sábado, outubro 27, 2012

Debate - Diabetes no Oeste - Boas Práticas em 16 Novembro em Torres Vedras



Debate - Diabetes no Oeste - Boas Práticas em 16 Novembro em Torres Vedras
DIA 16 de NOVEMBRO DAS 19H ÀS 21H

Debate a ser realizado no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras e transmitido em directo pela Mais Oeste Rádio (94,2 FM)

No mês de Novembro, mês do doente Diabético, vamos mostrar aos Oestinos As Boas Práticas no tratamento da Diabetes promovido pelos serviços de saúde do Oeste.

- Existem mais de 40.000 residentes na região com diabetes.
- 50% das pessoas com Diabetes não estão identificadas.
- 10.000 Diabéticos já têm algum problema nos seus olhos.

Este debate visa sensibilizar toda a população para esta doença silenciosa, que não dói mas mata e degrada a qualidade de vida!

Mesa
Moderador:
Jaime Montez da Silva
Jornalista - Mais Oeste Rádio

Convidados:
Manuela Ricciulli

Médica - Diabetologista do Centro Hospitalar Oeste – Caldas da Rainha
Sérgio Borges
Médico - Diabetologista do Centro Hospitalar Oeste – Torres Vedras 
José Henriques
Médico - Oftalmologista - IRL - Instituto de Retina - Lisboa 
Edgar Almeida
Médico - Nefrologista - Faculdade de Medicina de Lisboa - Hospital Beatriz Ângelo
Clara Ferreira
Enfermeira - USF Gama TorresVedras
Vânia Portela
Dietista – Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras


Participação:
CHO - Centro Hospitalar Oeste | Caldas da Rainha e Torres Vedras
USF - Tornada - Unidade de Sáude Familiar da Tornada | Caldas da Rainha
IRL - Instituto Retina de Lisboa
FML - Faculdade de Medicina de Lisboa
HBA - Hospital Beatriz Ângelo
SCMTV - Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras
AF - Armando Fernandes - Business Coach

Apoios:
Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras
Jornal Badaladas
Mais Oeste Rádio




quinta-feira, outubro 25, 2012

Planeamento


(…)
_"O senhor poderia dizer-me, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?"
_"Isso depende muito de para onde você quer ir", respondeu o Gato.
_"Não me importo muito para onde...", retrucou Alice.
_"Então não importa o caminho que você escolha", disse o Gato.
_"... contanto que dê em algum lugar", Alice completou. (…)

(Diálogo entre o gato Cheshire e Alice - retirado do livro “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carrol)

Tenho verificado que existem muitas empresas e empresários, que têm um comportamento parecido com o da Alice. Não sabem para onde querem ir nem o que caminho de devem tomar.

Poucos são os empresários que organizam um plano de negócios, muitos dizem “estou muito ocupado para planear...”. Intrepreto o inverso, isto é: - está demasiado ocupado porque não planeia.

Um Plano de Negócios é um dos instrumentos de trabalho mais importantes para um empresário que queira controlar o seu destino, por ter o poder de possuir um documento com as linhas de orientação estratégica que lhe traça o caminho para onde ele quer ir.

O Plano de Negócios é um documento que congrega a missão, visão, crenças, resultados, estratégias, objectivos e tácticas das actividades da empresa e sistematiza a informação necessária para a sua concretização, é também uma ferramenta de previsão, antecipação e resolução de problemas.

Existem dois tipos de planeamento. O de longo prazo, normalmente com objectivos estratégicos, e o de curto prazo normalmente com fins táticos.

O plano estratégico é, para a empresa, como um todo, mas o plano táctico descreve como os sectores irão concretizar os objectivos traçados e as metas estratégicas.

Todas as pessoas da empresa devem trabalhar como uma verdadeira equipa convergindo para que se atinja o destino planeado. O papel do empresário é o de capitão dessa equipa, definindo objectivos e controlando de forma efectiva os resultados obtidos.

Controlar uma empresa é fundamentalmente medir e testar o seu progresso face aos planos, e assim analisar de forma comparativa o que vai acontecendo face ao que foi planeado.
Para isso deve controlar

- a evolução dos custos e dos proveitos; 
- a tesouraria; 
- o tempo;
- as pessoas;
- marketing;
- as vendas;
- e, o processo de distribuição.

Estes sistemas de controlo são fundamentais para que haja consistência no negócio.

Um orçamento é o instrumento de gestão que está subjacente ao processo de planeamento e controlo no âmbito do negócio, porque com um orçamento prevemos onde queremos aplicar o dinheiro, tendo como base as expectativas de rendimentos futuros.

O orçamento empresarial fornece o mecanismo para assegurar a correcta medição dos custos e controle das actividades da empresa. Ao mesmo tempo, ele expressa, em termos financeiros, as estratégias e tácticas da empresa, ajudando a medir os resultados.

Prever o futuro geralmente é uma tarefa difícil e desagradável. O futuro, é um alvo móvel e um adequado planeamento e controle orçamental devem reflectir incerteza e risco. Um controlo de execução do que foi planeado permite ao empresário e à sua equipa saber quais os resultados que estão a atingir, e ajudar a modificar, melhorar e adaptar as tácticas que estão a aplicar.
Não devemos esquecer que uma empresa deverá ser uma máquina sofisticada de fazer dinheiro, e que tem imensas responsabilidades sociais, para os proprietários, empregados e fornecedores.

