Orientação
  • 21h30| Stand ATV: Atividade de Escalada/Slide
  • 22h00| Bares: 2 Ice

"Unidos pela região" junta dois grupos :: Notícias :: Jornal Mais Oeste Online

"Unidos pela região" junta dois grupos :: Notícias :: Jornal Mais Oeste Online



Jornal de Caldas e Rádio Mais Oeste
Tive a honra  de testemunhar a assinatura desta parceria e estou plenamente convencido que uma comunicação social forte, independente e empenhada no desenvolvimento regional trará um grande contributo para a vida de todos os "Oestinos"

Armando Fernandes
Business Coach

quinta-feira, junho 21, 2012

Planear e controlar a empresa com um Orçamento


Planear e controlar a empresa com um Orçamento

 “O senhor poderia dizer-me, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?”
“Isso depende muito de para onde você quer ir”, respondeu o Gato.
“Não me importo muito para onde…”, retrucou Alice.
“Então não importa o caminho que você escolha”, disse o Gato.
“… contanto que dê em algum lugar”, Alice completou. (…)
(Diálogo entre o gato Cheshire e Alice – retirado do livro “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carrol)
Tenho verificado que existem muitas empresas e empresários, que têm um comportamento parecido com o da Alice. Não sabem para onde querem ir nem o que caminho de devem tomar.
Poucos são os empresários que organizam um plano de negócios, muitos dizem “estou muito ocupado para planear…”,  e a mensagem que leio é de que está demasiado ocupado por não planear.
Um Plano de Negócios é um dos instrumentos de trabalho mais importantes para um empresário que queira controlar o seu destino, por ter o poder de possuir um documento com as linhas de orientação estratégica que lhe traça o caminho para onde ele quer ir.
O Plano de Negócios é um documento que congrega a missão, visão, crenças, resultados, estratégias, objectivos e tácticas das actividades da empresa e sistematiza a informação necessária para a sua concretização, é também uma ferramenta de previsão, antecipação e resolução de problemas.
Existem dois tipos de planeamento. O de longo prazo, normalmente com objectivos estratégicos, e o de curto prazo normalmente com fins táticos.
O plano estratégico é, para a empresa, como um todo, mas o plano táctico descreve como os sectores irão concretizar os objectivos traçados e as metas estratégicas.
Todas as pessoas da empresa devem trabalhar como uma verdadeira equipa convergindo para que se atinja o destino planeado. O papel do empresário é o de capitão dessa equipa, definindo objectivos e controlando de forma efectiva os resultados obtidos.
Controlar uma empresa é fundamentalmente medir e testar o seu progresso face aos planos, e assim analisar de forma comparativa o que vai acontecendo face ao que foi planeado. Para isso deve controlar:
·         a evolução económica ( custos e proveitos);
·         a tesouraria;
·         o tempo;
·         a produção;
·         a pessoas
·         o marketing
·         as vendas
·         os processo de distribuição.
Estes sistemas de controlo são fundamentais para que haja consistência no negócio.
Um orçamento é o instrumento de gestão que está subjacente ao processo de planeamento e controlo no âmbito do negócio, porque com um orçamento prevemos onde queremos aplicar o dinheiro, tendo como base as expectativas de rendimentos futuros.
O orçamento empresarial fornece o mecanismo para assegurar a correcta medição dos custos e controle das actividades da empresa. Ao mesmo tempo, ele expressa, em termos financeiros, as estratégias e tácticas da empresa, ajudando a medir os resultados.
Prever o futuro geralmente é uma tarefa difícil e desagradável. O futuro, é um alvo móvel e um adequado planeamento e controle orçamental devem reflectir incerteza e risco. Um controlo de execução do que foi planeado permite ao empresário e à sua equipa saber quais os resultados que estão a atingir, e ajudar a modificar, melhorar e adaptar as tácticas que estão a aplicar.
Não devemos esquecer que uma empresa deverá ser uma máquina sofisticada de fazer dinheiro, e que tem imensas responsabilidades sociais, para os proprietários, empregados e fornecedores.
Concluo esta crónica com a célebre frase de (John L. Beckley “A maioria das pessoas não planeia fracassar, fracassa por não planear.”
Armando Fernandes
Business Coach / Consultor de Negócios

quinta-feira, junho 14, 2012

BNI Referências - Torres Vedras

BNI Referências - Torres Vedras

O BNI REFERÊNCIAS é um grupo de dirigentes de empresas da região de Torres Vedras com sensibilidades idênticas que se reúne uma vez por semana num período de duas horas num ambiente estruturado para descobrir novas ferramentas, estratégias e ideias para o desenvolvimento do seu negócio.
O objectivo deste Grupo de Empresários da região de Torres Vedras:
  • 1º Fazer Crescer os seus negócios;
  • 2º Participar na filosofia do BNI "Givers Gain"
  • 3º Desenvolver as suas competências como empreendedores e de Network
  • 4º Tornarem-se mais activos no desenovlvimento regional
O QUE É O BNI?
É simplemente a maior Rede Empresarial, e a de maior sucesso a nível mundial.


