Há reuniões que uma perda de tempo, outras que saímos iludidos, no entanto há algumas reuniões onde conseguimos atingir os nossos objectivos.
Num pequeno inquérito que realizei a 23 clientes que participaram nos meus seminários sobre gestão de reuniões retirei os seguintes resultados:
- 62% das reuniões eram improdutivas;
- 38% das reuniões realizadas não eram necessárias;
- 72% dar reuniões duravam muito mais que o tempo necessário;
- 48% do tempo dos Gerentes e Directores eram usados em reuniões;
- 82% Nunca tinham efectuado o cálculo do preço de uma reunião;
Pensando na informação de que 48% do tempo de um Gerente é dedicado a reuniões e de que 62% das reuniões eram improdutivas. Efectuei os seguintes cálculos:
- Para 40 horas de trabalho semanal
- Se for ocupado 48% do tempo em reuniões, semanalmente um Gerente ocupará 19h12m em reuniões.
- Se 38% das reuniões realizadas não eram necessárias, quer dizer que são dedicadas 7h17m por semana em reuniões que podiam ser evitadas. Isto é um dia por semana.
- Se 62% destas 19h12m são improdutivos, correspondem a 10h54m por semana em “trabalhar para o boneco”. Este valor vezes 48 semanas de trabalho correspondem a cerca de 523 horas por ano, representando 63,4 dias úteis por ano.
CONCLUSÃO DESTES CALCULOS
UM DIA POR SEMANA A FAZER REUNIÕES DESNECESSÁRIAS!
QUASE 3 MESES POR ANO A FAZER REUNIÕES IMPRODUTIVAS!
Por isso adquirir competências sobre gestão de reuniões é demasiado importante para os nossos resultados como empreendedores.
- Saber organizar uma reunião!
- Saber criar e dominar um grupo e a sua dinâmica!
- Saber criar regras de conduta para a reunião!
- Saber comunicar com as pessoas presentes na reunião!
- Saber controlar o tempo da reunião!
- Saber efectuar reuniões proveitosas!
A regra nº1(esquecida)- saber lidar com pessoas, porque o restante é simples, ser líder está apenas ao alcançe de alguns, por muito couching que tenhamos ou queiramos mostrar que temos.
ResponderEliminarConcordo que a liderança passa sempre pela forma como lidamos com os outras pessoas!
EliminarA liderança não é um dom, mas é algo que podemos construir com trabalho, dedicação e adquirindo competências sociais e algum treino!
http://itaca-pensamento.blogspot.pt/2012/12/a-importancia-e-o-papel-do-business.html
Armando Fernandes
Business Coach
claro que o comentário anterior não será publicado, aqui está outra diferença de um líder dos restantes: capacidade de aprendizagem contínua.
ResponderEliminarEsta é uma dica de alguém que é líder de sucesso.
Sucessos.
Caro amigo não tenho problemas em publicar nada!
EliminarMas sempre que comento assino.
Armando Fernandes
Business Coach