“A maioria das pessoas não planeia fracassar, fracassa por não planear.” (John L. Beckley)

WORKSHOP – CONSTRUA O SEU PLANO PARA2013 a realizar em 5 de Dezembro de 2012


quarta-feira, outubro 24, 2012

Os papeis - Gerir o tempo como um empreendedor


Papeis

Todos os documentos que cheguem à sua secretária deverão ser objecto de registo de uma data, assim será mais fácil decidir quando se deverá arquivar ou mandar para o lixo.
Sugiro que guarde numa cesta o que não vai ler, responder ou usar imediatamente.
Os documentos que durante o período de 90 dias não foram usados podem ir para arquivo ou então para o lixo, pois não são relevantes.
Passados 90 dias e ainda sente pena desta papelada?
Por isso é que a maioria dos escritórios estão cheios de papel.
Guarde os documentos, guarde toda a papelada, acumule durante vários anos e convide uns ratos para o festim.

O facto é que mais de 99% daquilo que arquivamos com mais de um ano, nunca mais vai ser utilizado.

Arranje duas cestas para os papeis que recebe e um caixote do lixo:
1ª Para documentos não lidos;
2ª Para documentos lidos;
3ª Caixote do lixo – para reciclagem.
Por último faça 3 coisas antes de sair do escritório:
1º Limpe sua secretária;
2º Planeie as actividades para o dia seguinte
3º Registe o seu planeamento na sua agenda De seguida vá-se embora, é uma pessoa mais livre e com uma melhor gestão do tempo.
NOTA: A digitalização pode ajudar a retirar papel, no entanto é uma perda de tempo digitalizar aquilo que não é necessário.

sábado, outubro 06, 2012

11,5 Conselhos para nos tornarmos crediveis num processo de vendas

11,5 Conselhos para nos tornarmos crediveis num processo de vendas

  1. Temos de escutar (para criar confiança);
  2. Devemos falar devagar e com palavras simples e fáceis de entender;
  3. Devemos adoptar um tom de voz simpático e paternal
  4. Não podemos presumir que.
    1. As pessoas acreditam em nós;
    2. Que as pessoas não tem dinheiro;
  5. Devemos falar sempre verdade ainda que isso nos doa;
  6. Devemos peidr permissão para retirar apontamentos e anotar as coisas mais signifciativas, nomeadamente as desvantagens;
  7. Indique sempre números exactos;
  8. Vista-de forma adequada ao cliente
  9. Use depoimentos
  10. Seja ousado e desafiador
  11. Prepare-se convenientemente para a venda

11,5. Leia e releia este apontamento e entre em acção

segunda-feira, outubro 01, 2012

9ª Edição FAZER - Formação para Empresários - Torres Vedras (outubro e novembro de 2012)

Exmo. Sr. Empreendedor




A primeira frase que quero passar é o Testemunho da Drª Maria Virginia Melicias da Empresa Serena Idade -participou na 4ª Edição Março 2012 

"Quero recomendar o Armando Fernandes, pela qualidade dos seus serviços de coaching a empresas e empresários e pelas suas formações, que considero muito positivas. Especificamente, a Formação Formar para o Empreendorismo, que me permitiu olhar para a minha empresa de uma nova forma, ajudou a organizar ideias, definir objectivos e estabelecer estratégias adequadas à empresa e à conjuntura. Considero que foi, efectivamente, bastante positiva e recomendo vivamente".


           A Iniciativa Formação para Empresários tem como objectivo reforçar as competências empreendedoras através da realização de formação e coaching (treino) para que consigam ser melhores resultados profissionais e pessoais.
           Armando Fernandes, tem uma elevada experiência na formação e coaching de negócios e acredita que com esta iniciativa irá contribuir para melhoria da rentabilidade, das vendas, da gestão das pessoas nas empresas participantes 
             O êxito atingido por empresários que frequentaram essas formações nos anos 2009 e 2010, são a principal garantia desta metodologia de Formação e Treino.
Obrigado pela confiança
Armando Fernandes

PROGRAMA

Primeira Sessão - O Objectivo - A Liderança
 - Se não sabe para onde vai como você vai lá chegar?
 - Auto-Emprego e empreendedorismo!
 - Também se aprende a liderar!
 - Controle o Destino da Sua Empresa.

Segunda Sessão - Marketing
 - Você aprenderá a gerar contactos.
 - Depois desta sessão você aprenderá a efectuar a sua própria campanha de marketing,
 - Como colocar os clientes a gostar de si.

Terceira sessão - Vendas
 - Aprenda a ser um profissional de Vendas.

Quarta Sessão - Equilíbrio Financeiro
 - Aprenda a controlar os seus fluxos de Tesouraria.
 - Aprenda como rentabilizar a sua empresa.
 - Construa um Painel de navegação.

Quinta Sessão - Gestão de Pessoas
 - Como contratar as pessoas certas.
 - Motivar para atingir objectivos.
 - Gerir pelo Positivismo.

Sexta Sessão - Construa o seu Plano Estratégico
 - Para que serve o planeamento.
 - Como Planear.
 - Construção do seu Plano.

CALENDÁRIO




INTERVENÇÃO
A intervenção é destinada a empreendedores que independentemente do seu nível de escolaridade sintam necessidade de conhecer e aprender novas técnicas de organização e gesta do seu negócio.

A conclusão desta formação vai dar-lhe um conjunto de competências aplicáveis de imediato e com resultados efectivos no desenvolvimento do negócio.

O limite de formandos por sala é de 12, para assim ser mais fácil a comunicação e a transmissão de conhecimento.