Esta rede de negócios também se destina à formação de empreendedores, e visa interacção entre pares e a criação de alianças estratégicas. 


É também um lugar onde, de forma continuada, os seus membros melhorarão e afinarão as suas competências de organização e gestão.


O QUE OBTEMOS NAS REUNiÕES DO BNI:
  • Maior visibilidade do negócio ... 
  • Melhores Conhecimento ...
  • Maior Interactividade do negócio ...
  • Mais Dinamismo...
  • Usufruir da melhor ferramenta de marketing de boca ao ouvido ...
Visite o Blog do BNI Referências e conheça os empreendedores que fazem parte deste grupo!
http://bnireferencias.blogspot.pt/


Armando Fernandes

quarta-feira, junho 06, 2012

Palavras importantes para melhorar a liderança e produtividade no trabalho


Palavras importantes para melhorar a liderança e produtividade no trabalho


Mais de 60% dos trabalhadores não estão concentrados no trabalho.
A sua mente está noutro lugar.
A maioria das vezes a culpa desta situação não é do trabalhador!
O principal culpado é o dirigente que não sabe Liderar nem Governar.
Por isso entendo que a liderança depende da atitude do líder e no envolvimento e na capacidade de conduzir a equipa.
Um líder deve ser alguém que:
  • conhece a equipa;
  •  sabe os valores individuais;
  • sabe fazer-se respeitar;
  • conhece e define e controla as regras do jogo;
  •  sabe como utilizar o tempo e orienta a equipa para os resultados desejados.
  • Por isso deve usar algumas palavras chave para melhorar a comunicação com os colaboradores e ensinar a equipa essas palavras:
  • As seis palavras mais importantes:  ADMITO QUE VOCÊ COMETEU UM ERRO!
  • As cinco palavras mais importantes:  VOCÊ FEZ UM BOM TRABALHO!
  • As quatro palavras mais importantes:  QUAL A SUA OPINIÃO?
  • As três palavras mais importantes:  DO BOM GRADO!
  • As duas palavras mais importante palavras: - MUITO OBRIGADO
  • A palavra mais importante: NÓS
  • A palavra menos importante: EU

Armando Fernandes

segunda-feira, junho 04, 2012

A minha organização dos papeis - para melhorar a produtividade!

Sou desorganizado por natureza, nomeadamente no que diz respeito a papeis!

Hoje vou arrumar os meus papeis e por isso decidi pensar durante uns minutos e para sistematizar e assim facilitar o meu trabalho e organização futura

Por isso vou começar pela minha secretária!

Vou Organizá-la em função das minhas prioridades (IUPS):
  1. - Coisas Importante;
  2. - Coisas Urgentes;
  3. - Coisas Passíveis de delegação
  4. - Coisas Sem importância
Todos os documentos que vão chegar  à minha secretária vão ser objecto de registo de uma data, assim no futuro será mais fácil decidir quando se devo arquivar ou mandar para o lixo o documento.

Vou guardar numa cesta o que não vou ter tempo para ler, responder ou usar imediatamente.

Sempre gostei de papeis de papeis , livros, jornais e revistas. Tenho muita pena da papelada, gosto de guardar tudo. 

O facto é que se não tiver cuidado para um dos próximos anos terei de fazer um grande festim para os ratos!

Por isso vou criar uma nova regra!

Os documentos que durante o período de 90 dias não usei ou li vou arquivá-los  ou então vou mandá-los para o lixo, pois não são relevantes.

O facto é que mais de 95% daquilo que tenho arquivado com mais de um ano, não tive necessidade de consultar nem li.

Vou arranjar duas cestas, além do caixote de lixo (para reciclagem de papel)
  •  Uma para documentos não lidos;
  •  Para documentos lidos, classificados e prontos a enviar para arquivo;
  • Caixote do lixo – para reciclagem.