São realizadas 5 sessões de formação de 3h em sala de formação e três dias depois de cada sessão de formação, será agendada uma sessão de trabalho de 1 hora com cada participante para acompanhar o processo de assimilação dos conteúdos e a apoiar a sua implementação.

Temas das 5 sessões



  • O Objectivo - A Liderança
  • Marketing
  • Vendas
  • Equilíbrio Financeiro
  • Gestão de Pessoas
  • A sexta sessão - Construa o seu  Plano Estratégico, será de 4 horas
    Depois da sexta sessão - Construa o seu Plano Estratégico - será agendada uma sessão de trabalho 2h30m com cada empresa participante para ajudar a concluir o Plano Estratégico

    MAIS INFORMAÇÕES

    Para esclarecimentos:
    Telefone: 261 100 003 Fax: 261 100 006 Tlm: 934 515 241
    Correio electrónico: armando.fernandes@net.novis.pt

    O preço da formação é de 700€ + IVA. 
    2ª Pessoa da mesma empresa ou um amgo 50% desconto

    Lugares limitados (12)

    Marcação de Reuniões - Gerir o Tempo como um empreendedor...


    Reuniões

    Quando marcar uma reunião não marque para as horas certas.

    É melhor marcar para as 9h38m do que para as 9h30m. Por arredondamento a reunião começa às 10h40m em vez de às 10h.

    A reunião deve ser iniciada à hora. Isto é Às 9h38m.

    Uma das maiores despesas e desperdício de tempo tem a ver com o tempo que estamos à espera de terceiros para uma reunião.

    A melhor hora para realizar reuniões é de manhã cedo. As pessoas estão frescas, podem ser mais produtivas e quando acabam a reunião tem o resto do dia para cumprir as directrizes.

    Quem chega atrasado deverá ser simplesmente ignorado, e não devemos recapitular os temas já abordados pois estamos a recompensar um atrasado e a faltar ao respeito a quem cumpre horários.

    Armando Fernandes
    Business Coach

    Bloco Notas - Gerir o Tempo como um empreendedor

    Bloco Notas

    Use um caderno onde anote por data as suas notas e informações que possam ser utilizadas para referências futuras. Não use papeis soltos.

    Leia atentamente os manuais das agendas electrónicas e dos notbooks, pois têm imensas funcionalidades que podem ajudá-lo na gestão do seu tempo.

    Use só um sistema como auxiliar da gestão do Tempo. Papel ou Electrónico.

    Aprenda a ler rapidamente. Tire um curso de leitura rápida.

    Armando Fernandes
    Business Coach

    sábado, setembro 29, 2012

    Pense e escreva - Gerir o Tempo como um empreendedor



    Pense e escreva.

    Ao escrever o que pensa minimiza a confusão e tensão.
    Escreva as suas metas, faça listas das tarefas e problemas.
    Será mais fácil classificar e ordenar as actividades, e assim efectuar uma melhor gestão do Tempo.
    A situação fica mais clara, porque quando não escrevemos e confiamos na nossa memória corremos 2 riscos:
    1º Dificuldade em avaliar a tarefa;
    2º Esquecimento.

    Classifique o que tem de fazer, crie diversas categorias, por exemplo:
    Prioridade A - Prioridade crítica para o sucesso;
    Prioridade B - Prioridade Importante mas não critica;
    Prioridade C - Prioridade agradável de fazer se sobrar tempo.
    Comece com as prioridades A, depois de concluídas dedique-se às B e posteriormente às C

    Armando Fernandes
    Business Coach

    Mais algumas técnicas para uma boa Gestão do Tempo

    Mais algumas técnicas para uma boa Gestão do Tempo


    •  Bloqueie o seu tempo – Agendamento por defeito;
    •  Minimize as Actividades Não Planeadas – todos os dias deverão ser planeados em blocos de 30 minutos – desde o início até ao final do dia;
    •  Evite as Horas de Ponta – evite ir ao banco às Sextas-Feiras especialmente depois das 11h, evite ir ao hipermercado aos feriados;
    •  Focalize-se nas tarefas mais difíceis e complicadas e concluas rapidamente. O maior desafio é começar, dar o primeiro passo.
    •  Diariamente algo inesperado vai acontecer. Conte com isto!
    • Por isso quando planear o seu dia deixe algum "tempo Oops".
    • Não deixe que estas emergências atrapalhar a execução das suas tarefas.
    • Depois de responder às emergências volte trabalhar no que planeou.
    • Se não houver emergências, desfrute desse tempo com uma actividade que o faça feliz.

    quinta-feira, setembro 20, 2012

    Correio Electrónico e a gestão de tempo

    O correio electrónico é uma forma de comunicação moderna e quase gratuita.

    Digo quase gratuita porque devemos ter em conta o tempo que dedicamos a ler e a escrever mensagens de correio electrónico.

    Por isso sugiro que arranje rascunhos ou "templates" para mensagens que tenham o mesmo conteúdo.

    Faça uma triagem das mensagens por assunto ou por autor, para ser mais simples o relacionamento das mensagens.

    Tenha sempre um livro de endereços para salvar os endereços de correio electrónico. Assim não terá de digitar endereços das pessoas com que envia mensagens frequentemente.

    Se estiver num ambiente corporativo, invista num sistema CRM (Customer relationship management - Sistema de Gestão de Relacionamentos com os Clientes).

    Armando Fernandes
    Business Coach

    quarta-feira, setembro 19, 2012

    Reuniões - perda de tempo? - Gerir o Tempo como um empreendedor



    As reuniões devem ser breves!
    Grande parte do tempo que estamos numa reunião é um desperdício.

    Segundo estudos realizados 50% do tempo que utilizamos numa reunião é simplesmente tempo desperdiçado.
    Se conseguir acabar com o tempo desperdiçado numa reunião pode ter muito mais tempo para outras actividades.

    Imaginemos que consegue diminuir tempo de reuniões em 4 horas por semana por cada colaborador.
    Isto que dizer que poupa cerca de 200 horas por ano por pessoa.
    Representa 5 semanas de trabalho por colaborador. UAU!

    Como método para chegar a estes resultados sugiro que reduza cada reunião a 30 minutos. Determine que só podem realizar reunões com agendamento e as pessoas devidamente preparadas.

    Entre em acção.

    Armando Fernandes
    Business Coach

    terça-feira, setembro 18, 2012

    Interrupções - Gerir o Tempo como um empreendedor



    Interrupções

    Quando é interrompido por alguém que não tenha prévimente combinado reunir, sugiro que se levante diriga-se para a porta do gabinete e tenha essa conversa nesse local.

    A situação desconfortável que é criada leva a que o interlocutor seja mais directo e conciso nas questões que levanta e é mais fácil controlar o tempo.

    Também é boa prática informar de forma delicada a pessoa de que dispõe de pouco.

    Finalmente quando acaba esta reunião ser devidamente educado e diplomata e perguntar se "quer dizer mais alguma coisa antes de ir". A diplomacia, respeito e boa educação deve ser sempre tomada em conta uma vez que esta é a sua empresa, o seu escritório e como empreendedor é o responsável pela gestão do tempo.

    Armando Fernandes
    Business Coach

    segunda-feira, setembro 17, 2012

    Empresários reúnem-se de madrugada no Turcifal .-Artigo do Jornal Badaladas do dia 14 de setembro de 2012

    Empresários reúnem-se de madrugada no Turcifal .-Artigo do Jornal Badaladas do dia 14 de setembro de 2012

    Ordenar tarefas - Gerir o Tempo como um empreendedor


    Ordenar

    No trabalho transmitimos ordens para a execução de tarefas.
    Na sua maioria são verbais.
    Quando as transmitir deverá ter o cuidado de se aperceber se o seu interlucotor a compreendeu.
    Por isso transmita a ordem com clareza e certifique-se que é bem compreendida.
    Se este processo foi bem feito haverá de certeza um bom aproveitamento do tempo para os dois.
    Se for uma tarefa para ser repetida, então a ordem deverá ser apresentada por escrito.

    Armando Fernandes
    Business Coach

    sábado, setembro 15, 2012

    5 Técnicas para uma boa Gestão do Tempo


    1. Domestique o telefone, fax e correio electrónico
    2. Minimize o tempo das reuniões
    3. Pratique a pontualidade absoluta
    4. Faça e utilize listas – horários, lista com coisas a fazer, listas de pessoas a contactar, planeador de conferências
    5. Tente interligar tudo para que vá ao encontro aos seus objectivos
    Armando Fernandes
    Business Coach

    sexta-feira, setembro 14, 2012

    11,5 passos para retirar melhores resultados de uma reunião

    1. Analise dos custos dos atrasos (ex: analisar o custo de uma reunião onde participam 6 pessoas e que começa 20 minutos depois);
    2. Apresentação aos colaboradores dos custos dos atrasos;
    3. Organizar-se para ser pontual, criando o “efeito do dirigente pontual”;
    4. Organizar a sua agenda e a agenda da empresa – registando todos os compromissos;
    5. Organizar a sua agenda em períodos de 30 minutos;
    6. Prever contratempos e ser menos optimista na gestão dos horários;
    7. Identificar as prioridades quando tem de assumir compromissos;
    8. Organizar as reuniões e encontros para serem mais rápidos e produtivos, podendo assim ter mais tempo disponível;
    9. Arranjar mais tempo delegando, optimizando e sistematizando tarefas;
    10. Antecipar e informar os seus interlocutores quando prevê que não consegue chegar a horas e ou cumprir um prazo. Efectue a remarcação do compromisso.
    11. Assumir as suas decisões;
    11,5. Entrar em acção.

    Presente no Futuro

    14 e 15 de Setembro participar activamente no Presente no Futuro

    quarta-feira, setembro 12, 2012

    Investir melhor o meu tempo

    Investir melhor o meu tempo

    Não é possível falar com ele, está em Reunião.
    O principal serviço que produzimos tem um nome "REUNIÃO" Num estudo que li recolhi a informação de que nas empresas cerca de 4% do tempo era utilizado em reuniões e nos Serviços Públicos 8%.
    Gostaria de saber qual o peso deste Serviço no Produto Interno Bruto (PIB).
    Aceito prognósticos!

    Avaliar se a reunião que vamos ter é uma despesa é o melhor método para nos apercebermos se a devemos realizá-la.

    Qualquer reunião deverá ser entendida como um INVESTIMENTO.
    Gasto X tempo mas irei ganhar Y (dinheiro, tempo, notoriedade, equipa, etc.)

    Por isso devemos pensar em soluções alternativas quando nos empurram para uma reunião!