Institui que irei fazer sempre 3 coisas antes de sair do escritório:
  •  Limpar  a secretária;
  • Planear as minhas actividades para o dia seguinte
  • Registar o meu planeamento na agenda

De seguida vá-se embora, espero tornar-me n uma pessoa mais livre da ditadura dos papeis!
Depois de ter escrito este texto imprimi-o, coloquei-o no painel frente à minha secretária e comecei a arrumá-la.

Torres Vedras, 4 de Junho de 2012
Armando Fernandes
Business Coach

sábado, maio 19, 2012

Diabetes - Retinopatia diabética pode levar à cegueira e pode ser evitada

Diabetes - Retinopatia diabética pode levar à cegueira e pode ser evitada


Junto artigo do Dr. José Henriques – Quem me operou e recuperou a minha visão. Pois estive efectivamente cego do Olho direito .  Operação realizada em 8 de Março de 2011.  Actualmente tenho a minha visão normal e um controlo eficaz da Glicémia!


Publicado no Jornal do Centro de Saúde – Fevereiro de 2011
Retinopatia diabética pode ser evitada
Dr, José Henriques

sábado, maio 12, 2012

MAIS VIDA NO CENTRO HISTÓRICO - Economia e inovação social


Economia e inovação social


Por Armando Fernandes

Business Coach 

MAIS VIDA NO CENTRO HISTÓRICO - Último debate

Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras



quarta-feira, maio 09, 2012

Como aumentar as vendas no Comércio Tradicional :: Notícias :: Jornal Mais Oeste Online