    Armando Fernandes
    Business Coach

    terça-feira, setembro 11, 2012

    Retorno de como investimos o nosso tempo


    Como Gerir o Tempo

    A maioria empresários que conheço não conseguem gerir o tempo.
    Passam a vida correr, não contratam os profissionais necessários, e em nome da economia realizam muitas tarefas técnicas.
    Com este tipo de atitude é difícil de crescer porque não há tempo para nada.
    O empresário para além de ser dono do seu negócio deverá ser proprietário do seu tempo.
    O tempo é um património limitado e por isso todos os minutos contam.
    Antes de realizar uma tarefa sugiro que faça a seguinte pergunta:
    Qual o melhor Retorno em Investimento que obtenho com esta tarefa?

    quarta-feira, setembro 05, 2012

    Bancos continuam com as mesmas práticas e fazem brincadeiras de mau gosto!

    A semana passada fui contactado 2 vezes pelo Call Center do Banco Barklays. Hoje quarta-feira recebi o segundo contacto desta semana.
    Na semana anterior foi do Citty Bank e do Santander Totta. No mês de julho recebi também várias chamadas de outros bancos.
    Todos eles queriam vender-me cartões de crédito! Todos os cartões tinham imensas vantagens para   os seus utilizadores.

    Informei todos estes Srs. e Sras , bons profissionais do telefone, altamente preparados para vender que não estava interessado em Cartões de Crédito!

    Informei-os que estava disponível para receber no  meu escritório um responsável pelo Banco para ajudar empresas e empresários que tem a sua actividade quase  parada por dificuldades de tesouraria.

    Alguns pela pequenez do seu negócio necessitam de 10.000 a 25.000€ para conseguirem comprar matérias primas e produtos que tem possibilidade de colocar rapidamente no mercado e realizarem mais valias.

    O facto é que nenhum dos meus interlocutores tinha capacidade de transmitir a minha mensagem aos dirigentes do banco.

    Percebi também que estes profissionais do telefone ganham à comissão e tem vencimentos equivalentes ou inferiores ao ordenado mínimo nacional.

    Pedi-lhes desculpa e indignado tive de os informar que interpretava aquela chamada como  brincadeira de maus gosto, rasando a pornografia e falta de respeito por todos os Portugueses que estão sofrer e a pagar a crise criada pela usura da especulação financeira feita por estes mesmos Bancos!

    É verdade que eles não tem condição de fazer chegar a minha indignação ao Gestores dos bancos, mas eu sinto o dever de expressar a minha opinião!

    Armando Fernandes
    Business Coach

    domingo, setembro 02, 2012

    O que os clientes gostam - 3


                 Continuando as notas de leitura ao livro de Harry Beckwith “What clients love – a field guide to growing your business”
                O autor fala-nos de blocos de construção de relação, baseados em Comunicações Claras.
                Diz-nos que estamos na era da informação e com uma sobrecarga de opções.
                Nos anos setenta tínhamos poucas opções de escolha. Hoje em dia, simplesmente com um telefone e suas funções infinitas como pesquisa, chamadas em espera, reencaminhamento de chamadas, identificador de chamadas, correio eletrónico, etc. e porque a mente das pessoas está cheia de informações e opções a mensagem que temos de transmitir tem de ser clara simples e visual.
               Informação rápida:
    • Que imagem usa para transmitir a sua mensagem?
    • Consegue criar a expectativa de que é confiável e qualificado?
    • A publicidade que produz distingue-o dos outros?
    • Os seus materiais são feitos com a melhor qualidade?
    • Consegue dominar a arte de criar uma grande primeira impressão?
    • Não crie estereótipos negativo?
    • Simplifique tudo. Crie mensagens simples e claras. Coloque as pessoas confortáveis com clareza e simplicidade
    • Faça chamadas a frio (cold calls).
    • Coloque os jornais a rádio ou na TV a falar de si.
    • Faça publicidade.
    • Um artigo pode levar a um longo caminho. Editores dos jornais locais estão sempre à procura de material para preencher o espaço.
    • Seja um escritor profissional, numa revista, ou num blog digo eu! É um ´serio investimento no seu público e de relações públicas!
    • Obtenha depoimentos, mas cuidado com eles. Só funcionam se a pessoa tem testemunho credível e autoridade.
    • Evite o uso de palavras como de classe mundial, certificada ISO, qualidade superior. Em vez disso, substituí-as com provas.
    •  Evite superlativos. Evite clichés, utilize o discurso direto.
    • Seja específico. A chave é ser breve. As pessoas querem a sua informação rápida e direta.
    • Deve descrever o que o faz diferente e excelente, em 25 palavras ou menos.
    • Prepare uma mensagem que todos percebam, edite-a e reescreva-a até o conseguir
    • Verifique se o seu modelo de campanha é o da vodka Absolut. Simples, visual, implícita, diferente, e obsessivo. “Absolut brilliance”.

    Armando Fernandes
    Business Coach

    “O que os clientes gostam” – 2


    “O que os clientes gostam” – 2
    Continuando a leitura do o livro do Harry Beckwith “What clients love – a field guide to growing your business” existem mais algumas reflexões do autor que gostaria de compartilhar.
     Neste livro Harry Beckwith manda-nos esquecer a  "declaração de missão / visão", que está afixada na parede do escritório, à qual ninguém presta verdadeiramente atenção. Pois é uma simples declaração de propósitos.
    Sugere que se renomeie missão e que a apresentemos como uma “paixão”, ou  “ nosso motivo de trabalharmos todos os dias”. Indica também que não deverá ser só sobre ganhar dinheiro! Deverá também apresentar uma indicação poderosa e ambiciosa para atrair clientes e inspirar funcionários e que por si própria coloque a empresa a produzir resultados.
    Sugere também que se comunique melhor a visão e que seja transmitida uma ideia forte e firme, como JFK o fez quando afirmou “A América vai colocar o homem na Lua”.
    Se toda gente se sentir confortável com esta ideia de visão, o êxito não está garantido. A ideia tem que criar algum desconforto para obrigar pessoas a reagirem.
    Constata o autor que as pessoas são mais honestas quando falam ao telefone, porque nós não estamos a vê-la. Compara a situação como se a pessoa estivesse num confessionário. Por isso sugere que falemos com os clientes ao telefone pois conseguimos obter uma visão melhor sobre os nossos serviços.
    Sugere também que façamos leituras de clássicos e das suas obras pois elas dão-nos indicações muito fortes sobre a natureza humana e assim conseguimos entender melhor os nossos negócios.
    Explica também que a Internet para a maioria dos negócios é simplesmente uma ajuda, não é a resposta. Dizendo que se a empresa não foi concebida para realizar negócios na Internet não deve esperar daí grandes resultados directos. Completa dizendo que para nove em cada dez empresas, a Internet é um cliente!
    A comunicação electrónica nunca  irá substituir o contacto directo, e o que interessa são as pessoas! 
    A Internet leva-nos a negligenciar os relacionamentos, e os negócios fazem-se de relações!
    Nos próximos dias colocarei neste blog mais algumas notas de leitura deste livro! 
    Armando Fernandes
    Business Coach

    "O que os clientes gostam" - 1



    "Tudo o que você pode fazer, ou sonhar, comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia. Comece agora. " Goethe

    Nota de leitura do livro de Harry Beckwith “What clients love"  - (1)
    Estou lendo o livro de Harry Beckwith “What clients love – a field guide to growing your business”
    Caro empreendedor vale a pena ler este livro que começa com a seguinte questão:

    • Será o seu negócio possível? Terá o seu negócio êxito?
    • Primeiro tente responder à seguinte pergunta:  - O que é que as pessoas gostam?

    Não é importante o que os clientes dizem que querem. A verdade é que os clientes na maioria das vezes não sabem o que querem!
    O que é importante é que o empresário faça perceber aos clientes que aquilo que tem para oferecer é exactamente aquilo que eles querem.
    Explica Harry Beckwith que nenhum cliente pensou que precisava do multibanco e cartões de crédito, da Disneylândia , dos telemóveis. Estes produtos e conceitos foram criados por empresários brilhantes que pensaram que as pessoas adorariam ter estes produtos ou serviços e criaram-nos para os clientes os usarem e adrorarem.
    Transmite também algumas ideias de como devemos desenhar os nossos projectos empresariais:     
    •  Manda-nos ponderar sobre a forma de como faríamos concorrência ao nosso negócio, depois desta ponderação conseguiu identificar uma fraqueza. Se quizer melhorar o seu negócio elimine essa fraqueza!      
    • Manda-nos fazer esta pergunta a nós próprios. “Se eu começar do zero, o que é que faria diferente?”
    •  Mostra-nos que o valor de planear está no processo de planeamento pois ele ensina-nos muito sobre os colaboradores, clientes e mercado!
    • Manda-nos encontrar o “white hot center”. Existem especialistas, editores de opinião, pessoas com poder e influência que tem capacidade de criar seguidores e conseguem ditar as escolhas aos clientes. Use-os.
    Depois apresenta-nos os seguintes 14 Princípios de Planeamento:
    1.     Esqueça o futuro. Temos previsões e profecias, podem não ser verdadeiras! As pessoas pensavam TV eliminaria a necessidade de rádio. Não aconteceu! Devemos planear nas nossas previsões e de acordo com aquilo que entendemos que as pessoas irão adorar.
    2.     Pare de ouvir. Os homens não admitem que choram! As pessoas não se revelam facilmente  O público do sexo masculino nunca vai admitir que derramar lágrimas. Quando fazemos pesquisas ao mercado devemos olhar para aquilo que não é visível!
    3.      Celebre a loucura. Porque é que as pessoas ficam uma noite inteira sentadas a ver um reality show? A sua ideia pode parecer tola , por ser tola é que funciona!
    4.     Resistir autoridade. Coloque 8 pessoas em uma sala e veja como a personalidade Alfa se assume. Se você é um Alfa, deverá aprender a ouvir pois os outros tem também ideias;
    5.     Olhe para os especialistas com cepticismo;
    6.     Cuidado com as pesquisas científicas de mercado, elas raramente revelam o que os clientes realmente gostam;
    7.     Desconfie da  sua experiência e memória. Às vezes, nós lembramo-nos de coisas que nunca aconteceram. Noventa por cento das testemunhas oculares de crimes transmitem dados errados;
    8.     Confiança e desconfiança. Não permita que as convicções de outras pessoas fortes o influenciem. Eles usam a confiança como ferramenta de persuasão;
    9.     Evite  a perfeição. Busque a excelência profissional;
    10.   O senso comum vai mantê-lo longe de problemas, mas romper requer imaginação.
    11.   Abrace impaciência. As grandes organizações sofrem de inércia. É necessário manter o negócio em constante movimento;
    12.   Procure a água. Nunca sabe onde a água está até a encontrá-la;
    13.   Gaste menos tempo num determinado plano, e envie equipas pequenas em diferentes direcções. Nada no negócio está garantido. Sucesso do passado não é a garantia de futuro. Para aprender e viver é necessário continuar a trabalhar;
    14.   Procure o investimento que tragam maiores retornos. Cada minuto e cada nota gasta deverá trazer benefícios maiores que o investimento. Esteja sempre e sempre atento para conseguir melhores resultados.