Tenho falado com alguns proprietários e quase todos estão apreensivos sobre o presente e o futuro dos seus negócios, e culpam a actual situação ao Mercado, ao Estado, às Grandes Superfícies, às Autarquias, às opções de compra das novas gerações,...
Quando lhes pergunto como exercem a sua influência através da participação cívica, quase todos me dizem que não têm tempo. Falam destas instituições com sendo Eles (Pronome pessoal – 3ª pessoa, plural) em vez de eu ou nós (Pronomes pessoais – 1ª pessoa).
Entendo que há qualquer coisa que tem de ser feito para viabilizar estes negócios, e acredito que cada proprietário deverá usar a sua inteligência e energia para se concentrar efectivamente no que é importante e estratégico para o seu negócio em vez de apresentarem razões para abdicação.
Não é novidade para ninguém que o Comércio Tradicional vive uma profunda crise.
As grandes superfícies estão em todo o País e cada vez mais próximas de nós.
Existem novos conceitos de comércio associados ao processo de Globalização e uso da Internet.
Isto são factos conhecidos por todos nós.
É também verdade que a politica comercial agressiva e o poder dos proprietários das Grandes Superfícies tem imposto uma quantidade de hipermercados e centros comerciais que ultrapassa em algumas localidades a capacidade da procura. Existindo superfícies comerciais perfeitamente desajustadas em relação aos habitantes e respectivo rendimento.
Há no entanto um facto evidente. Estas grandes superfícies e supermercados são estruturas altamente preparadas para o comércio, as vendas e são geridas de forma economicista, mas percebendo que os seus patrões são os consumidores e clientes em geral. Por isso há um enorme profissionalismo.
Ora contra factos estes factos o que deve fazer o Comércio Tradicional? Há que criar argumentos!
Por isso devemos pensar em colectivo e deixar o “muro das lamentações” ocasionados pelos infortúnios, e perceber estes grandes espaços  comercias são agradáveis, e que tem um conjunto enorme de vantagens para as pessoas, por terem  ofertas de produtos, espaços  para estacionamento e locais de diversão.
Juntando ainda o facto é que as suas vendas serem feitas em enorme escala, mas a guerra comercial fá-los neste momento deixarem de vender produtos e serviços para venderem DESCON TOS.
O Comércio Tradicional não tem as mesmas armas que estes gigantes, no entanto têm de modernizar a sua gestão, a sua organização, tornar a sua  actividade mais profissional e fazer aquilo que é fundamental. Estar ao junto das pessoas, para encontrar as suas necessidades e satisfazê-las.
Também as autarquias têm um papel muito importante pois podem promover:
·               Processos de reabilitação urbana;
·               Criação de espaços pedonais;
·               Criação de estacionamentos;
·               Politicas de alojamento de pessoas nos centros históricos e comercias;
·               Animação;
·         Impedir a saída de serviços da Administração pública e Serviços Públicos das zonas centrais e históricas.
Mas também existem algumas coisas relativamente simples, que não necessitam de grandes investimentos que de forma definitiva podem gerar mais negócios no comércio tradicional, nomeadamente tudo o que tem a ver com a personalização da relação com o cliente.
Por isso, Sr. Comerciante proponho que trabalhe nestes 12 pontos para ter mais e melhores clientes:
1)      Identifique os clientes correctamente:
Saiba que são os seus melhores clientes, que percentagem da facturação é gerada. Por outro lado, crie uma base de dados a informação necessária de forma que qualquer dos seus colaboradores, possam identificar imediatamente esse cliente.
2)      Comunique permanentemente com os seus clientes:
Informe-os sobre as novidades que tem assim como da variedade de produtos e serviços. De vez em quando, mantenha uma conversa informal com ele, para conhecer melhor as suas necessidades e assim com mais facilidade podem propor-lhe outros produtos e serviços.
3)      A oferta que faz ao cliente deverá ser útil e apropriada:
Os seus horários de funcionamento, o processo de entrega e distribuição deverão ser ajustado ao interesse e particularidades do cliente.
 4)      Pense nos interesses do cliente:
Tente perceber os interesses dos clientes e ajuste a sua oferta de bens e serviços às suas necessidades. Com esta percepção poderá criar alguns “mimos” e surpreender o cliente. Desta forma poderá alcançar uma relação sustentável e durável.
5) Prepare-se e prepare os seus colaboradores para conseguirem retirar mais resultados:
Lembre-se que um cliente insatisfeito comentará a situação dela com amigos, razão por que uma má imagem esparramar-se-á para além do que você imagina. Por outro lado, se estiver preparado juntamente com os seus colaboradores para vender é será mais provável que o cliente se identifique convosco, e assim comprar mais produtos ou serviços. Faça surpresas aos clientes expondo aprazivelmente os produtos e serviços, e apresentando de forma eficaz os benefícios e o prazer que o cliente obterá com eles.
6) Fale pouco e escute bem os clientes, faça perguntas:
A coisa mais importante porque um vendedor deve fazer é aproximar-se do cliente e conhecê-lo correctamente, e gerir esta aproximação de modo subtil, com perguntas abertas, onde facilmente se consegue perceber o que ele deseja e depois perceber qual o momento em que o cliinte se dispõe a comprar nosso produto ou serviço.
7) Tente perceber e entender as objecções do cliente, pois elas são a principal fonte de aproximação e a forma mais eficaz de conduzir à venda:
Quando alguém responder algo, quer no fundo apresentar uma convicção. Por vezes esta convicção é uma fuga. Por isso é necessário ouvir um pouco mais, dessa audição o vendedor ficará a saber muito mais e terá mais facilidade e ajudar o cliente a comprar.
8) Promova a empatia. Aproxime-se emocionalmente do cliente:
Sincronize a sua forma de proceder com a do cliente pois um clima de aproximação e diálogo corrente gera mais facilmente a compra.
9) Nunca, mas nunca, critique a concorrência:
Respeito e ética, junto com a honestidade ao fazer negócios, eles constituem a base de toda a relação sólida e durável.
10) Não discuta com o cliente:
Tente chegar a um acordo. A discussão só produz anticorpos, que cada um mantém sua postura e a aproximação é cada vez mais difícil.
11) Nunca minta. Seja honesto:
Para o curto espaço de tempo a mentira pode resultar mas a longo prazo o cliente ficará decepcionado, e quando isto acontece, adeus para a credibilidade.
12) O depois da venda:
A venda nunca termina quando um contrato for assinado. Continua com serviços de pós venda e/ou com o marketing. Deste modo não faz só uma venda, mas transforma-a em clientes duráveis e relações produtivas. Isto é muitas vendas!
Mais importante …. Seja Positivo ... e mantenha-se optimista!
Sorria!


segunda-feira, abril 30, 2012

Reinventar o Governo Local - 1 parte


Reinventar o Governo Local

Primeiro uma declaração de princípios
Por acreditar que o problema da Governação local não está nas pessoas que nele trabalham mas nos sistemas com que trabalham.
Por acreditar também que não é no liberalismo, nem no Estatismo que está a solução.
Entendo que a solução está na reinvenção da forma de governar localmente.
Por acreditar também na igualdade de oportunidades para todos os cidadãos;
Entendo que equidade é um objectivo muito importante é de justiça sendo fundamental para o êxito de um Concelho, duma região de um País. Por isso os poderes públicos locais podem e devem cada vez mais ser interventivos no processo de inovação, devendo eles também inovar nos seus processos de organização e gestão.