    Armando Fernandes
    Business Coach 

    segunda-feira, agosto 20, 2012

    Venda – Ando à procura do conceito!



              No ultimo seminário que realizei sobre “prospecção e funil de vendas” perguntei aos formandos qual o conceito que eles tinham de Clientes.
             Depois de algum debate, concluímos que clientes são:
    •       as pessoas mais importantes de qualquer empresa.
    •       as pessoas que não dependem de nós, mas nós dependemos deles.
    •       as pessoas que nos trazem as suas necessidades para que possamos satisfazê-las.
    •       Têm quse sempre  razão???
    •       a razão  de ser das empresas, afinal é através deles que se tornam possíveis o pagamento dos salários.
               De seguida coloquei  em debate o conceitos de venda.  
              Concluímos que venda  era a cedência de um produto ou serviço a um preço convencionado e que hoje a venda é um processo. Isto é um conjunto sequencial e peculiar de acções com o objectivo de atingir uma meta a troca de um bem ou serviço por dinheiro.
              Os primeiros registos da actividade de vendas datam de 4.000 anos A. C., nessa época os Sumérios passaram a entrar em contacto com outros povos para oferecer as coisas que produziam a mais e assim promover o desenvolvimento que permitiu o processo de trocas então iniciado.
               O facto é que vender foi sempre a “arte” de ajudar o outro a comprar.
    Inicialmente para suprimento de necessidades.
                Hoje as vendas também estão também associadas às cadeias de valor e à virtualização de necessidades próprias de sociedades muito complexas e globais. 
               Para o aperfeiçoamento do processo de venda são usadas uma multidisciplinariedade de técnicas e análises científicas que tornam os vendedores na profissão com mais pessoas em todo o mundo.  
               Pela necessidade desse aperfeiçoamento, os vendedores são as pessoas que em todo o mundo tem mais horas de formação!

    Pois vender hoje é um processo, altamente profissional, rigoroso, estruturado, e apoiado por um colectivo dotado de conhecimentos multidisciplinares e científicos, que os usam para ajudar outros a comprar!

    Armando Fernandes
    Business Coach

    sexta-feira, agosto 17, 2012

    Que tipo de empresários podem beneficiar do apoio de um Business Coach?

    Que tipo de clientes procuro!

    “Os empresários são como os atletas, para atingirem metas também precisam de treino” Armando Fernandes
      
    Procuro empresários que queiram se transformar em verdadeiros empreendedores!
                Pessoas que criaram os seus negócios, em função de excelentes capacidades técnicas no sector da sua actividade, criaram uma empresa e sentem necessidade de
    fazer mais e diferente pois estão a desviar-se da motivação que os levou a criar a empresas.
      
    Procuro empresários que sentem dificuldades na gestão do seu negócio!
    Dificuldades em recrutar as pessoas certas, em colocar a equipa a produzir mais ou arranjar mais clientes, ou fidelizar os que tem actualmente.

    Procuro empresários que estão a perder a sua qualidade de vida por não terem tempo para nada!
    Empresários que não tem férias há muito tempo, nem tem tempo para a família e hobbies. Pessoas que tem dificuldade em gerir o tempo e identificar o importante e estratégico e passam o dia acorrer a trás das urgências, Empresários que gostariam de ser empreendedores e ter liberdade em ter um negócio, em vez de uma prisão para o menter!

    Procuro empresários que querem controlar a sua vida em vez de acabarem sendo controlados por esta!

    Procuro empresários que compreendem que o segredo não é a alma do negócio.
    Há pouco que inventar! Hoje quase tudo é copiado. Ninguém faz nada isolado! O mundo é cada vez mais rápido e o acesso a informação cada vez mais fácil e abundante. Por isso os relacionamentos são muito importantes:
    ·         primeiro com os clientes, e depois,
    ·         com e empregados,
    A forma como interage com os clientes é que os leva a comprar e a fidelizar
    A forma com que gere a sua equipa é que tornas a sua organização ser diferente!
    O relacionamento não se copia! É único!
    A forma com que gere e se relaciona com a sua equipa é que vai produzir  os resultados que quer dos seus clientes.

    1.                         Se é um empresário que se enquadra naquilo que procuro e se tem vontade de mudar e fazer as coisas diferentes para obter resultados diferentes.
    2.                                  Se se sente sozinho e não tem ninguém com quem possa partilhar e desenvolver as suas ideias.
    3.                          Se sabe que precisa de fazer algo pensando no seu futuro e dos seus e naquilo que quer deixar de legado.
    4.                               Se percebe que a ajuda de um especialista em fazer crescer negócios o pode motivar e orientar.

    Lembro-lhe que o tempo é na realidade o nosso único recurso escasso.

    De certeza que nessa hora levará para si e para o seu negócio pelos menos 5 ideias novas para aplicar imediatamente.

    Lembro-lhe que o meu trabalho é treinar empresários a atingir mais facilmente as metas!

    Armando Fernandes
    Business Coach
    934515241
    261100003

    quinta-feira, agosto 16, 2012

    Uma definição de coaching para negócios



    O Coaching para negócios consiste  num  processo de acompa­nhamento à medida  de cada empreendedor, assente numa dinâmica de mudança  para o apoiar no alcance de objectivos  próprios  e colectivos.