Criar uma ruptura
É necessário criar uma ruptura com a forma de governo local actual.
A governação local necessita de se ajustar a novas às novas realidades, e com pensamentos e atitudes estratégicas redefinir qual o seu papel.
A minha experiência de mais de 25 anos em que estive ligado à consultoria, organização interna e económica da Autarquias,  a leitura de muita literatura sobre gestão e organização empresarial e a experiência destes últimos 5 anos como Business Coach levaram-me à seguinte sistematização de ideias sobre como deve ser efectuada a gestão do Governo Local:
a)         Ser orientador - Cada vez mais deverá procurar identificar os  problemas, para reunir recursos com outros parceiros para os resolver. Empenhar-se cada vez mais em juntar recursos privados e públicos para alcançar os objectivos da comunidade;
b)          Ser Catalisador - O papel da Câmara Municipal é orientar estas instituições para o bom sentido, catalisando as energias comuns e dando poder para que consigam resolver os seus próprios problemas com o aumento da participação cívica.
c)          Ser Facilitador;
d)          Governar
Dizia E.S. Savas "A palavra “Governo vem de um vocábulo grego que significa “navegar”. O papel do governo é navegar, não remar. Prestar serviços é remar, e o governo não é muito bom remador” (livro “Privatização a chave para um mundo melhor”)

Como Governar? - Navegando ou Remando?
Estamos num mundo em constante mudança e as instituições públicas precisam de ter a flexibilidade para reagir à complexidade das situações.
Esta flexibilidade não é possível existir com os actuais modelos burocráticos.
Por isso é necessário separar a arte de navegar (orientar o barco) das funções de prestação de serviços (remar) (funcionários e empresas contratadas).
 O grande mestre da Gestão – Peter Druker afirma que as organizações bem sucedidas distinguem-se por terem devidamente separados as decisões estratégicas das decisões operacionais.
Navegar requer habilidades e pluridisciplinaridade uma vez que há que ter em conta os objectivos estratégicos e os recursos são escassos.
 Navegar é criar melhores métodos para atingir objectivos.
 Quem rema tende a defender a sua estabilidade e por isso seria interessante começar a criar políticas de concorrência. Baseadas na comparação da qualidade do serviço prestado e no controle dos custos

O terceiro sector e a cidadania
Neste momento existe o terceiro sector “Voluntário” e ou “organizações não lucrativas”. É difícil criar uma designação para este sector, porque é composto por organizações de natureza privada mas para satisfazer necessidades públicas.
 A separação de Sectores (Público / Privado) é uma forma objectiva de termos governos burocráticos como os que nos têm governado.
 Há serviços prestados pelo sector privado que poderiam ser efectuados pelo sector público e vice-versa.  A privatização não é na maioria dos casos a solução!
Por isso entendo que governo pertence à comunidade: dando responsabilidade ao cidadão em vez de servi-lo. Uma solução moderna e adequada à actual sociedade é transferir responsabilidades da burocracia para a Comunidade (reduzir o clientelismo próprio da Burocracia).
Apoiar cooperativas e Associações é colocar os interessados a participar na gestão e a encontrarem as soluções. Reduzir a necessidade de novos funcionários, e efectivamente a despesa pública.
Há uma enorme diferença qualitativa nos serviços prestados pela comunidade e os prestados por funcionários. As comunidades são mais flexíveis e criativas que o burocrata, regem-se por outros códigos de conduta. Os paradigmas são diferentes. As comunidades vêem os problemas das pessoas e os burocratas vêem as pessoas com problemas;
A Administração Local deverá aprender como delegar poderes transferir competências. Saber a opinião, solicitar o contributo, democratizar o debate e estimular que sejam encontradas soluções comunitárias em vez de soluções paternalistas.

Vários tipos de Governação local
Existem vários tipos de governação que conjuntamente levarão à criação de outros paradigmas na Governação Local. Por isso caracterizo as seguintes formas de governação:
a)    Governação Competitiva;
b)    Governação através de projectos e missões;
c)     Governação para resultados;
d)    Governação para as pessoas;
e)    Governação  empreendedora;
f)     Governação Preventiva;
g)    Governação descentralizada; e
h)    Reinvenção do Governação local – Governo Empreendedor em tempos de mudança;

Entendo que a primeira acção para esta Reinvenção do Governo local está na atitude dos Membros da Câmara Municipal. Se querem ser Navegadores (os que orientam o barco) ou Remadores (que o fazem mover)?

Torres Vedras, 30 de Abril de 2012
Armando Fernandes
Business Coach / Consultor de Negócios