    A palavra Coach vem do inglês e significa carruagem, coche, autocarro.  Isto é algo que  transporta uma pessoa de um lugar para outro. 

    A palavra Coach também significa treinador e esta analogia que podemos estabelecer pode ajudar a compreender efectivamente o significado de Coaching, que é um  processo que passa pela  tomada de consciência do empreendedor que tem necessidade de alguém que  o apoie na preparação do futuro !

    Este apoio irá promover o desenvolvimento de capacidades pessoais e competências profissionais que vão ajudá-lo a construir planos de acção, apoio na sua implementação e monitorização de resultados

    O Business Coach assume-se como um facilitador que de forma estruturada irá lançar desafios ao empreendedor e apoiá-lo no desenvolvimento de estratégias para tornem mais fácil, rápido e eficaz a obtenção dos resultados desejados.

    Torres  Vedras, 16 de Agosto de 2012
    Armando Fernandes

    terça-feira, agosto 14, 2012

    Reuniões e Gestão de atividades no Tempo

    Participo em muitas reuniões e verifico que há algumas são muito produtivas outras são uma grande seca.

    Há reuniões que uma perda de tempo, outras que saímos iludidos, no entanto há algumas reuniões onde conseguimos atingir os nossos objectivos.

    Num pequeno inquérito que realizei a 23 clientes que participaram nos meus seminários sobre gestão de reuniões retirei os seguintes resultados:

    • 62% das reuniões eram improdutivas;
    • 38% das reuniões realizadas não eram necessárias;
    • 72% dar reuniões duravam muito mais que o tempo necessário;
    • 48% do tempo dos Gerentes e Directores eram usados em reuniões;
    • 82% Nunca tinham efectuado o cálculo do preço de uma reunião;

    Pensando na informação de que 48% do tempo de um Gerente é dedicado a reuniões e de que 62% das reuniões eram improdutivas. Efectuei os seguintes cálculos:

    • Para 40 horas de trabalho semanal
    • Se for ocupado 48% do tempo em reuniões, semanalmente um Gerente ocupará 19h12m em reuniões.
    • Se 38% das reuniões realizadas não eram necessárias, quer dizer que são dedicadas 7h17m por semana em reuniões que podiam ser evitadas. Isto é um dia por semana.
    • Se 62% destas 19h12m são improdutivos, correspondem a 10h54m por semana em “trabalhar para o boneco”. Este valor vezes 48 semanas de trabalho correspondem a cerca de 523 horas por ano, representando 63,4 dias úteis por ano.

    CONCLUSÃO DESTES CALCULOS


    UM DIA POR SEMANA A FAZER REUNIÕES DESNECESSÁRIAS!


    QUASE 3 MESES POR ANO A FAZER REUNIÕES IMPRODUTIVAS!


    Por isso adquirir competências sobre gestão de reuniões é demasiado importante para os nossos resultados como empreendedores.
    • Saber organizar uma reunião!
    • Saber criar e dominar um grupo e a sua dinâmica!
    • Saber criar regras de conduta para a reunião!
    • Saber comunicar com as pessoas presentes na reunião!
    • Saber controlar o tempo da reunião!
    • Saber efectuar reuniões proveitosas!

    sexta-feira, agosto 10, 2012

    Dicas de 10 de agosto

    • O Departamento de Marketing da empresa deverá ser constituído por todos os colaboradores e os clientes fãs!
    • Faça de cada empregado uma força de marketing. O sucesso às vezes depende de um sorriso, uma palavra ou um telefonema!
    • Numa empresa todos somos responsáveis pelo marketing. Falhar é onoroso porque também é marketing - "Negativo".
    • Se estás a vender serviços. Vendes algo imaterial, vendes relações.
    • Impressionar, cativar a atenção é a primeiro acto do marketing. Profissionalismo e consistência são o segundo acto.
    • O terceiro acto é ajudar a eliminar o medo da tomada de decisão. O último é acompanhar o cliente após a compra.

    quinta-feira, agosto 09, 2012

    dicas de 9 de agosto



    • Os especialistas tem todas as respostas? A maioria das vezes não, só têm opiniões. Aprenda a intrepretá-las e decida...


    • Para fazer marketing antes de se comunicar algo devemos conhecer e fixar as qualidades do produto ou serviço...

    quarta-feira, agosto 08, 2012

    Dica 8 de Agosto - Reuniões e Gestão do Tempo

    Reuniões e Gestão do Tempo

    Objectivos

    Realizar reuniões sem objectivos específicos tende-se a obter resultados nada específicos.

    Exclusividade

    As reuniões devem ser exclusivas.

    Diferença

    Faça coisas diferentes para cada reunião, por exemplo:
    - Mudar a localização;
    - Mudar a hora ou o tempo;
    - Mudar o espaço;
    - Mudar o Layout.
    Por vezes pequenas mudanças podem transmitir energias adicionais ao grupo.

    Terminar reunião

    Nunca termine uma reunião sem perguntar a si próprio porque investiu tempo nessa reunião.
    É necessário descobrir o que deve ser feito de forma diferente para garantir que a próxima reunião não termine da mesma forma.

    Distribuição de trabalho prévio
    Distribuir trabalho prévio aos participantes nas reuniões é um bom método para criarmos reuniões mais eficientes.
    Se cada um dos intervenientes investigar um tema e o apresentar de forma estruturada podemos salvar uma quantidade significativa de tempo para toda a reunião.

    Antes de terminar

    Antes de terminar uma reunião deverá ser criado um plano de acção para a totalidade das decisões que foram tomadas na reunião.